Brasil

Concorrência com Palmeiras e briga por títulos: os bastidores de Gabigol no Cruzeiro

Ídolo do Flamengo é contratação prometida por presidente celeste para "balançar Minas Gerais"

O Cruzeiro está muito próximo de oficializar a contratação do atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, de 28 anos, que recentemente foi campeão da Copa do Brasil defendendo o Flamengo.

A chegada do ídolo rubro-negro é um desejo antigo de Pedro Lourenço, o Pedrinho BH, presidente celeste, e foi viabilizada pela não-renovação contratual de Gabriel com seu clube atual.

Gabigol, inclusive, já confirmou que não seguirá no Fla em 2025. Marcos Braz, vice-presidente de futebol do rubro-negro, foi outro que cravou que o atacante jogará de azul no ano que vem.

Alexandre Mattos, CEO de futebol do Cruzeiro, e o clube celeste, porém, não confirmam a chegada e tratam o assunto com cautela, visto que a equipe estrelada está focada na reta final da temporada e que não há um contrato assinado.

Mas o que se sabe de fato é que Gabigol está a poucos passos do Cruzeiro e que seu anúncio na Raposa é questão de tempo. E também que trata-se de um negócio complexo, cheio de nuances e a Trivela traz alguns destes bastidores.

Cruzeiro venceu concorrência do Palmeiras por Gabigol

Segundo apurado pela Trivela, para se acertar com Gabigol, o Cruzeiro precisou vencer duras concorrências no mercado: a do Palmeiras, que já havia flertado com o atacante em outros tempos, e a do próprio Flamengo, que também cogitava uma permanência.

O que pesou para a escolha do camisa 99 pela Raposa em detrimento ao Flamengo foi o tempo de contrato proposto.

Gabigol e seus representantes buscavam um contrato longo, visto que seu salário seria alto se ele seguisse na Gávea. E foi na extensão do vínculo que o Cruzeiro despontou, já que o rubro-negro ofereceu somente um ano de vínculo ao atleta.

O Palmeiras, por sua vez, até aceitou oferecer um contrato mais longo ao atacante, mas a pedida salarial do jogador afastou o interesse alviverde. Mais um problema que não aconteceria na negociação com o Cruzeiro.

O time celeste vive um momento diferente do Palmeiras, buscando retomar o protagonismo nacional. Por isso, tratou a chegada do ídolo rubro-negro com um grau de urgência maior que o do alviverde, que vem de anos espetaculares no quesito conquistas.

Gabigol se animou com projeto de conquistas do Cruzeiro

A Trivela apurou, ainda, que além da parte contratual, Gabriel Barbosa sentiu-se atraído pelo projeto oferecido pelo Cruzeiro. O clube celeste deseja retomar o protagonismo nacional e o atacante e seu staff entendem que a ambição celeste vai ao encontro do que querem para os próximos anos.

Pedrinho BH não esconde de ninguém que deseja seguir investindo alto na Raposa, visando a conquista de títulos, algo que Gabigol não abre mão. Ele quer seguir disputando no mais alto nível do futebol brasileiro e sul-americano.

A possibilidade de o Cruzeiro disputar a próxima Copa Libertadores, seja via Campeonato Brasileiro ou via Copa Sul-Americana, foi mais um atrativo para o camisa 99.

Gabigol já chegará ao time celeste para atuar ao lado de ícones, como Cássio, e jogadores de Seleção Brasileira, como Matheus Pereira e William, mas a expectativa é que novos grandes nomes se unam ao elenco estrelado.

Além disso, Fernando Diniz, treinador do Cruzeiro e ex-rival de Gabigol — ambos disputaram diversos “Fla-Flu” — deu o aval para a contratação do atleta.

O colômbiano Jhon Árias, por exemplo, é um alvo da diretoria celeste. Mas o Fluminense definiu que liberará o meia-atacante somente pelo valor de sua multa rescisoria.

Pedrinho BH prometeu contratação para “Balançar Minas Gerais”

Não é segredo que o Cruzeiro busca nomes de peso no mercado desde a chegada de Pedrinho, Alexandre Mattos e companhia ao comando do clube.

Cássio foi contratado, Dudu esteve próximo do clube e agora Gabigol é o “canhão midiático” que a Raposa buscava.

No dia seguinte a derrota para o Fluminense, no dia 3 de outubro, Pedrinho BH prometeu, em entrevista à Rádio Liberdade, buscar um craque para o Cruzeiro.

— Deixar um recado para os nossos cruzeirenses aqui. Tivemos um resultado triste ontem, mas infelizmente faz parte. A gente está trabalhando para virem dias melhores. Espero que, ano que vem, a gente traga um grande jogador, para dar uma balançada em Minas Gerais — prometeu Lourenço.

E ainda que Gabigol seja esse nome, o Cruzeiro ainda segue no mercado em busca de atletas de alto nível para o ano de 2025.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo