Copa do Mundo

Copa do Mundo Centenária: Marrocos, Espanha e Portugal assinam acordo de candidatura ao Mundial de 2030

A Copa do Mundo Centenária é projetada, pelos três países, como a "melhor já imaginada", apesar das controversas partidas na América do Sul

Na última quarta-feira (29), Marrocos, Espanha e Portugal assinaram um acordo de candidatura à Copa do Mundo Centenária. Isso oficializa o compromisso dos três países em organizar o Mundial de 2030, que marcará 100 anos do campeonato mais importante do futebol, que começou no Uruguai.

O acordo entre as federações marroquina, espanhola e portuguesa “é um compromisso assumido de respeitarem as regras e o quadro que regem o processo de candidatura”, como diz o comunicado oficial. O documento também é um guia que proporciona “orientações sobre os principais aspectos técnicos da candidatura, como os critérios de promoção e avaliação”.

Marrocos, Espanha e Portugal também deixaram claro que “trabalharão de mãos dadas para desenvolver uma proposta que supere todas as expectativas da Copa do Mundo da FIFA. As três (federações) manifestaram há um mês sua intenção de oferecer um torneio que valorize seu legado, faça crescer o futebol e tenha um impacto ao redor o mundo”.

Para celebrar o primeiro centenário do Mundial, os três países terão um cuidado especial com o torneio “que estabelece diretrizes para como será o próximo século”. Marroquinos, espanhóis e portugueses querem mostrar “suas culturas únicas, promovendo assim uma maior colaboração entre Europa, África e o resto do mundo”. Além disso, as três federações anfitriãs desejam realizar uma Copa do Mundo “sustentável e acolhedora para todos os torcedores, independentemente de sua idade ou origem”.

Os planos ousados para a Copa do Mundo Centenária em 2030

O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Pedro Rocha, expôs os planos ousados para a Copa do Mundo Centenária em 2030. O dirigente agradeceu à FIFA pela confiança depositada nas três federações, garantindo que estão “conscientes da enorme responsabilidade que implica a organização de um Campeonato do Mundo da FIFA”:

“Agora temos 7 anos pela frente para realizar o sonho de três nações, e esta Copa do Mundo é a melhor já imaginada”.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, declarou que esse acordo simboliza um “momento marcante” para os três países anfitriões do Mundial de 2030. O líder da Federação Marroquina de Futebol, Fouzi Lekja, exaltou o crescimento do esporte em seu país, que atingiu o 4º lugar inédito na Copa do Mundo no Catar, em 2022, sendo a melhor campanha da história de uma nação africana no torneio.

Ele exaltou “a liderança do rei Mohammed VI”, além de lembrar que a Copa do Mundo Centenária será o primeiro da história do torneio a ser realizado em dois continentes. Vale lembrar que Marrocos e Portugal sediarão o Mundial de seleções de forma inédita. Já a Espanha recebeu a competição em 1982.

O caminho percorrido pelos três países até o Mundial de 2030

No dia 4 de outubro de 2023, o Conselho da FIFA reconheceu de forma unânime a candidatura de Marrocos, Espanha e Portugal. Além disso, foi confirmado que a estreia da Copa do Mundo Centenária será disputada em Montevidéu, no Uruguai, onde foi realizado o primeiro torneio, como forma de celebrar os 100 anos da competição. Argentina e Paraguai também receberão uma partida cada.

As três federações apresentaram sua candidatura ao Mundial de 2030 no dia 28 de outubro em Rabat, no Marrocos. A FIFA recebeu a declaração de interesse dos países em se tornarem anfitriões da Copa do Mundo e de organizar o torneio três dias depois (31). Agora, serão sete anos de muito trabalho para colocar todas as ideias em prática.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo o futebol. Por mais redundante que seja, ama escrever sobre o que é apaixonado, ficando de olho em tudo o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo