Santos pode ‘melar’ acordo entre Cruzeiro e Gabigol? Veja o que sabemos
Flamengo anunciou que Gabriel Barbosa não será relacionado contra o Atlético-MG para 'manter harmonia do elenco'
Horas após o Santos confirmar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, o presidente Marcelo Teixeira afirmou que o Peixe entrou na briga pela contratação do atacante Gabigol, que pertence ao Flamengo, mas tem negociações avançadas para assinar com o Cruzeiro.
De acordo com o mandatário, o Santos ainda aguarda um posicionamento do atleta e dos seus familiares.
— Conversamos com a família, temos uma aproximação boa com a família e notamos uma desavença entre ele e o clube (Flamengo). Quisemos saber de que maneira seria o caso futuro dele, entendemos o caso e buscamos alternativas de parceiros para viabilizar uma proposta. Fizemos a proposta a ele e ao pai.
Conheço a família e o Gabriel desde adolescente, quando ainda estava na minha gestão. Sei do caráter e do posicionamento deles e até o momento não há nada no sentido de dizer ‘já estamos resolvidos para esse ou com aquele clube’. Estamos aguardando uma definição — disse o mandatário em entrevista ao Seleção Sportv desta terça-feira (12).
Gabigol e diretoria do Flamengo entram em rota de colisão
Gabigol, inclusive, não será relacionado para a partida entre Flamengo x Atlético-MG, que será disputada nesta quarta-feira (13), no Maracanã, às 20h, pela 33ª rodada do Brasileirão.
O rubro-negro publicou uma nota na tarde dessa terça-feira (12), afirmando que “os próximos passos do atacante serão definidos pelo vice-presidente de futebol, Marcos Braz, e pelos representantes do jogador, que já foram comunicados desde ontem sobre a necessidade de uma reunião entre as partes e estão sendo aguardados no Rio de Janeiro”.
Além disso, a nota argumenta que “a decisão visa manter a harmonia do elenco rubro-negro após o importante pentacampeonato da Copa do Brasil e dar tranquilidade ao treinador Filipe Luís, comissão técnica e funcionários para a continuidade do trabalho e da busca pelas vitórias no Campeonato Brasileiro”.
O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Gabriel Barbosa não será relacionado para o jogo de amanhã contra o Atlético-MG. Os próximos passos do atacante serão definidos pelo vice-presidente de futebol, Marcos Braz, e pelos representantes do jogador, que já foram… pic.twitter.com/svIkulrsz8
— Flamengo (@Flamengo) November 12, 2024
Minutos depois, foi a vez do atleta se posicionar, também pelo “X”, afirmando que está disponível para jogar, treinando e que a decisão de não aproveitá-lo contra o Atlético-MG partiu unicamente da diretoria flamenguista.
— Em razão da nota publicada no dia de hoje pelo Clube de Regatas Flamengo, cumpre apenas esclarecer que estou à disposição do Flamengo e do treinador para cumprir meu contrato até o fim, inclusive para jogar amanhã (treinei hoje normalmente), e que a decisão de não me relacionar para o jogo foi unilateral da direção do clube. Meus representantes estão à disposição para tratar de qualquer assunto, seja pessoal ou remotamente. Obrigado Nação, e estaremos juntos na norte amanhã! — Publicou o camisa 99.
Em razão da nota publicada no dia de hoje pelo Clube de Regatas Flamengo, cumpre apenas esclarecer que estou à disposição do Flamengo e do treinador para cumprir meu contrato até o fim, inclusive para jogar amanhã (treinei hoje normalmente), e que a decisão de não me relacionar…
— Gabriel Barbosa (@gabigol) November 12, 2024
O jogador disse, ainda, que irá assistir ao jogo no meio da torcida flamenguista.
Por nós, pelos nossos, SEMPRE!
Amanhã subiremos a rampa juntos.. ❤️? https://t.co/lXm0yrD7Ox— Gabriel Barbosa (@gabigol) November 12, 2024
Quando o Santos fez a proposta para Gabigol?
De acordo com aquilo que foi apurado pela Trivela, antes de confirmar o acesso à Série A, o Santos entrou em contato com os familiares de Gabigol e informou que, caso o Peixe confirmasse o retorno à elite do futebol nacional, oficializaria uma proposta financeira vultosa para ter o centroavante de volta.
Com o acesso confirmado nesta segunda-feira (11), após a vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, no Couto Pereira, aquilo que fora conversado passou a ter valor e o Santos permanece à espera de um posicionamento do jogador e seus representantes.
Como o Cruzeiro vê o interesse do Santos?
O Cruzeiro segue sem se posicionar oficialmente sobre a possível chegada de Gabigol. O clube celeste não confirma e nem desmente a notícia, somente reforça que o foco está na disputa da reta final da temporada.
Um dos grandes objetivos da Raposa em 2024 é conseguir a classificação para a Copa Libertadores 2025 e a equipe mineira trabalha em duas frentes para alcançar o feito: a final da Copa Sul-Americana, que será disputada no dia 23, contra o Racing (ARG), e o Campeonato Brasileiro, sendo o time celeste, atualmente, o sétimo colocado da competição, com 47 pontos em 33 jogos.
Por estar tão próximo de seu objetivo, o Cruzeiro tenta blindar o elenco de interferências externas, como são as notícias sobre Gabigol.
Além disso, há o temor de uma repetição do “Caso Dudu”, quando a contratação do atacante palmeirense melou mesmo após ele ser anunciado oficialmente pelo clube, o que gerou repercussão negativa na torcida celeste.
Mas o que se sabe é que o Cruzeiro se mantém tranquilo em relação a situação envolvendo o clube e Gabigol. As principais bases do negócio já foram acertadas, faltando apenas detalhes para a assinatura do vínculo, que deve acontecer após a final da Copa Sul-Americana.
Segundo informações divulgadas no Os Donos da Bola MG e Agência RTI Esporte, Gabigol já estaria buscando uma casa na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Quais os números de Gabigol pelo Santos
Revelado nas categorias de base do Santos, Gabigol, considerando as duas passagens, acumula 210 partidas com a camisa alvinegra e 84 gols marcados.
Gabigol foi promovido ao elenco profissional do Santos em 2013 e atuou por três temporadas. Em 2016, o Menino da Vila foi vendido à Internazionale de Milão e, após dois anos, já em 2018, retornou por empréstimo ao Peixe.