Brasil

São Paulo repete campanha do título em 2019 e elimina a Ferroviária para ir às oitavas da Copinha

Como aconteceu no título em 2019, São Paulo vence a Ferroviária na terceira fase da Copinha

A noite deste domingo (14) na Fonte Luminosa, em Araraquara, teve um quê de Déjà vu no reencontro entre São Paulo e Ferroviária em duelo válido pela terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. As duas equipe voltaram a se enfrentar na competição após a vitória dos donos da casa na fase de grupos. Mas dessa vez, o desfecho foi diferente. O Tricolor foi superior nos 90 minutos e venceu por 2 a 0 para avançar às oitavas de final da Copinha. Guilherme Reis e Palmberg marcaram os gols da classificação. Diego descontou para a Ferrinha.

Mas o que importa de tudo isso para os são-paulinos são as coincidências. Pois o São Paulo fez a primeira fase em Araraquara, avançou em segundo no grupo e eliminou a Ferroviária nas oitavas de final. Exatamente como ocorreu no último título, conquistado em 2019.

São Paulo faz por merecer no primeiro tempo

Munido de todas essas coincidências, o São Paulo entrou em campo obstinado a dar o troco após a derrota na primeira fase. E a equipe entrou em campo com a postura necessária para isso. Em um primeiro tempo quente, com chances dos dois lados e até algumas discussões, o Tricolor foi superior e fez por merecer o gol marcado por Guilherme Reis para abrir o placar.

Reforçado por William Gomes, que “desceu” do time principal para suprir a lesão de Luiz Henrique, o São Paulo tomou a iniciativa desde o apito inicial. O atacante, inclusive, ameaçou duas vezes em chutes de média distância. Mas foi a Ferroviária que levou perigo, de fato, primeiro. O goleiro Leandro foi ao ataque para cobrar uma falta e acabou mandando para fora. Em uma reposição rápida, o goleiro Gabriel Cabral fez a bola chegar a Henry, que tentou do meio da rua. O chute passou muito perto. Depois, o mesmo Henry quase marcou outro golaço e ficou de novo no quase. Ele driblou Iba com um toque e chutou colocado. A bola explodiu no travessão.

O lance ocorreu aos 23. A partir daí, só deu São Paulo. O Tricolor levava muito perigo pela esquerda. E foi por ali que o lateral Guilherme Reis invadiu a área e chutou forte, aos 28. O goleiro Gabriel Cabral saía para evitar um cruzamento, mas foi traído pela finalização que passou rente à trave em seu contrapé: ao tentar afastar, ele espalmou para o gol. Em vantagem, os são-paulinos não tiraram o pé. William Gomes quase marcou e Negrucci acertou o travessão em cobrança de falta.

Ferroviária esquenta o jogo em apenas dois minutos

A Ferroviária voltou a campo com duas mudanças: Raoni e Diego nos lugares de Pedro Lucas e Pedro Paulo. E a dupla mudou – ou ao menos esquentou – o jogo. Pois foi de uma jogada deles que saiu o gol de empate da Ferrinha. E logo aos dois minutos. Raoni avançou pela esquerda em jogada individual e rolou para a área. Diego recebeu e chutou chapado, com desvio que traiu o goleiro Leandro para morrer nas redes.

Mas um São Paulo sempre superior reage para sair com a vaga

Até então irregular nesta Copinha, o São Paulo deu uma amostra de força para se recuperar do gol sofrido. Pois a equipe não sentiu o golpe e seguiu superior na partida. Muito graças a William Gomes. O reforço tomou para si a responsabilidade e foi sempre uma arma perigosa para levar a equipe ao ataque com sua velocidade e drible característicos.

Não é à toa que ele tem participação direta no segundo gol. Aos 15, o atacante recebeu dentro da área, limpou a marcação e chutou de pé direito. O goleiro Gabriel Cabral espalmou, e a bola sobrou para Palmberg chutar forte, da entrada da pequena área, e estufar as redes. Foi o gol da classificação de um São Paulo que se manteve no ataque mesmo com a vantagem. Só faltou ampliar o placar.

Cauê faz um “gol” para salvar o São Paulo

Mesmo superior, o São Paulo sofreu para sair com a vaga. A classificação, aliás, só veio porque o zagueiro Cauê fez um “gol” justamente para evitar o que seria o empate da Ferroviária. Já aos 44 do segundo tempo, Cleiton recebeu na direita e chutou cruzado. A bola passou por Leandro, mas Cauê estava lá, em cima da linha, para salvar o Tricolor. Não parou por aí. Já nos acréscimos, Douglas ainda acertou a trave são-paulina. Em vão.

Jogadores do São Paulo homenageiam Luiz Henrique após lesão (Célio Messias/São Paulo FC)

Homenagem para Luiz Henrique

O momento mais tocante da noite em Araraquara veio ainda antes da bola rolar. Os jogadores do São Paulo fizeram uma homenagem para Luiz Henrique, atacante que sofreu uma ruptura ligamentar no joelho direito contra o Ceará e não só está fora da competição, como terá de passar por cirurgia. Na hora de posar para a foto de toda a equipe, os garotos fizeram questão de exibir a camisa 10 do companheiro.

O confronto das oitavas de final

O São Paulo terá pela frente o Novorizontino nas oitavas de final da Copinha. Mais cedo, a equipe de Novo Horizonte venceu o Tiradentes, do Piauí, por 3 a 0 para garantir a classificação. A Federação Paulista de Futebol (FPF) ainda não divulgou a data e o horário da partida.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo