Brasil

Treinador do Porto, Sérgio Conceição indica causa de insucesso de Gabriel Veron na Europa

Em entrevista coletiva, Sérgio Conceição, técnico do Porto, afirmou que sucesso de Gabriel Veron, reforço do Cruzeiro, depende de seu comprometimento

Sérgio Conceição, treinador do Porto, de Portugal, abriu o jogo sobre os motivos que fizeram o ponta Gabriel Veron, de 21 anos, ser liberado por empréstimo para o Cruzeiro. O garoto foi anunciado oficialmente pelo clube brasileiro nessa quinta-feira (27). A saída acontece um ano e meio depois do clube português investir 10 milhões de euros em sua contratação junto ao Palmeiras. E apesar de não afirmar com todas as palavras, o técnico dos Dragões indicou que o insucesso do jovem na Europa se deu por problemas de indisciplina e falta de comprometimento.

As declarações foram dadas durante entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (28), antes da partida entre Porto e Chaves, que acontece amanhã, sexta-feira (29). Sérgio Conceição começou apontando os problemas físicos de Gabriel Veron como motivo das poucas oportunidades no clube português — foram apenas 26 jogos pelo time principal em uma temporada e meia, sendo somente cinco deles como titular —, mas ressaltou que o departamento médico do clube fez de tudo que podia, dando a entender que faltou empenho do jovem ponta.

— É um jogador de qualidade, por isso é que o FC Porto o contratou. Agora, nesses 26 jogos, não fez um jogo completo, porque esteve sistematicamente lesionado. Temos um departamento médico que trabalha muito bem a recuperação dos jogadores, mas depois cabe aos jogadores. Controlamos os jogadores durante três horas, mas depois há todo o treino invisível em que o jogador tem de se preparar — apontou Conceição.

O treinador do Porto afirmou que é normal que existam jogadores mais propensos a lesões e que esses tem que se dedicar ainda mais, para que questões físicas não prejudiquem suas carreiras.

— Há um ou outro jogador que tem a propensão para ter lesões que tem de se tratar mais, ser ainda mais profissionais… Imagine: a nossa concentração é às 9h15 e às 7h50 tenho jogadores a chegar aqui. O treino começa às 10h30. Isto é muito importante, porque o futebol está mais rápido, mais intenso, há mais jogos por temporada e o jogador tem de perceber que depende do seu corpo — explicou Sérgio.

Por fim, Sérgio Conceição afirmou que o Porto fez “tudo o que podia” para ajudar Gabriel Veron, mas que isso foi suficiente. Segundo o técnico, o sucesso da carreira do jogador dependerá dele.

— Por uma razão ou outra, o Veron teve a infelicidade de se machucar muitas vezes. Quando recuperava, no primeiro treino com alguma intensidade, machucava-se outra vez, num jogo em que entrasse cinco ou dez minutos machucava-se… Tudo o que podíamos fazer para ajudar o Veron a ter sucesso, fizemos. Agora, cabe-lhe, neste novo passo na carreira, preparar-se bem e justificar a qualidade que levou o FC Porto a fazer o investimento que fez nele — finalizou o treinador português.

Cruzeiro anuncia Gabriel Veron

O Cruzeiro anunciou a contratação do ponta Gabriel Veron, de 21 anos, que chega ao clube celeste emprestado pelo Porto, de Portugal, até o fim de 2024, com uma cláusula de opção de compra no valor de 10 milhões de euros (R$ 53,6 milhões na cotação atual). O garoto é o terceiro reforço confirmado pelo clube celeste, se juntando ao goleiro Léo Aragão, ao zagueiro Zé Ivaldo e ao atacante Rafa Silva.

Desde que deixou o Palmeiras, em julho de 2022, comprado pelo Porto por 10,3 milhões de euros, Gabriel Veron não conseguiu deslanchar. O jovem jogador disputou apenas 26 jogos com a camisa do time principal dos Dragões, marcando um gol e dando quatro assistências. O ponta sofreu com lesões sistematicamente, o que prejudicou sua sequência no clube português.

Mesmo ainda jovem, Gabriel Veron é um jogador multicampeão. Entre suas conquistas, destacam-se a Copa do Mundo Sub-17, o bicampeonato da Copa Libertadores, Recopa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil nas categorias de base e profissional, Taça da Liga e Taça de Portugal.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo