Brasil

Cheio de mudanças no elenco, Santos se apresenta para o ano mais doloroso da sua gloriosa história

Com nova comissão técnica e 12 jogadores contratados, Santos inicia os trabalhos para voltar à elite

A partir deste sábado (6) o Santos inicia os trabalhos do pior ano dos seus 111 de história. Com uma nova comissão técnica, liderada pelo treinador Fábio Carille, que ainda não teve a sua situação regularizada, e 12 reforços contratados, o Peixe se apresenta no CT Rei Pelé para começar as atividades da pré-temporada. O principal objetivo do ano entre aqueles que irão compor o elenco alvinegro é recolocar o clube na Série A do Campeonato Brasileiro depois do inédito e vexatório rebaixamento de 2023. Além do Brasileirão, o time da Vila Belmiro disputará apenas o Campeonato Paulista, uma vez que a equipe não obteve classificação para a próxima Copa do Brasil.

A apresentação do elenco também irá marcar o primeiro olho no olho do presidente Marcelo Teixeira, eleito em dezembro de 2023, com os atletas do elenco profissional. Na programação alvinegra, além do tradicional bate-papo do mandatário e do treinador com os jogadores, também está previsto a realização de uma série de exames médicos.

Futuro daqueles que não estão nos planos

O dia também será importante para que o Departamento de Futebol, chefiado pelo coordenador Alexandre Gallo, defina o que será feito com os jogadores que não fazem parte dos planos para os compromissos de 2024. O meio-campo Lucas Lima e o atacante Mendoza são dois exemplos.

O colombiano Alfredo Morelos, dono do maior salário do grupo de 2023, é outro que precisa ter o futuro definido. Vinculado ao Santos até julho de 2025, o atacante tem uma cláusula no contrato que lhe autoriza deixar o clube por conta da queda à Série B. Tal situação deve começar a ser tratada a partir de então.

Os trabalhos na academia e posteriormente no gramado do CT Rei Pelé devem começar a ser realizados a partir da próxima segunda-feira (9).

Quem são os 12 reforços contratados do Santos?

Para a missão de devolver o Santos à Série A do Brasileirão, a diretoria foi ao mercado e acertou a chegada de 12 jogadores. Decidido a reformular um elenco que ele considerava fraco, Marcelo Teixeira viabilizou as contratações dos laterais-direitos Hayler e Aderlan, do experiente zagueiro Gil, do lateral-esquerdo Jorge, dos meio-campistas João Schimidt, Diego Pituca, Giuliano, Rômulo Otero e Cazares, além dos atacante Willian Bigode, Marcelinho e Guilherme.

O Peixe ainda trabalha para viabilizar o empréstimo do polêmico Pedrinho, que foi dispensado do São Paulo após agredir e ameaçar a namorada, no ano passado, e de mais um goleiro. A intenção é aumentar a concorrência do titular João Paulo.

Quem deixa o Santos para 2024?

Considerando o elenco que terminou a temporada passada, 12 jogadores não comparecerão ao CT Rei Pelé nesta manhã. Entre eles estão os laterais-direitos Gabriel Inocêncio e Júnior Caiçara, os meio-campistas Camacho e Luan Dias, e os atacantes Bruno Mezenga e Maxi Silvera. Eles não tiveram os seus contratos renovados pelo Peixe.

Junto com eles, também estão fora do Santos os meio-campistas Miguelito, que disputa a Copa São Paulo de Futebol Jr. com o time sub-20, Dodi, vendido ao Grêmio, e Jean Lucas, negociado com o Bahia. Os atacantes Soteldo, emprestado Grêmio, Marcos Leonardo, vendido ao Benfica, e Lucas Braga, emprestado Shimizu S-Pulse, do Japão, também não defenderão o Peixe neste ano.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo