Eliminatórias da Copa

Cruzeiro: William volta a brilhar antes de convocação e manda novo recado a Dorival

Lateral-direito faz temporada de destaque e surge como opção para posição carente na Seleção Brasileira

A lateral-direita é uma das posições mais carentes na Seleção BrasileiraDanilo, que tem atuado como zagueiro quando joga pela Juventus, tem sido escalado por ali — e a má fase da equipe comandada por Dorival Júnior tem gerado pedidos por um nome: William, um dos grandes destaques do Cruzeiro e do futebol nacional em 2024.

:marca_de_verificação_branca: Siga a Trivela no Threads e no BlueSky

O jogador de 29 anos acumula “números de atacante” na temporada — são seis gols e dez assistências —, estando próximo em participações diretas em gols de grandes nomes que atuam no setor ofensivo de suas equipes, como De Arrascaeta (18), Raphael Veiga (19), Calleri (18), Luiz Henrique (12), Jhon Árias (17) e Paulinho (19).

E com mais uma convocação se aproximando — Dorival Júnior irá anunciar os escolhidos para as partidas contra Chile e Peru na próxima sexta-feira, 27 de setembro — o camisa 12 do Cruzeiro voltou a ser decisivo pela Raposa, mandando novo recado ao treinador da Seleção Brasileira.

William deu linda assistência para Kaio Jorge marcar o primeiro gol do Cruzeiro na partida contra o Libertad, do Paraguai, abrindo o placar para a excelente vitória por 2 a 0, fora de casa, pela ida das quartas de final da Copa Sul-Americana.

Na última convocação, William foi chamado para substituir Yan Couto, do Borussia Dortmund, que se lesionou. Apesar da convocação, não foi utilizado em nenhuma das duas partidas.

O desempenho ruim da Seleção Brasileira em ambos os jogos — a vitória sobre o Equador e a derrota para o Paraguai —, fez com que jornalistas e comentaristas cobrassem Dorival pela não utilização do cruzeirense, visto que Danilo não atuou bem nas partidas.

— O Danilo, que é um zagueiro, não pode terminar o jogo com a função de um time que está só se defendendo. Você tem no banco de reservas o William que é o melhor lateral-direito do Campeonato Brasileiro. Então as escolhas do Dorival sim, são questionáveis — criticou Caio Ribeiro, comentarista da Globo, após a derrota para o Paraguai.

A previsão é que Dorival enviasse, já nessa sexta-feira (20), uma lista de pré-lista de convocados para a Fifa e para os clubes onde atuam os atletas escolhidos.

Primeiro, o Brasil enfrentará o Chile, no dia 10 de outubro, às 21h, no Estádio Nacional, em Santiago. Depois, o adversário será o Peru, em 15 de outubro, às 21h45, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

William, Danilo e Marquinhos treinam na Seleção Brasileira lateral-direito do Cruzeiro não foi utilizado por Dorival Júnior
William, Danilo e Marquinhos treinam na Seleção Brasileira; lateral-direito do Cruzeiro não foi utilizado por Dorival Júnior – Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Como William pode ajudar a Seleção Brasileira?

Mas para além da convocação e utilização por si só, como William pode ajudar a Seleção Brasileira a ter melhores dias?

Bem, é preciso citar que “uma andorinha só não faz verão”, principalmente quando se trata de Seleção e de suas peculiaridades, como desentrosamento entre jogadores e pouco tempo de treinamento.

Os problemas apresentados pelo Brasil são maiores do que uma disputa pela titularidade na lateral-direita e essa complexidade vem, inclusive, da gestão da CBF, que como de costume, anda atolada em polêmicas.

Por outro lado, nos momentos de crise, sangue novo sempre ajuda e William, que superou lesões que o tiraram dos gramados por dois anos, parece motivado a superar mais esse novo desafio em sua carreira.

Além disso, o futebol apresentado no Cruzeiro credencia o jogador, sendo ele o melhor lateral-direito brasileiro no momento.

A dupla responsável pelas assistências do jogo! Passes de qualidade 👏⚽

[image or embed]

— Cruzeiro 🦊 (@cruzeiro.com.br) September 20, 2024 at 2:40 PM

William apoia bem e também consegue ajudar na defesa

Pensando nas características do jogador, William pode agregar por sua velocidade e ofensividade, já que muitas vezes atua quase como um ponta no Cruzeiro. A Seleção Brasileira tem sofrido com a pouca presença ofensiva de Danilo, que como já dito, tem atuado como um zagueiro.

Tendo o lateral do Cruzeiro aberto, dando amplitude ao ataque da Seleção, seria mais fácil aproximar nomes como Savinho, Rodrygo e outros das áreas adversárias, resgatando a ofensividade do Brasil.

Ainda que se destaque mais por seu poderio ofensivo, William também brilha jogando na defesa. O jogador é o maior desarmador do Brasileirão, com índice de 3,4 por partida.

Portanto, seria possível extrair todo o seu potencial ofensivo, sem abrir mão de uma segurança defensiva.

William, do Cruzeiro, treinando na Seleção Brasileira
William atua muito ofensivamente no Cruzeiro, mas, ainda assim, é o jogador que mais desarma no Brasileirão – Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Lateral do Cruzeiro é jogador associativo

Também pesa a favor de William sua capacidade de associação, com tabelas, trocas de passes e movimentações inteligentes, algo constantemente exaltado por Fernando Seabra, treinador do Cruzeiro.

Quando se fala de Seleção Brasileira, a elite de um dos países mais talentosos no quesito futebol, ter jogadores associativos é de extrema importância, já que assim torna-se mais fácil quebrar defesas e desmontar sistemas.

Com companheiros de qualidade técnica acima da média, William poderá entregar dinamismo ofensivo, velocidade e boa leitura de espaços, o que certamente facilitará a construção de jogadas da Seleção.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo