Dívida com elenco, Zubeldía, uso da base: como São Paulo tenta lidar com crise generalizada
Tricolor sofre com turbulência severa após maus resultados na primeira fase do Campeonato Paulista

É apenas o segundo mês do ano, a equipe já garantiu a vaga antecipada nas quartas de final do Paulistão… E mesmo assim, o São Paulo se vê obrigado a lidar com uma severa turbulência neste início de temporada.
Do desempenho e dos resultados em campo à dívida com o elenco, a diretoria se vê obrigada a lidar com uma crise que atinge quase todas as instâncias do clube. E enquanto isso, Luis Zubeldía vê a pressão sobre o seu cargo só aumentar.
São Paulo pensa em demitir Zubeldía?
A resposta para essa pergunta é direta: não. A diretoria do São Paulo não pensa na saída de Luis Zubeldía como solução para os problemas recentes da equipe no Campeonato Paulista.
Mas isso não quer dizer que o clube esteja satisfeito com o andamento do trabalho. Uma série de reuniões ocorreu depois da derrota por 2 a 1 para a Ponte Preta, na última quarta-feira (19).
A primeira delas foi entre os jogadores, ainda no vestiário do MorumBIS. Os próprios atletas estão insatisfeitos com o desempenho da equipe e conversaram entre si para se mobilizar em busca da recuperação.
— Ele [Zubeldía] tem nosso respaldo. A culpa é muito mais dos jogadores do que dele. Temos que melhorar o quanto antes. Não é normal essa sequência de resultados negativos com o elenco que a gente tem. Também não há desespero e não há crise. Estamos classificados. Mas é um sinal de alerta. Não tem nada a ver com a questão de salários atrasados. É uma coisa que a gente vai resolver internamente. Infelizmente as coisas não estão acontecendo — afirma Lucas Moura.
Na última quinta-feira (20), os atletas voltaram a conversar entre si já no CT da Barra Funda. O dia seria inicialmente de folga, que caiu depois do tropeço para a Ponte Preta.
Lucas disse que a culpa dos maus resultados do São Paulo é dos jogadores e garante que os salários atrasados NÃO influenciam no desempenho pic.twitter.com/xW2mWimfTH
— Eduardo Deconto (@eduardodeconto) February 20, 2025
Não é só o desempenho que preocupa
A preocupação principal, claro, é com o mau desempenho da equipe e com a falta de evolução do trabalho. O São Paulo iniciou o ano com boas atuações na vitória por 3 a 1 sobre o Corinthians no clássico e depois na goleada por 4 a 1 sobre o Mirassol — a última vitória da equipe.
A partir daí, a sensação é de que o time regrediu. Não à toa, Zubeldía testa variações táticas — como o esquema com três zagueiros no empate em 0 a 0 com o Palmeiras — e busca soluções para fazer a equipe voltar a render.
Mas não é só o desempenho que gera contestações. A baixa minutagem dos garotos da base também é um ponto que gera cobranças sobre Zubeldía. Entre os quatro grandes, o São Paulo é o clube que menos deu minutos a atletas com 21 anos ou menos.

Dívida com elenco
Em meio às cobranças por um melhor desempenho dentro de campo, a diretoria são-paulina tem alguns valores pendentes com os jogadores. A dívida é admitida publicamente por dirigentes e por jogadores — que garantem que isso não influencia no desempenho dentro de campo.
Mas o perfil da dívida não gera tanta preocupação assim no clube. Isso, porque os salários pagos na carteira não estão atrasados.
O São Paulo tem pendências com pagamentos de um mês de direitos de imagem. O clube, aliás, costuma operar com esse atraso, sem que ele seja maior do que um mês.
Os outros valores são referentes a luvas — normalmente diluídas na duração do contrato — e da premiação pelo desempenho no Brasileirão de 2024. Mas o clube não considera que isso seja um “atraso”, porque não houve um acordo sobre a data para o pagamento do prêmio.
Próximos jogos do São Paulo: datas e horários:
- São Bernardo x São Paulo — Campeonato Paulista — domingo, 23 de fevereiro, às 18h30 (horário de Brasília);
- São Paulo x Novorizontino — Campeonato Paulista (quartas de final) — data e horário a confirmar.
Onde assistir ao vivo os jogos do São Paulo?
A Trivela tem uma sessão dedicada exclusivamente às transmissões ao vivo de jogos do São Paulo. Você pode acessar essa página clicando aqui.