Brasil

Dívida com elenco, Zubeldía, uso da base: como São Paulo tenta lidar com crise generalizada

Tricolor sofre com turbulência severa após maus resultados na primeira fase do Campeonato Paulista

É apenas o segundo mês do ano, a equipe já garantiu a vaga antecipada nas quartas de final do Paulistão… E mesmo assim, o São Paulo se vê obrigado a lidar com uma severa turbulência neste início de temporada.

Do desempenho e dos resultados em campo à dívida com o elenco, a diretoria se vê obrigada a lidar com uma crise que atinge quase todas as instâncias do clube. E enquanto isso, Luis Zubeldía vê a pressão sobre o seu cargo só aumentar.

São Paulo pensa em demitir Zubeldía?

A resposta para essa pergunta é direta: não. A diretoria do São Paulo não pensa na saída de Luis Zubeldía como solução para os problemas recentes da equipe no Campeonato Paulista.

Mas isso não quer dizer que o clube esteja satisfeito com o andamento do trabalho. Uma série de reuniões ocorreu depois da derrota por 2 a 1 para a Ponte Preta, na última quarta-feira (19).

A primeira delas foi entre os jogadores, ainda no vestiário do MorumBIS. Os próprios atletas estão insatisfeitos com o desempenho da equipe e conversaram entre si para se mobilizar em busca da recuperação.

— Ele [Zubeldía] tem nosso respaldo. A culpa é muito mais dos jogadores do que dele. Temos que melhorar o quanto antes. Não é normal essa sequência de resultados negativos com o elenco que a gente tem. Também não há desespero e não há crise. Estamos classificados. Mas é um sinal de alerta. Não tem nada a ver com a questão de salários atrasados. É uma coisa que a gente vai resolver internamente. Infelizmente as coisas não estão acontecendo — afirma Lucas Moura.

Na última quinta-feira (20), os atletas voltaram a conversar entre si já no CT da Barra Funda. O dia seria inicialmente de folga, que caiu depois do tropeço para a Ponte Preta.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Não é só o desempenho que preocupa

A preocupação principal, claro, é com o mau desempenho da equipe e com a falta de evolução do trabalho. O São Paulo iniciou o ano com boas atuações na vitória por 3 a 1 sobre o Corinthians no clássico e depois na goleada por 4 a 1 sobre o Mirassol — a última vitória da equipe.

A partir daí, a sensação é de que o time regrediu. Não à toa, Zubeldía testa variações táticas — como o esquema com três zagueiros no empate em 0 a 0 com o Palmeiras — e busca soluções para fazer a equipe voltar a render.

Mas não é só o desempenho que gera contestações. A baixa minutagem dos garotos da base também é um ponto que gera cobranças sobre Zubeldía. Entre os quatro grandes, o São Paulo é o clube que menos deu minutos a atletas com 21 anos ou menos.

Calleri se lamenta em jogo contra a Ponte Preta
São Paulo chega a cinco jogos sem vencer em 2025 (Foto: IconSport)

Dívida com elenco

Em meio às cobranças por um melhor desempenho dentro de campo, a diretoria são-paulina tem alguns valores pendentes com os jogadores. A dívida é admitida publicamente por dirigentes e por jogadores — que garantem que isso não influencia no desempenho dentro de campo.

Mas o perfil da dívida não gera tanta preocupação assim no clube. Isso, porque os salários pagos na carteira não estão atrasados.

O São Paulo tem pendências com pagamentos de um mês de direitos de imagem. O clube, aliás, costuma operar com esse atraso, sem que ele seja maior do que um mês.

Os outros valores são referentes a luvas — normalmente diluídas na duração do contrato — e da premiação pelo desempenho no Brasileirão de 2024. Mas o clube não considera que isso seja um “atraso”, porque não houve um acordo sobre a data para o pagamento do prêmio.

Próximos jogos do São Paulo: datas e horários:

  • São Bernardo x São Paulo — Campeonato Paulista — domingo, 23 de fevereiro, às 18h30 (horário de Brasília);
  • São Paulo x Novorizontino — Campeonato Paulista (quartas de final) — data e horário a confirmar.

Onde assistir ao vivo os jogos do São Paulo?

Trivela tem uma sessão dedicada exclusivamente às transmissões ao vivo de jogos do São Paulo. Você pode acessar essa página clicando aqui

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo