Brasil

Renascimento de Yuri Alberto no Corinthians pode abrir portas para Gabigol em 2025

Com pequenas movimentações, Timão segue monitorando o atacante flamenguista, enquanto admite momento ideal para negociar o seu camisa 9

Se o Corinthians recusou uma proposta do Southampton, da Inglaterra, pelo atacante Yuri Alberto no começo do ano, a tendência, segundo o apurado pela Trivela, é que o clube libere o jogador ao fim da temporada, caso haja novas investidas. 

:marca_de_verificação_branca: Siga a Trivela no Threads e no BlueSky

O interesse do time inglês à época agradou o centroavante, que sonha em voltar a jogar na Europa (já teve passagem pelo Zenit, da Rússia), em especial disputando a Premier League. No entanto, o desejo corintiano em permanecer com o atleta no elenco fez com que a escolha sequer chegasse nele. 

Agora, o cenário no time do Parque São Jorge é outro. Se em agosto o receio do Timão era perder Yuri Alberto e não encontrar peças de reposição para o ataque, agora, com as contratações de André Carrillo e Memphis Depay, o setor se vê guarnecido e até com mais jogadores que o estimado.

 
Publicado por @fabiolazaro_
Ver no Threads

Corinthians quer Gabigol no lugar de Yuri Alberto

Além disso, uma negociação do camisa 9 para alguma equipe do exterior pode abrir espaço para a contratação de Gabigol na próxima temporada. 

Sonho antigo da atual administração corintiana, o atacante do Flamengo fica livre no mercado a partir de janeiro e pode assinar pré-contrato desde o início de julho. 

O Timão não está tão em cima da situação do jogador como no início do ano, mas nunca deixou de manter contato com o estafe do atleta, ainda conforme a apuração da Trivela.

Gabigol - Corinthians x Flamengo
Pelo Flamengo desde 2019. Gabigol tem três gols marcados e uma assistência contra o Corinthians vestindo a camisa rubro-negra (Foto: IMAGO / ZUMA Press Wire)

As consultas não são diárias, mas frequentes e aumentaram principalmente quando o Palmeiras se retirou da proposta. O clube alviverde tentava a assinatura do pré-contrato para garantir a chegada do atacante à Academia de Futebol em janeiro, mas recuou por não querer entrar em “leilão”

O Corinthians admite que seria difícil competir no mercado com o rival e se animou com a desistência palmeirense da disputa pela contratação de Gabigol. 

Para a diretoria corintiana, Gabriel Barbosa possui o perfil ideal de atleta para defender o clube alvinegro, principalmente por conta da identificação que cria com os clubes em que defende. 

Para o Corinthians, saída de Yuri Alberto uniria o útil ao agradável

Mesmo sendo o artilheiro corintiano na temporada, com 17 gols marcados em 2024, Yuri Alberto vive uma relação bipolar com a torcida do Timão, termo cunhado pelo próprio jogador em entrevista nesta terça-feira (25) após a classificação do Corinthians à semifinal da Sul-Americana

Se nos dois últimos jogos o atacante foi ovacionado na Neo Química Arena, por conta das boas atuações e participações importantes em lances de gols, o centroavante é, por outro lado, um dos mais criticados durante toda a temporada, sobretudo por conta de chances desperdiçadas. 

– Minha relação com o torcedor aqui é bipolar. Só agradeço o carinho. Acho que a melhor forma de agradecer é me entregando, como tenho feito nos últimos jogos – pontuou o jogador.

Yuri Alberto - Corinthians 3 x 0 Fortaleza - Sul-Americana
Autor de duas assistências nas duas últimas partidas do Corinthians, Yuri Alberto voltou a ser ovacionado por parte da torcida corintiana na vitória sobre o Fortlaeza, pela Sul-Americana (Foto: IMAGO / Fotoarena)

Somando a relação instável com a Fiel aos bons números na temporada e a pouca idade (23 anos), algo que atrai o interesse europeu, a diretoria corintiana entende que o final do ano será o momento ideal para negociar Yuri Alberto. 

Porém, isso não é algo que está entre as pautas principais da cúpula alvinegra no momento. 

Após fechar o elenco com nove contratações na última janela de transferências, a direção do Corinthians está fechada em blindar o grupo para sair o mais rápido possível da zona do rebaixamento no Campeonato Brasileiro e focar nas fases finais da Copa do Brasil e Sul-Americana, nas quais o clube alvinegro está entre os semifinalistas. 

O entendimento interno é que o sucesso corintiano sobretudo nos mata-matas vai, por tabela, valorizar ainda mais Yuri Alberto e ajudará o Timão a negociar o jogador por uma boa proposta. 

Até mesmo a oferta do Southampton, em agosto, foi considerada boa pelos corintianos. O motivo da recusa foi o receio de não encontrar peças de reposição no mercado, já que a janela de transferência estava nos seus últimos dias. 

A equipe inglesa ofereceu o pagamento de 3 milhões de euros (pouco mais de R$ 18 milhões) pelo empréstimo por uma temporada e valor fixado em 18 milhões de euros (cerca de R$ 110 milhões) para a compra. 

Yuri reforça compromisso com o Corinthians

Mesmo não tendo se transferido para a Inglaterra, Yuri Alberto não deixa de manifestar o seu compromisso com o Timão. O contrato dele com a equipe do Parque São Jorge vai até o fim de 2027.

– Eu jogo em um dos maiores times do mundo. Sou feliz no Corinthians. Hoje, a minha vida é o Corinthians. Jogo por mim, pela minha família e por cada um desse bando de loucos. Eu tenho respeito máximo por esta torcida que não se cansa de nos apoiar, tanto nos bons, quanto nos maus momentos. É diferente de qualquer coisa que eu já vi na minha vida. Houve uma proposta da Inglaterra. A diretoria optou por recusar. Está tudo certo. Eu fico e sigo feliz. É meu sonho jogar na Europa, disputar a Premier League, mas tudo tem seu tempo, e quem controla isso sabe de todas as coisas. Se eu estou aqui hoje, é porque tem algo muito grande para mim e para o Corinthians – destacou o jogador em nota oficial. 

O atacante, no entanto, pretende não assegurar a sua permanência após o final desta temporada. 

Além do Southampton, outro time inglês, o West Ham, já chegou a monitorar Yuri Alberto. Equipes do Oriente Médio também fazem constantes sondagens ao estafe do jogador. 

Yuri, no entanto, não possui interesse em se transferir para o mercado árabe, priorizando completamente um retorno para a Europa, onde atuou durante seis meses pelo Zenit, da Rússia, em 2022. 

Ainda que a Inglaterra seja prioridade, o jogador não descarta se transferir para clubes do Velho Continente que disputam outras ligas, como Alemanha, Espanha, França ou Itália. 

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue à São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília.
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo