Brasil

Gabigol vem aí? Entenda a reformulação planejada pelo Corinthians para o ano que vem

Com nome veiculado no Corinthians recentemente, Gabigol tem salário alto para um time que precisará ser reformulado em 2024

Gabriel Barbosa, o Gabigol, é um atleta tão bem valorizado no mercado que, mesmo após péssima temporada pelo Flamengo, ainda é especulado em grandes clubes do Brasil. A bola da vez é o Corinthians, como o “Craque” Neto antecipou no programa “Os Donos da Bola”, desta terça-feira (14). Se existir a chance de uma negociação, ela está bem distante.

A reformulação do elenco do Corinthians é necessária, e o processo deve estar claro na cabeça da diretoria do Corinthians. No caso de Gabigol, contudo, a aproximação citada por Neto ainda não teve início. Muito pelo contrário, o atacante tem renovação encaminhada para permanecer no Flamengo por mais cinco anos. A Trivela explica melhor essa história.

A declaração de Neto

— Ele foi contratado aí. O Mano quer ele (Gabigol). Quem for vir como diretor de futebol, em qualquer das duas situações, do Augusto ou do André “Negão” vai contratar o Gabigol. Eles podem falar até que não, mas eu estou falando que eles querem.

Renovação encaminhada com o Flamengo

Desde que conquistou sua segunda Libertadores pelo Flamengo, Gabigol e clube negociam a renovação de contrato. Ela ficou travada ao longo da temporada, pelas prioridades da equipe rubro-negra, mas, após o fim da campanha na Copa do Brasil, as partes avançaram. Tudo encaminhado para um acordo que vai até dezembro de 2028.

A Trivela apurou, recentemente, que as partes ainda precisavam acertar detalhes nas bonificações e metas do próximo vínculo, mas nada que seja um grande empecilho. Pela ordem natural, Gabigol vai se tornar jogador do Flamengo por dez anos, algo que também é da sua vontade.

Acordo deve ser selado após o fim da temporada

Ainda que esteja encaminhado, o acordo entre Gabigol e Flamengo só deve ser selado ao fim da temporada. O Rubro-Negro ainda tem outros objetivos a serem tratados, como a vaga direta na Libertadores e, quem sabe, o título brasileiro. Esses fatores são tratados como prioridade no clube da Gávea.

A fase ruim do atacante também é um fator considerado pelo Flamengo, já que as distrações fora de campo tomaram o clube ao longo de um 2023 bastante conturbado.

Gabigol seria opção para o lugar de Yuri Alberto 

O elenco do Corinthians hoje é composto em sua grande maioria por jogadores mais velhos e com mais de 30 anos, e claro que a chegada do Gabigol, seria para ocupar a posição de Yuri Alberto, que nesta temporada, apesar de ser o artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro, tem sido bastante questionado pela torcida, por conta da sequência de erros nas tomadas de decisão no campo.

Para viabilizar uma possível proposta para o atacante rubro-negro, o Corinthians teria que vender Yuri, depois de uma negociação que a té hoje gera críticas por conta do pacote de jogadores da base cedidos ao Zennit em troca do camisa nove.

A folha salarial do Corinthians 

Na última sexta-feira (10), o presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, concedeu uma entrevista com o objetivo de fazer um balanço da gestão que chega ao fim daqui a dez dias. Entre os assuntos abordados, o dirigente revelou que a folha salarial do clube é de R$ 22 milhões mensais com os salários dos jogadores, desmentindo as notícias de que o time teria uma das folhas mais caras do futebol nacional:

– Diferentemente do que saiu na mídia recentemente, a folha salarial do Corinthians não está entre as três maiores do Brasil. A folha salarial total, com impostos e tudo, hoje é de R$ 22 milhões por mês – disse Duílio durante a entrevista.

Corinthians passará por reformulação no elenco para 2024

Não é segredo algum que o Corinthians passará por uma enorme reformulação para a próxima temporada. Foi esse um dos motivos para que Mano Menezes aceitasse a proposta para assumir o clube em setembro, com uma, até então, situação complicada no Brasileiro, e uma semifinal de Copa Sul-Americana para se disputar.

Ao todo, nove jogadores estão com os dias contados dentro do Timão: Bruno Méndez, Gil, Fábio Santos, Cantillo, Maycon, Giuliano, Paulinho, Renato Augusto e Ruan Oliveira. A diretoria do clube ainda não procurou os estafes para iniciar qualquer trativa sobre renovação, motivados pela necessidade de se recuperar no Campeonato Brasileiro e pelas eleições para novo presidente.

Essa não será a primeira reformulação que Mano precisará fazer como treinador do Timão. Em suas duas passagens anteriores (2008 e 2014), o treinador fez o mesmo processo que para muitos é chamado de “trabalho sujo”:

– Estamos aqui para fazer o trabalho que precisa ser feito, não acho que cabe o termo “trabalho sujo”. Futebol é assim, os ciclos se encerram. A cada ano no Brasil você tem que montar uma nova equipe, com raras exceções – disse o treinador em coletiva logo após sua chegada.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo