Martelo batido: Santos aceita a proposta e vende Marcos Leonardo ao Benfica
Santos e Benfica fecharam a negociação por Marcos Leonardo na manhã desta quarta-feira (3)

Marcos Leonardo é jogador do Benfica. Nesta quarta-feira (3), o Santos aceitou a oferta e sacramentou a transferência do centroavante para o clube português por 18 milhões de euros (R$ 96,5 milhões na cotação do dia). O valor é fixo e não há pagamento de bônus por metas alcançadas pelo atleta na Europa. O negócio foi fechado pelo valor estipulado na ‘obrigação de venda' que o time da Vila Belmiro assinou com o centroavante em agosto do ano passado. O Alvinegro terá 10% de mais-valia em uma futura venda do jogador.
Durante reunião realizada hoje (2), o presidente do Santos Futebol Clube, Marcelo Teixeira, recebeu a visita em Santos do Diretor Desportivo do Benfica, Rui Pedro Braz, estreitando as relações entre os dois clubes. Na oportunidade, recebeu uma proposta pelo atacante Marcos… pic.twitter.com/1MgKRVcThW
— Santos FC (@SantosFC) January 2, 2024
Após o acerto entre os clubes, Marcos Leonardo assinou um contrato válido por cinco temporadas com o Benfica, conforme antecipado pela Trivela nesta terça-feira (2), e viaja ainda nesta quarta-feira (3) a Portugal para a realização de exames médicos. A janela de transferências para o futebol português abriu exatamente nesta quarta-feira. Assim, o Menino da Vila deve estar à disposição do técnico alemão Roger Schimidt nas próximas semanas.
Com 36 pontos, o Benfica é o segundo colocado do Campeonato Português com um ponto a menos do que o Sporting, líder da competição. Além disso, eliminado na fase de grupos da Champions League, os Encarnados irão encarar o Toulouse, da França, nos play-offs para as oitavas de final da Europa League.
O que é a mais-valia?
A mais-valia é a diferença entre o valor de venda e o montante desembolsado na aquisição de um atleta. Por exemplo, com os 10% de mais-valia que assegurou por Marcos Leonardo, o Santos terá direito a receber esse percentual em cima do lucro que o Benfica tiver diante de uma futura venda o Menino da Vila.
Ou seja, se o Marcos Leonardo for negociado hipoteticamente com algum outro clube por 100 milhões de euros, o Santos terá direito a receber 10% de mais-valia de tal transação, que é a diferença entre aquilo que o Benfica pagou e aquilo que receberá do seu comprador. No caso, essa diferença seria de 82 milhões de euros. Assim, o Peixe embolsaria mais 8,2 milhões de euros (R$ 43,9 milhões na cotação do dia).
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Agentes, Santos e Benfica
Toda a negociação entre Santos e Benfica foi conduziada pela Dodici Sports BR, representada pelo empresário Fernando Brito, que abriu mão da comissão de 10% que a empresa teria direito pela operação. A transação não contou com a participação de outros personagens.
Números de Marcos Leonardo pelo Santos
Revelado nas categorias de base do Santos, onde pisou pela primeira vez em novembro de 2014, Marcos Leonardo deixa a Vila Belmiro com 168 jogos disputados e 54 gols marcados. O centroavante foi o artilheiro do Peixe na temporada passada com 21 gols feitos, sendo 13 deles no Campeonato Brasileiro mesmo com a equipe sendo rebaixada à Série B.
A queda no Brasileirão, por sinal, desgastou a relação do jogador com a torcida santista.
O atraso às vésperas da viagem para Curitiba antes do confronto com o Athletico-PR, em duelo válido pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, onde o Santos precisava vencer para se ver mais distante da queda, mas acabou derrotado por 3 a 0, somado aos oitos jogos consecutivos sem marcar na reta final da temporada colocaram o Menino da Vila na condição de um dos vilões para o rebaixamento.