Brasil

O que sabemos sobre a possível volta de Thiago Silva ao Fluminense

Com contrato perto do fim no Chelsea, rumores de possível volta de Thiago Silva ao Fluminense aumentam

O Fluminense pode ter o retorno de mais um ídolo. O zagueiro Thiago Silva, que nunca escondeu sua vontade de jogar novamente pelo Tricolor, seu clube do coração, está perto do fim de seu contrato com o Chelsea. Os rumores de uma possível volta para casa do jogador de 40 anos começam (novamente) a crescer.

Em evento de marketing esportivo no Rio de Janeiro, na quarta-feira (27), o presidente Mário Bittencourt voltou a afirmar que o interesse do Flu em ter o zagueiro de volta é expresso. O desejo é mútuo, mas ainda não há uma negociação acontecendo.

— Sou muito amigo do Thiago (Silva), converso com ele sobre vários assuntos e não só sobre a vinda ao Fluminense. Neste momento, não temos nada, mas temos um enorme desejo para que ele volte para casa. Pelo que a gente tem ouvido, o contrato dele com o Chelsea se encerra no meio do ano e ele não renovaria. Eu creio que, no Brasil, a vontade dele seja de jogar no Fluminense. Assim que ele estiver liberado no Chelsea, voltamos à carga. E ele vai nos ajudar nesse ano tão importante — afirmou, ao ge, no “Super Fut Summit”.

Antes, o ídolo e hoje diretor de planejamento Fred já havia revelado à ESPN que o Flu tinha “portas escancaradas” para seu ex-companheiro de Seleção Brasileira.

— Thiago Silva é um sonho nosso há muito tempo. Nós amamos o Thiago e ele ama o Fluminense. Isso inevitavelmente vai acontecer em algum momento — afirmou Fred, à ESPN.

A Trivela atualiza, então, o que há de novidade e verdade na longa história que envolve a reunião de Fluminense e Thiago Silva.

Fluminense sinaliza publicamente desejo por Thiago Silva

Não é de hoje que o Fluminense sinaliza publicamente seu desejo pelo retorno de Thiago Silva.

Thiago Silva é sonho antigo do Fluminense, que deseja seu retorno - Foto: LUCAS MERÇON/ FLUMINENSE FC
Thiago Silva é sonho antigo do Fluminense, que deseja seu retorno — Foto: LUCAS MERÇON/ FLUMINENSE FC

Trazer os ídolos de volta às Laranjeiras era uma plataforma de campanha do presidente Mário Bittencourt já nas eleições que venceu em 2019. E o mandatário cumpriu, fazendo Fred e Marcelo voltarem para casa em 2021 e 2023. “Falta” Thiago Silva.

— A gente conversou várias vezes ao longo dos últimos anos. A última conversa não foi recente em que ele disse que só decidiria sobre o futuro após o fim do contrato com o Chelsea. Não há nenhuma promessa nem de um lado, nem de outro, apenas uma boa relação. Ele se manifesta nas redes, ele acompanha nossos jogos, e a gente tem obviamente o sonho. Se o contrato dele acabar com o Chelsea e ele tiver a possibilidade de ir para cá, faremos todo o caminho para trazermos de volta. Mas não há nada de concreto para que não se crie especulações — afirmou Mário Bittencourt em janeiro.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Thiago Silva se aproxima de fim de contrato com o Chelsea

Um dos poucos a se salvar em mais uma temporada ruim do Chelsea, Thiago Silva tem um contrato perto do fim com os Blues. O zagueiro de 40 anos assinou no fim da última Premier League uma extensão até junho de 2024.

Cada vez com menos espaço, Thiago Silva deve deixar o Chelsea no fim desta temporada (Icon Sport)
Cada vez com menos espaço, Thiago Silva deve deixar o Chelsea no fim desta temporada (Icon Sport)

Até agora, entretanto, o clube não o procurou por mais uma renovação, que segue sendo uma possibilidade. Em 2023, por outro lado, em meio aos boatos de um retorno ao Fluminense, o zagueiro afirmou que ficaria mais dois anos em Londres.

— Toda a família se apaixonou pelo Chelsea. Meus filhos, Isago e Iago, jogam no Chelsea. Isago renovou seu contrato aqui pelas próximas duas temporadas, o que significa que vamos ficar aqui por dois anos. Só esperamos que seja mais — disse, ao site oficial dos Blues.

Amigos no clube e torcida: o que une Fluminense e Thiago Silva

Desde que rumou para a Europa em 2009, já ídolo do Fluminense, que Thiago Silva fala publicamente sobre seu amor ao clube. Em diversos momentos, o jogador publicou em suas redes sociais fotos e vídeos acompanhando o time ou lembrando de sua passagem.

Após admitir que o Fluminense era seu clube do coração, Thiago Silva começou a flertar com um retorno. A cada rodada de renovações de contrato, os rumores aumentam. A partir de 2022, quando tinha 38 anos e passou a jogar em um clube que não vem competindo por grandes títulos, tudo se intensificou.

Marcão e Thiago Silva juntos em 2022, quando o zagueiro colocou os pés na calçada da fama no Maracanã - Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC
Marcão e Thiago Silva juntos em 2022, quando o zagueiro colocou os pés na calçada da fama no Maracanã — Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC

Marcão e Marcelo são os grandes amigos de Thiago Silva no Fluminense. O auxiliar permanente sempre passa férias com o zagueiro pela Europa e fala com enorme carinho do amigo, que tenta convencer a voltar ao Rio de Janeiro. Depois que o lateral-esquerdo surpreendeu ao voltar ao Flu, a família de Thiago também deu sinais nas redes sociais, como uma live em 2023 que a dupla fez junto por videochamada.

Em um post no Instagram, a influenciadora Belle Silva, esposa de Thiago, comentou “A gente se encontra ano que vem”, alimentando as possibilidades de um retorno. Apontada como contrária à volta por algumas publicações, ela é, ao contrário, uma das grandes apoiadoras do retorno da família ao Brasil.

Fluminense busca zagueiros no mercado da bola

Após perder Nino para o Zenit-RUS, o Fluminense mapeia o mercado da bola em busca de zagueiros. No CT Carlos Castilho, entretanto, todos sabem que o sonho do clube é ter Thiago Silva de volta.

A ideia inicial era buscar um zagueiro canhoto, algo que o Flu não tem desde que Vitor Mendes foi afastado por envolvimento em manipulações de jogos por apostas esportivas.

Por enquanto em 2024, a zaga titular se forma sem zagueiros de origem: Thiago Santos e Felipe Melo. Manoel voltou de suspensão por doping e vem sendo utilizado, assim como Antônio Carlos, reforço que chegou em janeiro. A posição é considerada carente pelo clube.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo