Gols santistas, corinthiano sofrendo e mais: o caótico Bolívia x Venezuela
Pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2026, Bolívia x Venezuela fizeram um jogo movimentado
Nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2026, Bolívia x Venezuela fizeram um jogo caótico em La Paz. E o duelo teve de tudo, desde gol de santistas até corinthiano não aguentando a altitude de 4.150 metros do Estádio Municipal de El Alto.
✅ Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Desde o princípio, La Verde partiu para cima da Vinho Tinto, que claramente não está acostumada à tamanha altitude. Os donos da casa, que nada têm a ver com isso, aproveitaram a fragilidade do adversário para garantir uma goleada de 4 a 0.
Após Ramiro Vaca acertar um chutaço no ângulo de fora da área, Miguelito — joia da Vila Belmiro — entrou em campo ao substituir o lesionado Henry Vaca. Ainda antes do intervalo, a Bolívia ampliou sua vantagem com um gol de pênalti de Carmelo Algarañaz.
Na volta para o 2º tempo, Jose Martínez — volante recém-contratado pelo Corinthians — acabou sendo substituído por Yefereson Soteldo, que pertence ao Peixe, mas está emprestado ao Grêmio em 2024.
Contudo, ninguém da Venezuela foi capaz de parar o meia do Santos. Em cruzamento rasteiro, Miguelito se antecipou à marcação da Vinho Tinto e balançou as redes para La Verde.
Nahuel Ferraresi, do São Paulo, também deixou o campo no 2º tempo. Do banco, o zagueiro viu Enzo Monteiro — outra revelação das categorias de base do Peixe — sacramentar o passeio da Bolívia sobre a Venezuela.
Para completar o suco de futebol sul-americano, ambas as seleções se estranharam e criaram confusão no gramado depois do apito final.
Indiretamente, a Bolívia ajudou o Brasil nas Eliminatórias
Por incrível que pareça, o resultado da Bolívia auxiliou o Brasil na busca por uma vaga no próximo Mundial. A Venezuela está à frente da Amarelinha na classificação das Eliminatórias, com nove pontos em sete rodadas.
Se a seleção brasileira vencer o Equador nesta sexta-feira (6), às 22h (horário de Brasília), no Couto Pereira, em Curitiba, ultrapassará a Vinho Tinto, ganhará duas posições na tabela — ultrapassando também os equatorianos.
Com isso, o Brasil ficaria na 4ª colocação das Eliminatórias Sul-Americanas. Vale lembrar que, como a Copa do Mundo de 2026 terá 48 seleções, a Conmebol tem seis vagas garantidas no próximo Mundial, enquanto o 7º colocado vai para a repescagem.
Aliás, o aumento do número de participantes permite a Bolívia sonhar com a Copa do Mundo. A primeira e última vez que La Verde se classificou para o torneio foi em 1994, quando ficou na última posição do Grupo C — atrás de Alemanha, Espanha e Coreia do Sul, respectivamente.
A seleção brasileira, por sua vez, nunca ficou de fora de uma Copa. Para manter esse recorde intacto, Dorival Júnior precisa mostrar um poder de reação na Amarelinha, que não vinha bem o interino Fernando Diniz.