Zubeldía apela para tradição no São Paulo e sobrevive contra o Palmeiras
Treinador arma São Paulo sem Lucas e Oscar e com três zagueiros no empate em 0 a 0 no Choque-Rei

Luis Zubeldía sabia que talvez mais do que ganhar, o São Paulo precisava não perder para o Palmeiras no Choque-Rei deste domingo (16), no Allianz Parque, pelo Campeonato Paulista.
Pressionado no cargo, o treinador evocou a tradição para escalar a equipe com três zagueiros no clássico. Como ele já fez em 2024 e como Muricy Ramalho, atual coordenador técnico, fez para marcar época durante os três anos do tricampeonato brasileiro, além dos títulos com Paulo Autuori na Libertadores e Mundial em 2005.
E funcionou. O Tricolor fez uma partida sofrível — como o clássico, em si. Mas ao menos, o São Paulo arrancou um empate em 0 a 0 com o Palmeiras. Um resultado, aliás, que complica bastante o rival na briga pela classificação.

Com três zagueiros, São Paulo entra para não perder
Após usar força máxima no empate em 0 a 0 com o Velo Clube, na última quinta-feira (14), Luis Zubeldía deixou Lucas Moura e Oscar no banco de reservas. O técnico já havia afirmado que o gramado sintético do Allianz Parque pesaria em sua escalação e transformou suas palavras em atitude.
Sem as suas duas estrelas, o treinador repetiu uma estratégia que já havia adotado contra o Botafogo na Libertadores: entrar em campo para não perder.
Deu certo no empate em 0 a 0 no Nilton Santos. Deu certo de novo no Allianz Parque. Curiosamente, dois gramados artificiais. Mas desta vez, com bem mais eficiência.
Pois neste domingo, o São Paulo sofreu bem menos do que contra o Botafogo. A equipe foi praticamente inofensiva. Mas ao menos conseguiu povoar o seu campo de defesa para amarrar um rival que precisava da vitória e não ceder muitas oportunidades de gol.
O Palmeiras levou perigo, de fato, em apenas um lance. Já no segundo tempo, Flaco López obrigou Rafael a fazer uma enorme defesa para evitar o gol. E foi só.
Fim de jogo #SEPxSPFC (0-0)#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/FZDVDX5juL
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) February 16, 2025
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Só Lucas faz São Paulo ser perigoso
Este São Paulo que entrou em campo para não perder conseguiu levar perigo apenas uma vez no Choque-Rei. Foi a partir da entrada de Lucas Moura e do talento individual deste que é o principal jogador da equipe.
O camisa 7 entrou em campo aos 16 do segundo tempo. No minuto seguinte, logo em seu primeiro toque na bola, já foi responsável pelo único lance que ameaçou Weverton. Lucas recebeu dentro da área e chutou cruzado. Obrigou o goleiro rival a espalmar para escanteio.
São Paulo classificado
Com o empate, o São Paulo chega a 16 pontos no Grupo C do Paulistão. O Tricolor já está classificado às quartas de finais e também praticamente garantiu a liderança da chave. O segundo colocado é o Novorizontino, com 12 pontos.
> Os próximos jogos do São Paulo
- São Paulo x Ponte Preta — Campeonato Paulista — quarta-feira, 19 de fevereiro, às 21h35 (horário de Brasília);
- São Bernardo x São Paulo — Campeonato Paulista — domingo, 23 de fevereiro, às 18h30 (horário de Brasília).
Onde assistir ao vivo os jogos do São Paulo?
A Trivela tem uma sessão dedicada exclusivamente às transmissões ao vivo de jogos do São Paulo. Você pode acessar essa página clicando aqui.