Brasil

São Paulo empresta Luan e chega a 16 saídas em limpa no elenco

Fora dos planos do São Paulo para 2024, Luan até teve chance de permanecer, mas não conseguiu convencer o técnico Thiago Carpini

Luan está prestes a encerrar a sua trajetória de uma década — desde o sub-15 — no São Paulo. O Tricolor encaminhou o empréstimo do volante ao Vitória até o final de 2022. O clube baiano já havia tentado a sua contratação em janeiro, à época sem sucesso e voltou à carga para alinhar um acerto na transferência. Autor de um dos gols do título do Campeonato Paulista de 2021, o jogador já não fazia mais parte dos planos de Thiago Carpini para a sequência da temporada.

Isso, que o treinador chegou sob a promessa de que iria observar Luan durante os treinamentos. O problema é que o volante nunca correspondeu à altura do esperado — ao contrário do que ocorreu com Nikão, que vivia situação semelhante e hoje soma alguns bons minutos em campo neste início de ano. O jogador Made in Cotia nunca conseguiu render a ponto de sequer ser relacionado para uma partida até agora.

E vale dizer que a chance dada por Carpini já havia sido uma espécie de “sobrevida” para Luan no clube após a renovação de contrato até 2026, firmada ainda no ano passado. Isso, porque o volante esteve na lista para deixar o São Paulo ao final da última temporada, mas acabou permanecendo. Por isso, o jogador se apresentou normalmente com os companheiros para iniciar os trabalhos de pré-temporada no sábado, dia 4 de janeiro.

Oficialmente, Luan nunca esteve fora dos planos do clube. Prova disso é o cenário diferente do vivido por outros três colegas de posição que também já deixaram o São Paulo. Gabriel Neves, Jhegson Méndez e Talles Costa sequer se apresentaram para trabalhos antes de acertar suas saídas do Tricolor para equipes do exterior.

Mas a verdade é que o jogador, antigo titular da equipe em outras temporadas, já havia perdido espaço há tempos. Luan não entra em campo há mais de cinco meses. Mais exatamente, desde 27 de setembro de 2023, quando foi titular na vitória sobre o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro.

Com saída de Luan, São Paulo completa limpa no elenco

Com a saída de Luan, o São Paulo conclui uma profunda reformulação com muitas (mas muitas, mesmo) saídas do elenco nesta temporada. O clube liberou ao menos 16 jogadores que faziam parte do plantel do ano passado nestes primeiros meses do ano. Trata-se de um processo que iniciou a pedido do ex-técnico Dorival Júnior, ainda em 2023. O treinador entendia que era preciso reduzir o grupo, inflado com mais de 40 nomes.

A lista de saídas do São Paulo:

  • Goleiro: Felipe Alves e Thiago Couto
  • Zagueiros: Lucas Beraldo e Walce
  • Laterais: Caio Paulista, Nathan Mendes e Raí Ramos
  • Volantes: Gabriel Neves, Jhégson Méndez, Luan e Talles Costa
  • Meias: Pedro Vilhena
  • Atacantes: Alexandre Pato, David, Erison e Marcos Paulo

Foi a semente de uma grande limpa no elenco. Luan é o último a deixar o clube. Mas o processo começou quando o goleiro Felipe Alves, o zagueiro Walce, o lateral-esquerdo Caio Paulista e os atacantes David, Alexandre Pato e Erison encerraram seus contratos com o clube. Raí Ramos e Pedro Vilhena foram emprestados a Ceará e Sport, respectivamente. Já Lucas Beraldo foi vendido ao PSG, enquanto Thiago Couto foi negociado com o Sport.

Gabriel Neves foi emprestado ao Independiente, da Argentina, Jhégson Méndez foi cedido ao Elche, da Espanha, e Talles Costa acabou liberado para o futebol ucraniano. Nathan Mendes foi a última saída confirmada pelo clube, em negócio com o Red Bull Bragantino. Marcos Paulo, por sua vez, retornou de empréstimo ao Atlético de Madrid, mesmo estando em recuperação de uma cirurgia no joelho.

Hoje, Thiago Carpini tem 32 jogadores à disposição, segundo o site oficial do clube. E logo serão 33: o atacante André Silva já assinou contrato de quatro temporadas com o São Paulo e inclusive fez os primeiros treinos no CT da Barra Funda. Resta apenas o anúncio da contratação, que está previsto para ocorrer ainda nesta semana

O atual elenco do São Paulo:

  • Goleiros: Jandrei, Rafael e Young
  • Laterais-direitos: Igor Vinicius, Moreira e Rafinha
  • Zagueiros: Alan Franco, Arboleda, Diego Costa, Ferraresi e Matheus Belém
  • Laterais-esquerdos: Patryck e Welington
  • Volantes: Alisson, Bobadilla, Luiz Gustavo, Negrucci e Pablo Maia
  • Meias: Galoppo, James Rodríguez, Michel Araújo, Nikão, Rodrigo Nestor, Rodriguinho e Wellington Rato
  • Atacantes: Calleri, Erick, Ferreira, Juan, Lucas Moura, Luciano e William Gomes

 

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo