Brasil

‘Grande culpado’ das eliminações, Renato tem permanência em 2025 avaliada pelo Grêmio

Treinador foi muito criticado por escolhas nas quedas para Corinthians, na Copa do Brasil, e Fluminense, na Libertadores

Renato Portaluppi foi considerado o grande culpado pelas recentes eliminações do Grêmio, para o Corinthians, nas oitavas de final da Copa do Brasil, e para o Fluminense, nas oitavas de final da Libertadores.

Algumas escolhas do treinador, em especial a de não escalar Cristaldo e Monsalve juntos nesses confrontos, e sequer ter começado com um dos dois no jogo de volta contra o Tricolor Carioca, no Maracanã, geraram muitas críticas da imprensa e da torcida.

Brum fala sobre relação com Renato, e elogia o treinador do Grêmio

Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (27), no CT Presidente Luiz Carvalho, em Porto Alegre/RS, o vice-presidente de futebol do Grêmio, Antônio Brum, foi questionado sobre eventual cobrança da direção a Renato, e como é o relacionamento com o maior ídolo da história gremista no dia a dia do clube.

— A gente passa trocando ideias o tempo inteiro. [Eu] Nem continuaria no cargo se não tivesse esse tipo de acesso, de trocar ideias com o treinador, de poder participar de todo processo. Estou aqui para ajudar. Mas realmente, a decisão final é dele, e a gente confia muito no Renato — disse Brum, que rasgou elogios ao treinador do Grêmio.

Antônio Brum, vice-presidente de futebol do Grêmio, concedeu entrevista coletiva no CT Luiz Carvalho
Antônio Brum, vice-presidente de futebol do Grêmio, concedeu entrevista coletiva no CT Luiz Carvalho. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

— É um excelente treinador. Já mostrou todos seus resultados em todas passagens pelo Grêmio. […] Renato já era nosso treinador desde o processo eleitoral. Acabou voltando antes, e a gente simplesmente renovou o contrato dele. Mas era o treinador que buscaríamos, eu e o presidente [Alberto] Guerra, lá atrás, quando montamos o projeto que era relativo ao futebol — garantiu o vice-presidente de futebol gremista.

Permanência de Renato para 2025 será discutida somente ao final da temporada

Renato tem contrato com o Grêmio até o final de 2025. E assim como em outros anos, a indefinição sobre a permanência do treinador deve se arrastar até dezembro.

— A gente não está discutindo isso de ano que vem com nenhum jogador, e nem com o Renato. Inclusive, se vocês lembram, na temporada passada também só se discutiu a permanência dele, e o Renato até prefere assim, no final da temporada — ressaltou Brum.

Grêmio tem apenas o Campeonato Brasileiro para disputar até o final do ano

Até lá, por conta das eliminações na Copa do Brasil e na Libertadores, o Grêmio terá apenas o Campeonato Brasileiro para disputar. Com a vitória do último domingo (25), por 1 a 0, sobre o Criciúma, no Heriberto Hülse, o Tricolor Gaúcho abriu cinco pontos da zona de rebaixamento, em que figurou durante quase todo primeiro turno.

Por mais que Brum tenha frisado que o pensamento é jogo a jogo, o Grêmio ainda sonha com vaga na Libertadores de 2025. Porém, neste momento a distância para o Bahia, sexto colocado, que tem dois jogos a mais, é de 12 pontos.

Grêmio na temporada 2024

  • Heptacampeão gaúcho
  • Eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil para o Corinthians
  • Eliminado nas oitavas de final da Libertadores para o Fluminense
  • 11º colocado no Campeonato Brasileiro, com 27 pontos em 22 jogos
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo