O Campeonato Russo voltou nesta semana, depois de uma paralisação por causa do inverno e trouxe uma novidade: transmissão gratuita pelo Youtube. Ao menos até o final da temporada, será assim, segundo o Russian Football News. As transmissões começaram na sexta-feira e continuam neste fim de semana. As imagens são da geração oficial da Premier Liga.

LEIA TAMBÉM: A transmissão da Champions no Brasil: inicia-se uma mudança decisiva

Depois da Copa do Mundo, a Premier Liga, da Rússia, teve recorde de público na sua primeira metade de temporada. O interesse em futebol está alto, talvez mais do que nunca, graças também ao sucesso da organização da Copa do Mundo e do desempenho da seleção russa, que foi até as quartas de final do torneio. Foi eliminada apenas pela finalista Croácia.

Internacionalmente, a Premier Liga é pouco popular e a liberação do sinal da liga de forma gratuita fora do país é uma tentativa de popularizar e criar interesse. A expectativa é que os jogos envolvendo os grandes times do país, como Zenit, Spartak Moscou e CSKA Moscou, especialmente, devem atrair a atenção. Os clubes devem divulgar os links dos jogos, o que aumenta a chance de ter mais pessoas assistindo aos jogos.

A expectativa é que em breve haja narração em inglês para os jogos, de forma a atrair mais pessoas a verem. Poucos países transmitem o Campeonato Russo além de países do leste europeu, então a iniciativa tende a testar a audiência para atrair compradores para a liga. O Spartak Moscou é um dos times com mais brasileiros: tem o lateral Ayrton Lucas, ex-Fluminense; Fernando, ex-Grêmio; Luiz Adriano, ex-Internacional; e Pedro Rocha, também ex-Grêmio.

O canal da Premier Liga que transmite os jogos é este, caso que você queira se arriscar a assistir o Russão. Prepare a vodca.