Copa Ouro

Com gol aos 20 segundos, EUA vence Canadá e avança em primeiro lugar na Copa Ouro

O México bateu El Salvador por 1 a 0 e também chegou às quartas de final como líder da sua chave

A sequência de oito vitórias consecutivas da seleção canadense chegou ao fim no último domingo, com a vitória dos Estados Unidos por 1 a 0, na terceira rodada da fase de grupos, que garantiu a passagem dos norte-americanos às quartas de final da Copa Ouro em primeiro lugar do Grupo B e com 100% de aproveitamento.

Os EUA, com um elenco composto praticamente apenas de jogadores da Major League Soccer, começou muito bem o jogo mais difícil da fase de grupos. Kellyn Acosta encontrou Sebastian Lletget livre pela esquerda da grande área. O cruzamento rasteiro foi completado debaixo das traves por Shaquell Moore, aos 20 segundos de bola rolando.

No começo do segundo tempo, Donovan Pines errou feio na saída de bola e deixou Cyle Larin de frente para o goleiro Matthew Turner, na entrada da área, mas a finalização rasteiro do canadense saiu no meio do gol, sem muita força, e foi facilmente defendida.

Tajon Buchanan ficou cara a cara com Turner pouco depois, aproveitando a sobra de uma arrancada de Larin pelo meio, mas o goleiro norte-americano saiu bem do gol para fechar o ângulo. Buchanan quase empatou com um bonito chute colocado da esquerda da grande área que buscava o ângulo de Turner.

Embalado por uma campanha perfeita nas duas primeiras fases das Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo do Catar, o Canadá iniciou a Copa Ouro com goleadas sobre Martinica e Haiti, por 4 a 1, mas a derrota para os Estados Unidos significa a classificação em segundo lugar às quartas de final.

Sem Alphonso Davies, seu principal jogador, cortado por lesão, o Canadá enfrentará nas quartas de final o primeiro colocado do Grupo C, Costa Rica ou Jamaica, que se enfrentam nesta terça em confronto direto pela liderança, após venceram as duas primeiras rodadas. Os EUA pegarão o segundo desse mesmo grupo.

Na outra partida do Grupo B, o Haiti venceu Martinica por 2 a 1 e ficou em terceiro lugar.

México também passa em primeiro

O México contou com um gol de Luis Rodríguez, aos 26 minutos do primeiro tempo, para vencer El Salvador e também avançar em primeiro lugar no Grupo A. O lateral recebeu o passe de Héctor Herrera pela direita, deu o come no marcador e bateu com desvio para fazer o único gol da partida.

Funes Mori perdeu um gol cara a cara com o goleiro Mario González, e Herrera tirou tinta da trave em cobrança de falta, ainda no primeiro tempo. Funes Mori desperdiçou mais uma chance clara na etapa final, e El Salvador quase empatou com Rivas, aproveitando erro na saída de bola mexicana, e depois com Larín, que mandou cobrança de falta na trave direita de Alfredo Talavera.

Com um elenco mais encorpado, que inclui jogadores que atuam na Europa, como Héctor Herrera, Edson Álvarez e Jesús Corona, o México terminou a fase de grupos da Copa Ouro com sete pontos, após vitórias contra El Salvador e Guatemala, e empate por 0 a 0 com Trinidad e Tobago.

Nas quartas de final, a equipe de Tata Martino enfrentará o segundo colocado do Grupo D, que tem Honduras na ponta, com seis pontos, seguido pelo Catar, com quatro, e o Panamá, com um. Honduras e Catar fecham a fase de grupos nesta terça-feira. El Salvador passou em segundo lugar e enfrentará o líder dessa chave.

No outro jogo do Grupo A, Trinidad e Tobago empatou com a Guatemala por 1 a 1 e ficou em terceiro lugar.

.

.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo