Carpini estreia com vitória pelo São Paulo graças a show de Lucas contra o Santo André
Na estreia de Carpini, São Paulo vence o Santo André com gols de Lucas, Luciano e Diego Costa
Prestes a ocupar o seu lugar à beira do campo para comandar o São Paulo pela primeira vez, Thiago Carpini transpareceu toda a sua ansiedade por fazer sua estreia como técnico de um clube “gigante” aos 39 anos de idade:
– É um momento único na minha vida. Toda a estreia gera uma expectativa, ansiedade. E quando se trata de uma estreia desse tamanho de um clube gigante como o São Paulo, a gente fica muito feliz e só aumenta nossa responsabilidade e nos motiva a fazer aquilo que nos trouxe ate aqui.
Sob a forte chuva que caiu na capital paulista na noite deste sábado (20), o treinador viu Lucas Moura comandar a sua equipe desde o primeiro minuto para estrear com vitória por 3 a 1 sobre o Santo André, no MorumBIS, pela primeira rodada do Campeonato Paulista. O camisa 7 abriu o placar e deu a assistência para Luciano anotar o segundo gol, marcado depois de Cléo Silva empatar a partida. Diego Costa fechou a conta ainda na primeira etapa para deixar o estreante Carpini feliz com o resultado e com a atuação do São Paulo.
Protagonista, Lucas abre o placar em pênalti duvidoso
Carpini era atração à beira do campo. Mas coube a um velho conhecido acostumado a decidir para o São Paulo assumir o protagonismo da equipe. De contrato renovado e braçadeira de capitão, Lucas Moura entrou em campo obstinado a resolver a vida para o Tricolor. E o fez logo a seis minutos – e até antes mesmo disso. Ainda no primeiro minuto da partida, o atacante entrou na área a dribles e caiu após contato do zagueiro. O árbitro assinou pênalti cobrado pelo próprio Lucas. O atacante bateu forte, sem chances para o goleiro, para abrir o placar e encerrar um jejum de mil minutos sem marcar.
Lucas marca o primeiro gol do São Paulo na temporada!
São Paulo 1️⃣x0️⃣ Santo André#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/De1SHR7g5i
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) January 20, 2024
Santo André consegue segurar o São Paulo para empatar
Lucas voltaria a ser protagonista. Mas antes disso, o São Paulo pareceu relaxar após o gol marcado e, mesmo com a posse de bola, parou de ameaçar a defesa do Santo André. O Ramalhão conseguiu neutralizar as investidas do Tricolor e se sentiu tão à vontade em campo, que resolveu se lançar ao ataque. E teve sucesso na bola aérea (jogada que foi arma da equipe ao longo de toda a partida). Aos 22, a bola foi alçada na área. Cléo Silva subiu sozinho dentro da área para desviar de cabeça no cantinho de Rafael.
São Paulo acorda com o gol e “estreia” com Carpini
O gol de empate, por ironia, teve uma consequência ruim para o Santo André. Pois o São Paulo “acordou” para o jogo e enfim estreou sob o comando de Carpini. Os 23 minutos restantes da primeira etapa foram de imposição do Tricolor. Prova disso é que os donos da casa foram para o vestiário com 72% de posse de bola, dez finalizações e a vantagem de 3 a 1 no placar. Claro que Lucas Moura teve participação direta nisso.
O camisa 7 comandou um São Paulo que acampou no campo de ataque para pressionar o Santo André. Aos 38, o Tricolor construiu uma jogada por baixo desde o campo de defesa. A bola chegou a Lucas, que deu uma assistência perfeita para uma finalização ainda mais precisa de Luciano estufar as redes. E o Tricolor seguiu em cima, a ponto de ampliar a vantagem. Wellington Rato cobrou escanteio na cabeça de Diego Costa para marcar o terceiro.
O golaço de Luciano após assistência de Lucas!#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/42OyCEiTsi
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) January 20, 2024
Segundo tempo tem pressão inicial do Santo André e estreantes
O Santo André voltou do intervalo com postura mais agressiva para tentar buscar o empate. A equipe apostou novamente nos cruzamentos para a área e até teve uma grande chance de esquentar o jogo. Aos 5 minutos, Marciel recebeu livre na entrada da área para mandar para o gol… Mas a finalização saiu fraca, mais parecendo um recuo para o goleiro Rafael. Depois disso, o São Paulo reassumiu o controle do jogo e praticamente o cozinhou para sair com a vitória.
Mas a segunda etapa também teve momentos que deixaram em frenesi os mais de 45 mil torcedores que encararam a chuva no MorumBIS. Todos eles, graças às mudanças feitas por Carpini. O técnico promoveu as estreias de Ferreira, Erick e Luiz Gustavo, além do retorno de Galoppo. O argentino entrou em campo pela primeira vez desde a grave lesão no joelho que o tirou dos gramados desde março do ano passado. Nenhum deles fez algo digno de nota.
E Carpini, apesar da vitória, ainda deixou o gramado do Morumbi com preocupações. Lucas Moura saiu de campo com dores na coxa esquerda, e Wellington Rato também sentiu um problema na região do joelho. Ambos aplicaram gelo ali mesmo no banco de reservas.
> Os próximos jogos do São Paulo no Campeonato Paulista
- 2ª rodada – Mirassol x São Paulo – terça-feira (23), às 19h30 (horário de Brasília) – Municipal de Mirassol
- 3ª rodada – São Paulo x Portuguesa – sábado (27), às 18h (horário de Brasília) – MorumBIS
- 4ª rodada – Corinthians x São Paulo – terça-feira (30), às 19h30 (horário de Brasília) – Neo Química Arena