Eliminatórias da Copa

O que Bruno Guimarães espera da Seleção Brasileira com a entrada de André

Contra o Equador, Bruno Guimarães terá André como novo companheiro. Seleção precisa vencer para se recuperar nas Eliminatórias

Movimentação, jogo rápido e efetivo. É isso o que deseja Bruno Guimarães para o meio-campo da Seleção Brasileira no confronto desta sexta (6), contra o Equador pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo, a partir das 22h (horário de Brasília), no Couto Pereira, em Curitiba.

O técnico Dorival Jr. testou durante a semana três mudanças em relação ao último jogo, o empate por 0 a 0 contra o Uruguai que selou a eliminação da Seleção na Copa América. A principal delas, no meio-campo.

André, volante ex-Fluminense, que voltou a aparecer na lista de Dorival após a competição continental, ficou com a vaga de João Gomes no treinamento da última quarta-feira (4).

Jogando ao lado de Bruno Guimarães, o volante vai ser o principal responsável pela parte defensiva do setor, dando mais liberdade para o meio-campista do Newcastle.

Provável escalação da Seleção Brasileira: Alisson, Danilo, Éder Militão, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; André, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rodrygo, Vini Júnior e Endrick

Um time com muita movimentação, a gente não quer marcar posição, rodar o primeiro, segundo, até terceiro homem com o Paquetá, para dificultar a marcação deles. Vou ter mais participação no ataque, com liberdade para pisar na área, algo que gosto muito de fazer

Além de André, Dorival testou outras duas mudanças na equipe. Na defesa, Gabriel Magalhães, do Arsenal, ficou com a vaga de Marquinhos. Vinicius Jr. volta à equipe no lugar de Raphinha, que não foi convocado.

Dorival terá mais uma chance de empolgar o torcedor, desta vez pelas Eliminatórias

O duelo entre Brasil e Equador, pela sétima rodada das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo, além de toda importância, também vai marcar o primeiro jogo do técnico Dorival Jr. comandando a equipe na competição.

Antes, o treinador, que deixou o São Paulo para assumir a amarelinha, tinha disputado a Copa América e alguns amistosos.

O saldo, porém, não é tão positivo quanto o comandante e a torcida esperavam quando Dorival aceitou o convite. Nos oito jogos a frente da Seleção, foram cinco empates e apenas três vitórias.

Apesar de Dorival ainda estar invicto, a torcida anda na bronca com o treinador. Os dois próximos jogos, porém, podem servir para quebrar o gelo dessa relação e dar uma resposta.

Temos que ganhar o jogo. É a resposta que a gente precisa dar. É hora de ganhar o jogo aqui. Dorival e sua comissão tem se dedicado bastante para gente desempenhar da melhor maneira possível. Chegou a hora da gente dar a resposta, bater no peito e assumir a responsabilidade, mostrar porque somos a Seleção Brasileira'

Mas e o Equador, einh?

Bom, para isso, o time vai ter que mostrar em campo essa vontade. A Seleção vem de quatro jogos sem vitórias nas Eliminatórias, com três derrotas seguidas para Uruguai, Colômbia e Argentina.

O jogo contra o Equador, então, ganhou uma importância a mais. O Brasil ocupa apenas a sexta colocação da competição, com sete pontos em seis jogos. Vencer, então, vai significar, além de quebrar essa sequência ruim, a possibilidade de avançar até duas posição e poder terminar a rodada na entre os quatro.

Mas se engana quem pesa que o duelo vai ser fácil. Na verdade, longe disso. Além de estarem à frente da Seleção nas Eliminatórias, o técnico Sebastián Beccacece tem uma equipe forte, que por pouco não surpreendeu a Argentina na Copa América.

— É uma equipe muito física. O principal para esse jogo é não segurar muito a bola, fazer eles correrem atrás da gente para abrir espaço e usar a qualidade do um contra um. Fazer a bola circular, facilitar o jogo. Tem que ficar ligado na bola aérea, sabemos que eles são forte nesse quesito, evitar falta boba perto da área — comentou Bruno Guimarães.

Líder no Newcastle, Bruno Guimarães quer reconstruir relação da Seleção com o povo brasileiro

Iniciando sua quarta temporada no Newcastle, Bruno Guimarães já é um dos líderes e atual capitão do time inglês, que ocupa a quinta colocação da Premier League.

Bruno Guimarães, Newcastle. Foto: Imago
Bruno Guimarães é o capitão do Newcastle para a temporada 2024-25 da Premier League. Foto: Imago

Nestas três temporadas o meio-campista já acumula 111 jogos com a camisa da equipe, com 17 gols marcados. Mas, apesar da boa fase no clube, Bruno sabe que a relação entre torcida e seleção não vem sendo muito harmônica. O jogador, porém, já tem um plano para se reaproximar do torcedor.

O que nos aproxima é ganhar os jogos, vencer os desafios. Não pode deixar nada faltar dentro de campo. Tem que fazer tudo por eles dentro de campo. Quem marca com a camisa da Seleção é quem colocou as estrelas no peito. Temos esse objetivo. Não existiria Seleção se não fosse o povo. Acho que temos que fazer um pouco mais por eles, sim —

Além do Equador, o Brasil ainda terá o Paraguai pela frente, na próxima terça-feira (10). Depois, dá uma pausa e só volta a campo contra o Chile e Peru, nos dias 10 e 15 de outubro.

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo