Mudança no regulamento do Brasileirão acaba com dor de cabeça para Carpini no São Paulo
Aumento do limite de estrangeiros de sete para nove jogadores por partida beneficia (e muito) o São Paulo em 2024

A CBF e os 20 clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro acabam de aprovar uma série de mudanças no regulamento da competição em 2024. E uma delas terá impacto direto na vida do São Paulo para acabar de vez com um problema que traz uma (boa) dor de cabeça para o técnico Thiago Carpini. Com o aumento do limite de estrangeiros a cada partida, o treinador não terá mais restrições para relacionar os gringos de seu elenco no Brasileirão.
Nesta temporada, o número máximo de jogadores nascidos fora do país que podem ser relacionados a cada rodada subiu de sete para nove. Número suficiente para que o técnico possa utilizar todos os estrangeiros de seu plantel sempre que quiser – e que eles estejam à disposição, claro.
O São Paulo, aliás, foi uma “vítima” frequente da limitação de estrangeiros em outras temporadas. Tanto, que o clube defendeu no ano passado a extinção do limite de jogadores nascidos fora do país em jogos do Campeonato Brasileiro em um ofício enviado à CBF. À época, o clube conseguiu que o número fosse ampliado de cinco para sete gringos no Brasileirão do ano passado.
Hoje, o São Paulo conta com um total de nove estrangeiros em seu elenco – justamente o novo limite oficializado pela CBF para o Campeonato Brasileiro – de sete nacionalidades diferentes. E quase todos eles são figuras recorrentes na equipe do técnico Thiago Carpini. A começar por Arboleda (Equador) e Calleri (Argentina), dois titulares absolutos.
Ferraresi (Venezuela) é outro que tem recebido mais oportunidades na equipe inicial recentemente. Alan Franco (Argentina), Bobadilla (Paraguai), Galoppo (Argentina) e Michel Araújo são opções frequentes do treinador no decorrer das partidas. James Rodríguez (Colômbia), por sua vez, busca a melhor forma física para entrar de vez na briga por uma vaga no time titular. Apenas o garoto Iba Ly (Senegal) não foi utilizado por Carpini e está no fim da fila de sua posição.
NOVIDADES NO BRASILEIRÃO!
Representantes dos 20 clubes participantes do @Brasileirao e dirigentes da CBF se reuniram nessa terça-feira (5), na sede da entidade, para aprovar novidades nesta edição da competição.
A primeira rodada do Brasileirão 2024 será aberta no dia 13 de… pic.twitter.com/LFni1MJ22O
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) March 6, 2024
São Paulo é um dos times com mais estrangeiros na Série A
O São Paulo, de fato, é um dos times mais beneficiados pela mudança. Apenas Inter e Athletico têm mais estrangeiros em seu elenco do que o Tricolor. O clube paranaense conta com dez jogadores que nasceram fora do Brasil em seu plantel. O Colorado também chegou a dez atletas de fora do país com a chegada do argentino Alexandro Bernabei. O Fortaleza e o Botafogo são as outras duas equipes com nove gringos em seus grupos.
> Os estrangeiros do São Paulo
- Arboleda – Equador
- Alan Franco – Argentina
- Damián Bobadilla – Paraguai
- Giuliano Galoppo – Argentina
- Iba Ly – Senegal
- James Rodríguez – Colômbia
- Jonathan Calleri – Argentina
- Michel Araújo – Uruguai
- Nahuel Ferraresi – Venezuela
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Número de estrangeiros já foi (e é) problema para Carpini
A prova de que a mudança trará benefícios ao São Paulo veio no Campeonato Paulista. O regulamento do estadual segue o limite de estrangeiros que estava vigente na última edição do Campeonato Brasileiro. Cada clube pode relacionar no máximo sete jogadores nascidos fora do país a cada partida. E o Tricolor já sofreu (e vem sofrendo) com esta limitação.
Com o retorno de James Rodríguez na vitória por 3 a 0 sobre a Inter de Limeira, Thiago Carpini se viu obrigado a deixar um dos estrangeiros fora do banco de reservas. Sobrou para Galoppo. O meia foi ausência entre os relacionados na partida, mas voltou no jogo seguinte, o clássico diante do Palmeiras, porque Calleri havia recebido o terceiro amarelo e estava suspenso.
Agora, o treinador terá de quebrar novamente a cabeça para definir a lista de relacionados para o jogo decisivo contra o Ituano, neste domingo (10), às 16h (horário de Brasília), no Novelli Júnior, pela última rodada da fase de grupos. Como Calleri cumpriu suspensão no empate em 1 a 1 com o Palmeiras, ele volta a ficar à disposição e será titular. Um dos outros estrangeiros deve sobrar da lista.
