Seleção não se preocupa com interesse de Portugal e já tem plano para Galeno
Imprensa portuguesa noticia suposta dúvida de atacante convocado por Dorival que tem dupla nacionalidade
O jornal português A Bola noticiou nesta terça-feira (12) que Galeno irá esperar a convocação da seleção portuguesa, na próxima sexta-feira (15), para definir se defenderá Portugal ou Brasil. O atacante do Porto tem dupla nacionalidade e acaba de ser convocado por Dorival Júnior para vestir a camisa da Seleção pela primeira vez nos amistosos contra Inglaterra, no dia 23 de março, e Espanha, no dia 26 de março. A suposta dúvida do jogador, porém, não causa preocupação alguma na CBF.
Conforme apurado pela Trivela, o próprio Galeno garantiu a Dorival e à entidade que o desejo é de vestir a camisa verde e amarela. A convocação para substituir Gabriel Martinelli, cortado devido a uma lesão, veio também para evitar que o Brasil perdesse o jogador para Portugal. A ideia da CBF e da comissão técnica é observar o atacante nestes primeiros amistosos de olho já em mais oportunidades e inclusive na convocação para a Copa América.
E o próprio Galeno já deixou claro que seu sonho é vestir a camisa da Seleção. O jogador fez uma série de postagens nas redes sociais para comemorar sua convocação. Em seu Instagram, o atacante republicou uma postagem de sua namorada e escreveu que defender o Brasil é um sonho de criança. Ele também compartilhou um vídeo do momento em que ele contou emocionado para a companheira sobre a convocação.
Galeno foi convocado para a canarinha 🇧🇷
⚽️ Jogos particulares 🆚 Inglaterra e Espanha (23 e 26 de março) 🔵⚪
👉 https://t.co/NcJlWoiJdv#FCPorto #Brasil pic.twitter.com/AHSB1jiITg
— FC Porto (@FCPorto) March 11, 2024
Dorival faz três cortes e chama outros dois nomes, além de Galeno
Galeno já fazia parte da pré-lista de 55 nomes de Dorival Júnior para esta convocação, sendo chamado pelo técnico para o lugar de Gabriel Martinelli, que está lesionado. O atacante chega para brigar por posição em um setor concorrido do campo — a extrema pela esquerda —, que tem Vinicius Jr como titular absoluto.
Mas o jogador do Porto não foi o único chamado por Dorival na última segunda-feira (11). A CBF anunciou também os cortes de Ederson e Marquinhos por problemas médicos. Léo Jardim e Fabrício Bruno foram chamados para os seus respectivos lugares.
— Infelizmente ao longo do dia, tivemos o conhecimento de que três atletas Ederson, Marquinho e Martinelli estarão fora desses dois primeiros amistosos. Sendo assim, estamos convocando Léo Jardim, do Vasco da Gama, Fabrício Bruno, do Flamengo, e Galeno, do Porto. São atletas que já vinham sendo observados e chegam em condições de brigarem diretamente por uma posição para esses dois amistosos iniciais — disse o treinador em entrevista à CBF.
Dorival tem grande problema com goleiros
De todos os cortes, o que mais causa problemas a Dorival Júnior é o de Ederson. O treinador inicia a sua trajetória pela seleção brasileira com um grande problema no gol. Isso, porque o treinador não contará com os seus dois principais goleiros para a estreia no comando da Seleção. Além do titular do City, Alisson também se recupera de uma lesão muscular considerada “bastante grave” pelo técnico Jürgen Klopp.
Dorival não deve contar, portanto, com os dois principais goleiros para a sua estreia. Ederson foi titular em todos os jogos com Fernando Diniz. Alisson, por sua vez, era o titular absoluto sob o comando de Tite. Além de Léo Jardim, os outros dois atletas da posição convocados pelo treinador são Rafael, seu velho conhecido do São Paulo, e Bento, do Athletico. A tendência é de que Rafael seja o titular.
Ederson sofreu a lesão no começo do segundo tempo do empate em 1 a 1 entre Liverpool e Manchester City. Ederson se chocou com Darwin Núñez após um passe muito curto de Aké. O brasileiro precisou sair do gol e acabou entrando em uma forte dividida com o uruguaio na área. Como ele chegou atrasado, cometeu o pênalti convertido por Mac Allister para empatar a partida. Mesmo com dor, o goleiro ainda tentou ficar em campo, mas acabou substituído por Ortega alguns minutos mais tarde.
Novos convocados para a Seleção Brasileira! 🇧🇷
O treinador da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, anunciou a convocação do goleiro Léo Jardim, do Vasco, do zagueiro Fabrício Bruno, do Flamengo, e do atacante Galeno, do Porto (POR).
O trio foi chamado para os lugares de três… pic.twitter.com/Uymu1Ml8DX
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) March 11, 2024
Conheça Galeno, o “Senhor Champions”
Wanderson Galeno pode até não ser muito conhecido no Brasil, mas a temporada que ele vive pelo Porto é tão impressionante, que a ausência de seu nome na lista inicial de Dorival podia muito bem ter sido questionada. O atacante é o grande destaque da equipe portuguesa em 2024/25. Empilhou 13 gols e 11 assistências em 36 jogos. Mas o seu assunto, mesmo, é a Champions League. Ele é o jogador que mais participou de gols na atual edição da competição (com cinco gols e quatro assistências) e também o vice-artilheiro. Um dos gols deu a vitória ao clube sobre o Arsenal no duelo de ida das oitavas de final.
Nascido em Barra da Corda, no Maranhão, Galeno começou nas categorias de base do Trindade, time de Goiás, em 2013. Três anos depois, passou a ser titular da equipe e se destacou ao marcar cinco gols em dez jogos. Graças ao bom desempenho em campo, o atacante chamou a atenção do Grêmio Anápolis, que o contratou em abril de 2016. Porém, ele sequer entrou em campo pelo novo clube e logo foi negociado com o futebol português.
Sempre atento ao mercado brasileiro, o Porto resolveu observar de perto o potencial de Galeno e acertou o empréstimo do garoto junto ao Grêmio Anápolis. Em um primeiro momento, o clube colocou o jovem no time B para disputa da Segunda Liga, a segunda divisão do futebol português. E deu muito certo. O atacante marcou 18 gols e concedeu 16 assistências em 58 jogos e convenceu de vez a diretoria dos Dragões que, em maio de 2017, acertou sua compra definitiva.
O meia teve pouco espaço no time principal, sendo emprestado ao Portimonense na temporada seguinte, também com poucos minutos em campo. Foram precisos mais duas transferências antes de ele começar a se destacar e virar protagonista no Porto.
Em 2018/2019, defendeu o Rio Ave e conseguiu se destacar. Pelo modesto clube da cidade de Vila do Conde, anotou nove gols e distribuiu 10 assistências em 36 partidas. Mas o melhor ainda estava por vir… O jogador retornou ao Porto e acabou negociado com o Braga em agosto de 2019. Ele ficou no clube até dezembro de 2021. Neste período, marcou 24 gols e anotou 23 assistências em 115
Com tanto destaque, o Porto acionou a cláusula de recompra sobre 50{62c8655f4c639e3fda489f5d8fe68d7c075824c49f0ccb35bdb79e0b9bb418db} dos direitos do atleta — que haviam acordado antes de vendê-lo ao Braga — e anunciou Galeno no dia 31 de janeiro de 2022, em um negócio que movimentou 9 milhões de euros. O atacante passou a ter uma multa rescisória de 50 milhões de euros e 100{62c8655f4c639e3fda489f5d8fe68d7c075824c49f0ccb35bdb79e0b9bb418db} dos direitos ligados ao Porto. Seu reinício pelos Dragões não foi muito animador. Em 2021/2022, balançou as redes apenas uma vez em 18 jogos. Entretanto, começou a dar a volta por cima na temporada seguinte. Foram 52 jogos (maior número em uma temporada desde que iniciou a carreira), 15 tentos e seis assistências.
Como fica a primeira lista de convocados de Dorival Júnior:
Goleiros
- Bento (Athletico-PR)
- Léo Jardim (Vasco)
- Rafael (São Paulo)
Laterais
- Ayrton Lucas (Flamengo)
- Danilo (Juventus)
- Yan Couto (Girona)
- Wendell (Porto)
Zagueiros
- Beraldo (PSG)
- Fabrício Bruno (Flamengo)
- Gabriel Magalhães (Arsenal)
- Murilo (Palmeiras)
Meio-campistas
- André (Fluminense)
- Andreas Pereira (Fulham)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Casemiro (Manchester United)
- Douglas Luiz (Aston Villa)
- João Gomes (Wolverhampton)
- Paquetá (West Ham)
- Pablo Maia (São Paulo)
Atacantes
- Endrick (Palmeiras)
- Galeno (Porto)
- Raphinha (Barcelona)
- Richarlison (Tottenham)
- Rodrygo (Real Madrid)
- Savinho (Girona)
- Vinicius Junior (Real Madrid)