Brasileirão Série A

Eleição no Corinthians terá urna eletrônica para tentar organizar o caos; veja como funciona o pleito

Além do presidente serão escolhidos as chapas que ocuparam as 200 cadeiras do Conselho Deliberativo

No dia 25 de novembro, um sábado, os sócios do Corinthians estarão presentes no clube no social, no Parque São Jorge, para escolher o 32º presidente da história do Timão, também serão escolhidos 200 conselheiros, os eleitos estão a frente das decisões do time pelos próximos três anos.

Pensando em esclarecer para o torcedor como funciona a pleito alvinegro, quem pode votar, quem são os candidatos, quais chapas disputam vaga para o conselho deliberativo, a reportagem da Trivela traz ponto a ponto que compõe a eleição:

Data, hora e local da eleição no Corinthians

A votação acontecerá no Parque São Jorge, sede do clube social do Corinthians, com início às 9h e encerramento às 17h. A apuração será iniciada logo em seguida, com o resultado divulgado alguns minutos depois.

Quem tem direito ao voto na eleição no Corinthians

Só tem direito a voto e a participar da eleição os sócios patrimoniais e remidos, esses são aqueles que não precisam pagar mensalidade por alguma gratuidade ou benefício, também é preciso ser maior de idade e ter se associado ao clube há mais de cinco anos e que se encontrem no “gozo de todos os direitos estatutários”, além de estar em dia com todos os pagamentos até dois meses antes da eleição, ou seja, em setembro. A expectativa é que cerca de 4 mil pessoas compareçam ao clube para ir às urnas.

Vale ressaltar que quem é sócio-torcedor, ou seja, membros do “Fiel Torcedor”, não têm direito a voto, inclusive há anos é um dos pedidos de muitos corintianos.

Eleição no Corinthians terá pela primeira urna eletrônica

Em todas as últimas, eleições, a votação foi realizada com cédulas de papel, mas na deste ano ela será realizada com urnas eletrônicas. A mudança veio depois da comissão eleitoral do Corinthians conseguiu o empréstimo dos equipamentos junto ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral), o órgão também fornecerá funcionários para coordenar o processo, sendo assim, ninguém do clube, ou de qualquer chapa e departamento estará envolvido no manuseio das urnas.

Os candidatos para presidência: Augusto Melo e André Negão 

A eleição escolherá quem será o presidente alvinegro pelos próximos três anos: 2024, 2025 e 2026, que sem dúvidas terá uma grande responsabilidade ao assumir o comando de um dos maiores clubes do país, e a paixão de mais de 30 milhões de torcedores, além de ter que resolver os problemas financeiros e as enormes dívidas do Corinthians.

Apenas dois candidatos estão na disputa pelo cargo mais importante do Timão: André Luiz Oliveira, conhecido como André Negão, que faz parte do grupo Renovação e Transparência, que há 16 anos vencem o pleito; e Augusto Melo, candidato da oposição, e concorre à presidência pela oposição pela segunda vez.

  • André Negão, 63 anos

É um dos conselheiros vitalícios do clube, e atual presidente da Comissão de Ética e Disciplina do clube, ele também já fez parte de outros mandatos dentro do Corinthians, ocupando cargos, como o de vice-presidente e diretor administrativo. André é aliado e também já foi assessor parlamentar de Andrés Sanchez, que já presidiu o Corinthians (2007 à 2011; 2018 à 2020/2021). Caso André Negão seja eleito, há grandes chances do ex-presidente voltar a ter influência e tomar decisões dentro do futebol corintiano.

André tem dois vice-presidentes dentro da sua chapa: Milton Leite, vereador e atual presidente da Câmara de Vereadores de São Paulo, o outro é Donato Votta de Carvalho Filho, muito conhecido dentro do Parque São Jorge por ter ocupado os cargos de diretor dos departamentos de esportes terrestres do clube, e o da responsabilidade social / cultural do Corinthians.

A reportagem tem tentado entrevista com André, mas não tem obtido nenhuma resposta definitiva da assessoria do candidato.

  • Augusto Melo, 59 anos

 Augusto é ex-empresário do ramo têxtil e hoje investe em quadras de areia na capital paulista, e disputa a eleição pela segunda vez como candidato da oposição. Há alguns anos, Melo vez parte do mesmo grupo político que seu concorrente, onde ocupou o cargo de assessor nas categorias de base do Corinthians.

Nos últimos anos Augusto decidiu se envolver com a política dentro do clube, em 2020 lançou sua primeira candidatura a presidência do Timão e ficou em segundo lugar com 142 votos a menos do que Duilio Monteiro Alves. Nos bastidores houve uma tentativa de impugnar atual candidatura de Augusto Melo, por conta de uma condenação sofrida por ele em 2015 por prática de crimes contra a ordem tributária, sem sucesso, a candidatura foi aceita normalmente.

A chapa de Augusto também é composta por dois vice-presidentes: Osmar Stabile e Armando José Terreri Rossi Mendonça. Osmar Stabile, é empresário e conselheiro vitalício desde 2006, já foi candidato à presidência em duas eleições, Armando José Terreri Rossi Mendonça, é advogado e conselheiro há três mandatos (2015, 2018 e 2021).

Em outubro, a reportagem da Trivela entrevistou Augusto Melo, que explicou os projetos e planos para o Corinthians caso seja eleito: Mano Menezes, dívida e reforços: Augusto Melo projetou seu novo Corinthians caso seja eleito presidente

Eleição no Corinthians e função das chapas 

Além do presidente, também serão eleitas oito chapas com 25 pessoas para compor o Conselho Deliberativo do Timão pelos próximos três anos, esse processo acontece desde 2018, quando ouve uma mudança no estatuto do clube. Antes o candidato que vencia a eleição para presidente, escolhia as 200 pessoas que ocupariam as cadeiras do conselho, chamado dentro do clube por “chapão”, agora, são eleitas as “chapinhas”, que podem ou não apoiar algum candidato, mais chances para os grupos de oposição terem espaço dentro da gestão vencedora

Os escolhidos votam na aprovação dos orçamentos e balanços financeiros e também compõem as reuniões com o presidente sobre possíveis dúvidas e questionamentos diante das decisões tomadas pelo mesmo. É o concelho que pode pedir a abertura de um processo de impeachment contra o presidente.

Para a eleição deste ano, 16 chapas se candidataram por uma das oito vagas do conselho, são elas:

  • Renovação e Transparência
  • Fiéis Mosqueteiros
  • Liberdade Corinthiana
  • Tradição Corinthiana
  • Resgata Corinthians
  • Somos Associativos
  • Preto no Branco
  • Salve o Corinthians
  • Corinthians com Respeito
  • Movimento Corinthians Grande
  • São Jorge
  • Paixão Corinthiana
  • Valores
  • Arquibancada
  • Oficial
  • União

 

 

Foto de Jade Gimenez

Jade Gimenez

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância, paixão que se tornou profissão. Além do futebol me mantenho por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhei como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo