Na Copa do Brasil, São Paulo fez história e virou campeão de tudo com título inédito
São Paulo elimina Palmeiras, Corinthians e Flamengo em roteiro perfeito no título da Copa do Brasil
Quando Rodrigo Nestor acertou aquele chute de primeira diante de um Morumbi repleto de são-paulinos em 24 de setembro de 2023, ele ajudou a escrever uma página inédita nos 93 anos de história do São Paulo. O gol do empate em 1 a 1 com o Flamengo foi também o gol do título inédito do Tricolor na Copa do Brasil. Uma conquista que fez os torcedores soltarem um grito engasgado de campeão e ainda recheou os cofres do clube com quase R$ 90 milhões.
Não é preciso dizer muito mais do que isso para falar sobre o quão emblemática foi a conquista para um São Paulo que agora pode se orgulhar de ser campeão de tudo – ao menos, até a disputa da Supercopa do Brasil em 2024, que pode ser mais um título inédito no museu do Morumbi. Mas a campanha até a taça, como não poderia ser diferente, também guarda alguns momentos marcantes na história do clube.
Para além da final diante do Flamengo, ex-clube de Dorival Júnior, o Tricolor superou dois rivais no caminho do título. O São Paulo eliminou em sequência o Palmeiras, nas quartas de final, e o Corinthians na semifinal. A chegada de Lucas Moura no meio da temporada, aliás, foi vital para a equipe conseguir superar o Alvinegro e avançar à grande decisão.
Mas como em todo o mata-mata, a campanha teve também boa dose de sofrimento. Nas oitavas de final, o São Paulo quase botou tudo a perder contra o Sport: venceu o jogo de ida por 2 a 0 na Ilha do Retiro e conseguiu sofrer uma surpreendente derrota por 3 a 1 no Morumbi. A vaga só veio nos pênaltis.
A peça que faltava, agora não falta mais! 🧩🏆
#CampeãoPorInteiro#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/cEPBOaxfDu— São Paulo FC (@SaoPauloFC) September 24, 2023
O que deu certo para o São Paulo na Copa do Brasil:
Tudo. Esta resposta já seria suficiente, mas uma conquista tão emblemática merece, claro, mais algumas palavras. O ponto alto do São Paulo campeão da Copa do Brasil é a própria campanha, em si. Para conquistar o título inédito, o Tricolor eliminou dois rivais em sequência e ainda permitiu a Dorival Júnior erguer uma taça diante de seu ex-clube. Meses antes, o Flamengo havia decidido não renovar contrato com o treinador que acabava de ser campeão da Libertadores e da Copa do Brasil em 2022.
E com direito a exibições históricas. Nas quartas de final, o São Paulo despachou o Palmeiras com vitórias tanto no Morumbi, quanto no Allianz Parque. Na semifinal, foi preciso reverter uma derrota por 2 a 1 em Itaquera, com uma vitória por 2 a 0 no Morumbi – parece até que Lucas Moura voltou ao clube apenas para isso. E na final, uma atuação de manual para vencer o Flamengo por 1 a 0 no Maracanã no duelo de ida.
O que deu errado para o São Paulo na Copa do Brasil:
O São Paulo foi tão bem na Copa do Brasil, que até mesmo quando tudo parecia dar errado, as coisas correram bem. Nas oitavas de final, o Tricolor venceu o Sport por 2 a 0 na Ilha do Retiro no duelo de ida e parecia ter garantido a classificação. A vaga ficou ainda mais na mão, depois de abrir o placar no Morumbi no jogo da volta. Mas o Leão conseguiu buscar uma improvável virada por 3 a 1 e levou a decisão para os pênaltis. O sonho do título inédito quase escapou das mãos dos são-paulinos… Mas as mãos salvadoras de Rafael fizeram a equipe avançar às quartas de final.
O que esperar do São Paulo na Copa do Brasil em 2024:
Em 2023, o São Paulo priorizou as copas e colheu resultados por isso. A expectativa para 2024 é a mesma, mas dessa vez a Copa do Brasil não será, digamos, o plano A do clube. O Tricolor volta a disputar a Libertadores depois de três temporadas, e a conquista do tetra da América será obsessão