Brasil

São Paulo enfim volta a vencer com gol e assistência de James, mas ajuda Corinthians no Paulista

São Paulo vence a Inter de Limeira e respira no Campeonato Paulista após turbulência, mas resultado também mantém Corinthians vivo

Ferreira desencantou com seu primeiro gol, James Rodríguez estreou em 2024 com assistência para Luciano e gol marcado, e o São Paulo enfim voltou a vencer pelo Campeonato Paulista após quatro jogos de jejum. De fato, a vitória por 3 a 0 sobre a Inter Limeira, nesta quarta-feira (28), no Mané Garrincha, em partida atrasada da quinta rodada, dissipou a turbulência que pairava sobre o clube. O Tricolor agora é líder do Grupo D, mas mesmo com tudo isso, os são-paulinos não vivem uma noite de felicidade absoluta. Isso, porque o resultado ainda mantém o arquirrival Corinthians vivo na briga por uma vaga nos mata-matas.

São Paulo faz primeiro tempo de dar sono…

Relacionado pela primeira vez no ano, James Rodríguez era a grande atração do jogo, mas entre os reservas. Do banco, ele viu o São Paulo fazer um primeiro tempo de dar sono. E olha, que Thiago Carpini mandou a campo os seus titulares, mesmo às vésperas do clássico contra o Palmeiras, no próximo domingo (3). O Tricolor teve massivos 70% de posse de bola – como o treinador prometeu desde a sua apresentação. Mas ficar tanto tempo assim com a bola no pé não significou imposição a ponto de fazer a Inter de Limeira sofrer. Longe disso.

Inclusive, foi a Inter que levou perigo primeiro. Aos 3 minutos, Éverton Brito cabeceou no travessão após cobrança de falta – o lance acabou anulado por impedimento. Mesmo com a posse de bola, o São Paulo tinha dificuldades de quebrar as linhas adversárias para entrar na área. Assim, a equipe insistiu em alguns chutes de fora da área que não levaram lá muito perigo. Centralizado, Lucas era quem mais tentava puxar o jogo em arrancadas para tentar abrir a defesa. O Tricolor só criou uma chance graças a um erro grotesco do rival na saída de bola. Rato dominou livre dentro da área, mas chutou de pé direito para fora, mesmo com toda a liberdade do mundo.

…Até Ferreira desencantar com um golaço

Os são-paulinos precisaram suportar 47 longos e sonolentos minutos de futebol até enfim ter um motivo para sorrir no Mané Garrincha. Já nos acréscimos da primeira etapa, o São Paulo conseguiu botar a bola no chão para um construir uma jogada de pé em pé. Ela começou lá atrás com Arboleda, que encontrou Lucas Moura com um passe vertical. O camisa 7 distribuiu o jogo para Igor Vinicius, e o lateral acionou Ferreira. E aí, as coisas fluíram.

São-paulino de berço, o atacante era o único reforço contratado para esta temporada que ainda não havia marcado pelo Tricolor. Deixava transparecer a ansiedade de um longo jejum de 12 jogos sem gols a cada lance de ataque. Mas esbanjou categoria para abrir o placar. Aos 47, Ferreira recebeu pela direita e tocou para Lucas. A tabela saiu em um passe de primeira, que deixou Ferreirinha livre dentro da área. Ele driblou o goleiro com uma jogada de futsal e apenas rolou a bola para as redes de pé esquerdo.

Ataque funciona melhor no segundo tempo

O gol tirou um enorme peso das costas de Ferreira e fez todo o ataque do São Paulo funcionar melhor na segunda etapa. Mais solto e com mais confiança, o atacante conseguiu encaixar os dribles que são sua característica e virou a principal válvula de escape da equipe. Tanto, que logo nos primeiros minutos, ele cruzou para Calleri quase marcar um golaço: o centroavante desviou de letra, mas o chute saiu fraco.

O Tricolor conseguiu manter o controle da posse de bola e aproveitou espaços deixados pela Inter de Limeira para encaixar triangulações – especialmente com o trio Lucas, Ferreira e Calleri. Faltou apenas ajustar o último passe para concluir melhor as jogadas.

Enfim, James Rodríguez. E com gol e assistência

Após voltar atrás em seu pedido para deixar o clube e se desculpar com diretoria, comissão técnica e companheiros, James Rodríguez estreou pelo São Paulo em 2024. O meia entrou no segundo tempo entrou aos 25 do segundo tempo e em pouco mais de 20 minutos, deu uma amostra de que está disposto a escrever uma nova página pelo clube.

Foi de James a assistência para Luciano marcar o segundo gol. O meia dominou na entrada da área, girou sobre o marcador e tocou para o companheiro. O camisa 10 limpou a marcação e chutou de pé esquerdo. E o meia não parou por aí. O colombiano foi participativo, quase marcou um gol de pé direito e tentou orquestrar a equipe com lançamentos.

E ainda teve muita estrela. Isso, porque Luciano “retribuiu” o favor. Já nos acréscimos, Luciano fez grande jogada individual e finalizou em cima do goleiro. A bola sobrou livre para James completar de cabeça e fechar a vitória por 3 a 0. O colombiano foi direto para a torcida.

Vitória dá tranquilidade… Mas Calleri é baixa

O São Paulo encerra uma sequência de quatro jogos sem vencer e agora respira mais tranquilo no Grupo D. Mas a equipe não sai de campo 100% satisfeita, porque Calleri recebeu o terceiro cartão amarelo e será desfalque no clássico com o Palmeiras. O centroavante, verdade seja dita, é um dos jogadores que mais atuou na temporada e precisava de um descanso. Mas a folga veio na hora errada.

São Paulo assume a liderança do Grupo D

O São Paulo enfim respira (um pouco) mais tranquilo no Grupo D. Com a vitória, o Tricolor assume a liderança da chave com os mesmos 18 pontos do Novorizontino, vice-líder devido ao saldo de gols. A equipe pode garantir a classificação na próxima rodada até mesmo com um empate contra o Palmeiras, caso o São Bernardo perca para o Água Santa.

> Os próximos jogos do São Paulo

  • São Paulo x Palmeiras – Campeonato Paulista – domingo, 3 de março, às 20h (horário de Brasília); Transmissão; TNT Sports (TV fechada) e HBO Max (streaming).
  • Ituano x São Paulo – Campeonato Paulista – domingo, 10 de março, às 18h (horário de Brasília); Transmissão: Record TV (TV aberta) e Paulistão Play (streaming)
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo