Brasil

Thiago Silva prioriza Chelsea, e deixa Fluminense de novo na espera por decisão

Fluminense deseja retorno de Thiago Silva, que tem contrato até o fim de junho deste ano

O Fluminense vive uma má fase em 2024 e tem problemas a corrigir na defesa. Desde a venda de Nino para o Zenit, o Tricolor não conseguiu um substituto à altura, e o técnico Fernando Diniz tem feito improvisações na zaga. Sonho de consumo da diretoria, o ídolo Thiago Silva, de 39 anos, mantém o clube do coração em compasso de espera.

Com contrato com o Chelsea até o fim da temporada europeia em 30 de junho, Thiago aguarda os Blues para definir seu futuro. Uma renovação não está descartada e, inclusive, é a prioridade no momento. A Trivela apurou que ainda que esteja próximo de completar 40 anos, o zagueiro ainda não bateu o martelo sobre voltar ao Brasil e vai aguardar o mercado da bola para tomar sua decisão.

Thiago Silva tem flertado com um retorno ao Fluminense, clube que tem enorme identificação, desde 2014. Em algumas entrevistas, o defensor admitiu que pensaria na possibilidade após a Copa do Mundo no Brasil. O alto rendimento no futebol europeu, entretanto, nunca diminuiu, e ele segue com mercado no Velho Continente.

Fontes do clube informaram à Trivela que Thiago Silva é o nome que a diretoria quer para reforçar a zaga e brigar pelos títulos do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e da Libertadores em 2024.

Fluminense não esconde desejo de retorno de Thiago Silva

O Fluminense, por outro lado, nunca escondeu o desejo pelo retorno do zagueiro. A cada ciclo contratual de Thiago Silva, o clube volta à carga com uma “tropa de choque” de amigos, dirigentes e jogadores. Mas não vem tendo sucesso.

Retorno de Thiago Silva é sonho de consumo do Fluminense - Foto: Divulgação/Fluminense
Retorno de Thiago Silva é sonho de consumo do Fluminense – Foto: Divulgação/Fluminense

A janela de transferências do meio de 2024 é vista como a melhor chance do clube em muitos anos. Isso porque além de ter um grande time, embora não viva seu melhor momento, o Flu tem no clube fatores como Fernando Diniz, Marcelo, Fred e Marcão, além do próprio presidente Mário Bittencourt. O mandatário admitiu que fala com o defensor

— Sou muito amigo do Thiago (Silva), converso com ele sobre vários assuntos e não só sobre a vinda ao Fluminense. Neste momento, não temos nada, mas temos um enorme desejo para que ele volte para casa. Pelo que a gente tem ouvido, o contrato dele com o Chelsea se encerra no meio do ano e ele não renovaria. Eu creio que, no Brasil, a vontade dele seja de jogar no Fluminense. Assim que ele estiver liberado no Chelsea, voltamos à carga. E ele vai nos ajudar nesse ano tão importante — afirmou Mário Bittencourt ao ge no evento Super Fut Summit.

Marcão e Thiago Silva juntos em 2022, quando o zagueiro colocou os pés na calçada da fama no Maracanã - Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC
Marcão e Thiago Silva juntos em 2022, quando o zagueiro colocou os pés na calçada da fama no Maracanã – Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC

A ideia do Tricolor era ter Thiago Silva já em janeiro. O clube tentou uma liberação junto ao Chelsea, que não aconteceu. Àquela altura, o zagueiro chegou a dar um sinal verde ao Fluminense em caso de aval do seu clube.

Fluminense convive com problemas na defesa em 2024

Desde que Nino saiu para o Zenit, da Rússia, que o Fluminense ainda não se encontrou. Thiago Santos, André e Martinelli foram utilizados na zaga, além de Felipe Melo, Manoel, Felipe Andrade e Antônio Carlos. Fernando Diniz não tem uma solução para o setor, e ainda pretende testar outro improvisado: Gabriel Pires.

São 20 gols sofridos em 19 jogos na temporada, mais de um gol por jogo e uma média bem maior que em 2022 e 2023. Metade foi de bola aérea, onde o Flu tem muita dificuldade. Mas os problemas não são só sem bola. Com ela, o Tricolor depende de qualidade na saída de jogo para atrair seus adversários e construir jogadas no ataque.

Por que Thiago Silva ainda não voltou ao Fluminense

Já são 10 anos que o burburinho pelo retorno de Thiago Silva existe no Fluminense. Alimentado por ele e por sua família, é importante dizer. As especulações precisaram crescer muito nos dois últimos anos para que o zagueiro falasse nas suas redes sociais e em entrevistas que não estava negociando com o Tricolor.

Thiago Silva é sonho antigo do Fluminense, que deseja seu retorno - Foto: LUCAS MERÇON/ FLUMINENSE FC
Thiago Silva é sonho antigo do Fluminense, que deseja seu retorno – Foto: LUCAS MERÇON/ FLUMINENSE FC

Ao longo de todo esse tempo, Thiago alimentou o imaginário do torcedor de diferentes formas: visitas ao clube, declarações públicas de amor, publicações nas redes sociais e comentários de familiares. Em 2023, quando o amigo Marcelo voltou ao clube, ele participou de uma chamada de vídeo em que indicou o retorno próximo, sem dar datas. Sua esposa, Belle Silva, comentou em um post que a dupla “se encontraria ano que vem” no Rio de Janeiro.

A verdade é que adaptado ao futebol europeu e ainda tido como um dos melhores zagueiros do mundo, Thiago Silva tem esticado sua carreira. Ainda benquisto na Premier League, ele prioriza o Chelsea, mas se não renovar, ouvirá o Fluminense com carinho. Essas são as duas principais opções do defensor que completará 40 anos em setembro. A outra é uma possível proposta de algum time forte da Europa, o que a essa altura é a uma possibilidade mais remota, mas não descartada.

Os filhos de Thiago jogam nas divisões de base do Chelsea. Isago e Iago Silva estão no sub-15 e sub-13, respectivamente, e são destaques de suas categorias no clube. Esse é um dos motivos que faz o jogador de 39 anos ficar indeciso sobre seu retorno ao Flu.

Se o Fluminense tem Thiago Silva como prioridade e grande sonho, o zagueiro ainda não decidiu se volta ao clube em 2024.

Foto de Caio Blois

Caio Blois

Caio Blois nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e se formou em Jornalismo na UFRJ em 2017. É pós-graduado em Comunicação e cursa mestrado em Gestão do Desporto na Universidade de Lisboa. Antes de escrever para Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo