Diniz está empolgado com o que viu no primeiro treino de Neymar pela Seleção
Neymar, que se recuperou recente de lesão, participou de 30 minutos do treino da Seleção e deixou o técnico Diniz animado

O trabalho de Fernando Diniz pela Seleção começou oficialmente nesta terça-feira (5). Já no final da tarde, o técnico comandou no Mangueirão seu primeiro treino com os atletas, em preparação para a estreia nas Eliminatórias da Copa de 2026, na próxima sexta-feira (8), às 21h30 (horário de Brasília), ali mesmo no estádio. A imprensa teve acesso a apenas 30 minutos da atividade, e foi suficiente para entender porque o treinador está empolgado com Neymar.
Recuperado de lesões musculares na coxa direita, o camisa 10 apareceu no gramado com uma atadura na mão direita. Nada que o impedisse de treinar normalmente ao lado de 21 companheiros. Gabriel Jesus só chegará a Belém à noite, após ser convocado para substituir Antony, que foi cortado.
Neymar não atua em uma partida oficial desde fevereiro, quando ainda defendia o PSG. Suas lesões musculares chegaram a render uma declaração polêmica de Jorge Jesus, técnico do Al-Hilal, que disse que o atleta sequer teria condições de estar em campo pela Seleção.
Primeiro treino de Diniz pela Seleção rolando por aqui.
Neymar treina normalmente
Os 22 jogadores que estão em Belém participam da atividade.
Gabriel Jesus chega mais tarde apenas @trivela pic.twitter.com/yYMMgAIys8
— Eduardo Deconto (@eduardodeconto) September 5, 2023
Diniz se empolga com Neymar
Mas o parecer de Fernando Diniz é bem diferente. A Trivela apurou que o técnico está muito empolgado com o que Neymar pode entregar pela Seleção, mesmo após tanto tempo parado. O relato é de que o jogador chegou “voando”. Durante os poucos minutos de treino, foi possível acompanhar apenas dois trabalhos em campo reduzido. O atacante participou ativamente das atividades e parecia animado com o convívio com os companheiros.
O técnico tem contato direto com Neymar desde que assumiu a Seleção. Muito de seu retorno na primeira convocação após a Copa de 2026 se deve à relação e à presença de Diniz. A tendência é de que ele seja titular. Se não, contra a Bolívia, certamente contra o Peru, em Lima.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Primeiros sinais de Diniz
Após um primeiro período de aquecimento, Diniz dividiu seus dois auxiliares, Eduardo Barros e Wagner Bertelli, para comandar trabalhos separados em campo reduzido. Ali, os goleiros participaram da atividade ao lado dos demais defensores, já para exercitar o jogo com os pés. Este é um dos pilares do estilo de jogo de do treinador, que gosta que suas equipes saiam jogando por baixo.
Inclusive, a Trivela apurou que o preparador de goleiros do Corinthians, Marcelo Carpes, foi chamado pelo técnico justamente por seu trabalho com Cássio neste quesito. A avaliação é de que o goleiro evoluiu muito desde a chegada do profissional.
Os convocados por Fernando Diniz:
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Lucas Perri (Botafogo) e Ederson (Manchester City);
- Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Caio Henrique (Monaco) e Renan Lodi (Marselha);
- Zagueiros: Ibañez (Al-Ahli), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense);
- Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle) e Raphael Veiga (Palmeiras);
- Atacantes: Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Neymar (Al-Hilal), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Raphinha (Barcelona).
Programação da Seleção em Belém
- Terça-feira
17h30:Treino no Estádio Mangueirão
19h30-20h: Entrevista coletiva - Quarta-feira
17h30: Treino no Estádio Mangueirão
19h30-20h: Entrevista coletiva - Quinta-feira
17h30: Treino oficial no Estádio Mangueirão
19h30-20h: Entrevista coletiva - Sexta-feira
21h30: Brasil x Bolívia – 1ª rodada das Eliminatórias da Copa de 2026
Quando Diniz vai estrear na seleção brasileira?
Fernando Diniz estreia como técnico da Seleção no duelo com a Bolívia, no próximo dia 8, às 21h45 (horário de Brasília), no Mangueirão, pela primeira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Depois, no dia 12, às 23h (horário de Brasília), o Brasil enfrenta o Peru, no Estádio Nacional, em Lima.
A comissão técnica e os jogadores desembarcam em Belém a partir da próxima segunda-feira (4). Diniz terá três treinos com os atletas antes da primeira partida – todos eles, no Estádio Mangueirão. Do Pará, a Seleção parte para Lima no sábado, com mais dois treinos previstos antes do duelo com o Peru.