Brasil

São Paulo mantém plano após saída de Dorival e trio deve deixar o clube

Gabriel Neves, Jhegson Méndez e Talles Costa estão prestes a deixar o São Paulo para outros clubes

O São Paulo ainda tenta dar um novo rumo a seu 2024 após a saída de Dorival Júnior para assumir a seleção brasileira. A diretoria se vê imersa numa rotina de entrevistas e mais entrevistas com técnicos candidatos ao cargo, em busca do perfil “ideal” para comandar a equipe nesta temporada. Mas enquanto o futuro ainda é incerto, o Tricolor sustenta a decisão de manter afastados três jogadores que não fazem parte dos planos para o ano.

Os volantes Gabriel Neves, Jhegson Méndez e Talles Costa não se apresentaram com o restante do elenco para iniciar os trabalhos de pré-temporada no CT da Barra Funda no último sábado (6). Nathan Mendes também foi ausência, mas ele já foi negociado com o Red Bull Bragantino. Eles estavam fora da lista de opções de Dorival para o elenco e seguem afastados do grupo até definir o futuro fora do clube.

Chama atenção que Luan inicialmente também estava fora dos planos do Tricolor para a sequência da temporada, mas tem trabalhado normalmente com os demais companheiros. O jogador chegou a receber uma proposta de empréstimo do Vitória, mas os termos da negociação não agradaram. Sem acordo, ele segue à disposição do futuro treinador.

A saída do trio faz parte de uma reformulação pretendida pelo São Paulo para a posição de volante.  Luiz Gustavo e Damián Bobadilla chegaram para mudar a cara da função como novas opções no elenco. Com isso, o Tricolor abriu caminho para se desfazer dos atletas que estão fora dos planos.

Gabriel Neves está prestes a deixar o São Paulo (Foto: Iconsport)

Entenda cada caso

Gabriel Neves

Após iniciar o ano sobrando até mesmo da lista de relacionados em alguns jogos com Rogério Ceni, Gabriel Neves recuperou espaço com Dorival Júnior. O volante chegou a virar titular da equipe… Até Alisson se transformar em mais um atleta da posição e desbancá-lo do time. O uruguaio encerrou o ano com poucos minutos em campo e como candidato a ser envolvido pelo clube em negociações para a próxima temporada.

Trivela apurou que Gabriel Neves já recebeu diversas sondagens e propostas de clubes do Brasil e da América do Sul para mudar de ares em 2023 – um desses clubes é o Independiente, da Argentina, mas a negociação não andou. O uruguaio dá prioridade a permanecer em solo brasileiro, mas ainda não definiu seu futuro para esta temporada.

Jhegson Méndez

Jhegson Méndez chegou ao São Paulo cercado de expectativa no início do ano, após defender a seleção do Equador na Copa do Mundo do Catar, em 2022. O equatoriano até teve bom momento sob o comando de Rogério Ceni. Mas perdeu totalmente espaço com a chegada de Dorival Júnior.

Do Mundial ao ostracismo, Méndez fez apenas cinco jogos com o atual treinador. Ele não entra em campo desde a goleada por 5 a 0 para o Palmeiras, no Allianz Parque, 25 de outubro. Dorival até disse em mais de uma entrevista que o equatoriano merecia mais chances na equipe por seu profissionalismo. Mas as chances não vieram. O São Paulo terá de negociá-lo, já que o contrato vai até o fim de 2025. Mas até agora, não há tratativas avançadas em andamento.

Talles Costa

Talles Costa, por sua vez, perdeu boa parte da temporada passada devido a uma cirurgia no joelho. O jogador só voltou a ser opção de Dorival Júnior a partir de agosto. Ele inclusive passou a ganhar mais espaço na reta final do Campeonato Brasileiro, mas não convenceu a ponto de permanecer. O garoto revelado nas categorias de base do clube aguarda a definição de seu futuro.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Em reformulação, São Paulo já liberou mais de um time em 2024

Com estes quatro atletas, o São Paulo pretende concluir uma profunda reformulação em seu elenco, iniciada a pedido de seu ex-treinador, Dorival Júnior. Até agora, o clube já liberou mais de um time de atletas desde o final da última temporada. Ao todo, são 12 saídas confirmadas pelo Tricolor nesta temporada.

O goleiro Felipe Alves, os zagueiros Walce e Belém, o lateral-esquerdo Caio Paulista e os atacantes David, Alexandre Pato e Erison encerraram seus contratos com o clube. Raí Ramos e Pedro Vilhena foram emprestados a Ceará e Sport, respectivamente. Já Lucas Beraldo foi vendido ao PSG, enquanto Thiago Couto foi negociado com o Sport. Nathan Mendes foi a última saída confirmada pelo clube, em negócio com o Red Bull Bragantino. Marcos Paulo, por sua vez, também não faz mais parte dos planos, mas ele seguirá no São Paulo até concluir a recuperação de uma cirurgia no joelho.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo