Brasileirão Série B

Santos é o grande favorito para conquistar a Série B? Comentaristas opinam e alertam

A estreia do Santos na Série B ocorre neste sábado (20), às 16h30 (horário de Brasília), na Vila, contra o Paysandu

Neste sábado (20), às 16h30 (horário de Brasília), o Santos começa a sua jornada pela Série B do Campeonato Brasileiro. O primeiro adversário será o Paysandu, na Vila Belmiro, com portões fechados à torcida em razão da punição aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Estreante na competição, o Peixe, para muitos, é o time a ser batido por conta da sua rica história impulsionada pelo vice-campeonato no Paulistão há cerca de dez dias.

Essas credenciais fazem do Santos o grande favorito para conquistar a Série B e, consequentemente, o acesso à Série A? Para entender aquela que será a realidade do Peixe nos próximos meses desta temporada, a Trivela conversou com diferentes comentaristas do futebol brasileiro. E as opiniões variam.

O Santos tem preenchido a cartilha do acesso?

Comentarista da TNT Sports, Bruno Formiga prevê o Santos enfrentando muitas dificuldades por estar envolvido nesta competição pela primeira vez, e não saber com clareza o que lhe espera. Porém, para ele, o Alvinegro tem preenchido bem a cartilha para retornar à elite do futebol brasileiro já nesta temporada.

— A Série B é um ambiente totalmente novo para o Santos. E ela é uma competição naturalmente hostil, porque é um jogo, e isso dito por treinadores e jogadores que já passaram por lá, muito intensa, de bastante desgaste e de muita vontade. É todo mundo buscando um lugar na elite e, em alguns casos, clubes querendo voltar para Série A depois de muitos anos. Diferentemente do Brasileirão, onde há apenas um campeão, na Série B são quatro premiados. E isso acaba aumentando o alerta para uma eventual zona de rebaixamento, o que é algo desesperador, porque cair da B para C é uma queda até pior do que dá A pra B — fala Formiga.

— Apesar de tudo isso, acho que o Santos fez tudo muito certinho. Pegou jogadores muito comprometidos e um treinador muito seguro. O Otero, por exemplo, topou fechar por um salário muito abaixo do que estava acostumado. Teve também o caso do Diego Pituca, que aceitou diminuir o salário para confirmar esse retorno. Então, me parece um elenco que está muito azeitado dentro do momento do clube. Junto também é de se considerar a volta de um dirigente que tem uma identificação gigante com a instituição, que é o caso do Marcelo Teixeira. Então, penso que o Santos já sai na frente dos adversários. Mas não necessariamente para ser campeão. Acho que ser campeão é uma consequência. O que considero é o Santos claramente favorito para conseguir o acesso — acrescenta o comentarista da TNT Sports.

O Campeonato Paulista é um bom parâmetro?

Jornalista da ESPN Brasil, Mário Marra vê o Peixe como favorito para conquistar a Série B. Mas ele ressalta que o vice-campeonato no Paulistão não pode ser motivo para torcida e elenco acreditarem em uma competição sem sustos.

— Eu vejo o Santos como favorito. Mas, diferentemente de muitos, não acho que o Campeonato Paulista decretou o Santos como o campeão da Série B. São competições muito diferentes. O time do Carille será muito menos atacado na Série B e vai ter que achar muito mais espaço para jogar do que teve no Campeonato Paulista. No Estadual, por muitas vezes, o Santos foi atacado, jogou contra times grandes e chegou a ser surpreendido, em casa, por um time de Série B (Novorizontino). Então, acho que o Santos vai sofrer em algum momento. Não com a competição, mas por estar onde está e sentir o baque disso. Ainda assim, acho que o Santos tem totais possibilidades e ele é, na minha visão, o grande favorito. Acredito muito que o título ficará entre Santos, América-MG, Sport e Ceará — opina Marra.

Santos precisa de reforços para a Série B?

Comentarista da Rádio Bandeirantes, Alexandre Praetzel vai na contramão de Formiga e Marra. Para ele, o Santos ainda necessita confirmar a chegada de “quatro ou cinco reforços” para se credenciar de fato ao título da Série B.

— Eu não acho que o Santos é o favorito para ser campeão da Série B. Todo time grande que vai disputar a Série B pela primeira vez sofre com um certo trauma no início da disputa. Penso que a ficha do Santos só vai cair quando a bola começar a rolar, e esse início será com certa dificuldade. Imagino que, com o andamento da competição, o Santos conquistará o acesso. Mas para isso vejo a necessidade de contratações. O Santos tem que contratar pelo menos mais quatro a cinco reforços. Alguns jogadores já estão chegando, outros estão sendo negociados. É um elenco bom para conquistar o acesso. Se isso será de uma forma tranquila, nós veremos jogo a jogo. Hoje, antes do início do campeonato, imaginar o Santos como o favorito para ganhar a Série B, eu não imagino. Enxergo com boas chances de terminar entre os quatro, o que já é um grande resultado. O importante é ficar entre os quatro — fala Praetzel.

Qual será a equipe de arbitragem para Santos x Paysandu?

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, nesta quarta-feira, a equipe de arbitragem para o duelo entre Santos e Paysandu:

  • Árbitro: Lucas Guimarães Rechatiko Horn (RS)
  • Assistente 1: Michael Stanislau (RS)
  • Assistente 2: Jorge Eduardo Bernardi (RS)
  • VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior
Foto de Bruno Lima

Bruno Lima

Bruno Lima nasceu em Santos (SP) e se formou em Jornalismo na Universidade Católica de Santos (UniSantos) em 2010. Antes de escrever para Trivela, passou por A Tribuna.
Botão Voltar ao topo