Brasileirão Série B

Santos: Quantos minutos os Meninos da Vila acumulam com Carille em 2024?

JP Chermont foi o único garoto da base promovido neste ano que conquistou a confiança do treinador

Além do futebol engessado apresentado pelo Santos nesta edição da Série B do Campeonato Brasileiro, um outro fator faz a torcida do Peixe pegar no pé do técnico Fábio Carille: a pouca utilização dos Meninos da Vila

Baseado em um levantamento feito pela Trivela, na atual temporada o treinador promoveu a estreia de seis garotos da base. Porém, somente um conquistou, de fato, a confiança do comandante.

Observado de perto por Carille na Copa São Paulo, onde o Santos caiu para o Cruzeiro, nas oitavas de final, o lateral-direito JP Chermont, de apenas 18 anos, chamou a atenção do treinador e é atualmente o dono da posição.

O garoto, inclusive, venceu a concorrência de três jogadores experientes do setor: Aderlan (34 anos), Hayner (28), e Rodrigo Ferreira (29).

Ao todo, de acordo com o WyScout — plataforma de estatísticas —, Chermont acumula 1.534 minutos em campo divididos em 24 partidas.

Mais cinco Meninos da Vila promovidos por Carille

Ao longo da temporada, outros cinco garotos tiveram a primeira chance na equipe profissional sob o comando de Carille. Mas as oportunidades para eles não foram tão constantes.

JogadorPosiçãoJogosMinutos
SouzaLateral esquerdo570
Enzo MonteiroCentroavante164
HyanMeio-campista132
Matheus XavierAtacante123
Alejandro VillarrealCentroavante122

Junto, o quinteto da base soma 211 minutos em campo. Ou seja, menos de três partidas inteiras.

Dois Meninos da Vila à espera da primeira chance

Conforme a lista de jogadores do elenco disponibilizada pelo Santos à imprensa antes de cada partida, o Peixe disputa a Série B com 36 atletas — já considerando o recém-contratado Wendell Silva.

Nesta relação, o Alvinegro nem considera mais Enzo Monteiro como parte do grupo comandado por Carille. O centroavante boliviano voltou para o time sub-20 que disputa os campeonatos Paulista e Brasileiro da categoria.

Em compensação, tomando como base tal lista, outros dois jovens que ainda não estrearam aparecem no elenco profissional: os meio-campistas Bernardo e Gabriel Bontempo, ambos de 19 anos.

Na prática, isso significa que 19% do grupo de jogadores em 2024 é formado por atletas promovidos por Carille.

Últimas notícias do Santos:

Por que Jair e Miguelito não entram na conta?

No decorrer do ano, Carille também colocou em campo o zagueiro Jair e o meio-campista Miguelito. O defensor, aliás, se tornou titular do time após a venda de Joaquim para o Tigres, do México, no mês passado.

A dupla, no entanto, já havia feito a sua estreia no time principal em anos anteriores.

Jair recebeu a primeira chance no ano passado, enquanto o auxiliar Marcelo Fernandes tentava salvar o Santos do rebaixamento, e Miguelito debutou em 2022 sob o comando do interino Orlando Ribeiro.

Qual é o próximo jogo do Santos?

Sem poder contar com Chermont, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o Santos recebe o Amazonas, às 16 horas (horário de Brasília) deste sábado (24), na Vila Viva Sorte, pela 23ª rodada da Série B.

Sem vencer há duas rodadas, o Peixe, que tem 38 pontos e ocupa a segunda colocação na tabela, precisa da vitória para tentar reassumir a liderança da competição ou ao menos de se manter na cola do líder Novorizontino, que tem 40.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo