Pedrão decide, Cruzeiro bate Coritiba e enfrentará o Flamengo na semifinal da Copinha
Com a vitória, o Cruzeiro se classificou para enfrentar o Flamengo na semifinal da Copinha 2024
O Cruzeiro venceu o Coritiba, por 1 a 0, e se classificou para as semifinais da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. O time celeste contou com gol do zagueiro e capitão Pedrão, após cruzamento de Fernando, para vencer o paredão Pedro Morisco e eliminar o Coxa da competição. A Raposa agora terá o Flamengo pela frente, no último desafio antes da final. Os cariocas venceram o Aster (SP) nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal.
O̳S̳ C̳R̳I̳A̳S̳ E̳S̳T̳Ã̳O̳ N̳A̳ S̳E̳M̳I̳F̳I̳N̳A̳L̳!̳ ?
O Cruzeiro vence o Coritiba por 1 a 0 e garante a vaga na próxima fase da Copinha!⚽ Pedrão marcou o nosso gol.
Parabéns e vamos por mais, Crias!? @staff_images #CriasDaToca #CruzeiroNaCopinha pic.twitter.com/O8ETBAgSHy
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) January 20, 2024
O treinador Fernando Seabra escalou um Cruzeiro diferente daquele que venceu o Santos, por 3 a 0, nas oitavas de final da Copinha. Carlos Gómez substituiu o lesionado Dorival, que ficou de fora do banco de reservas. Bruno Alves começou na vaga de Kevin. A dupla tem revezado. Jhosefer deu lugar a Gui Meira, enquanto Henrique Silva voltou de suspensão no lugar de André. Por fim, Ruan Índio ganhou a vaga de Arthur, suspenso por ter recebido dois amarelos.
O Cruzeiro foi a campo assim: Otávio; Carlos Gómez, Pedrão, Kelvin e Vitinho; Henrique Silva, Xavier e Gui Meira; Tevis, Fernando e Ruan Índio.
Já o Coritiba chegou reforçado pelo zagueiro Jean Pedroso e pelo atacante Kaio César, que já fazem parte do time principal do Coxa. Os atletas foram chamados especialmente para o confronto contra o Cruzeiro.
O técnico Guilherme Bossle escalou seu time assim: Pedro Morisco; Guilherme Aquino, Kauê Oliveira e Jean Pedroso; Jorge, João Vitor, Rian Alves e Jean Gabriel; Lucas Ronier, Ruan Assis e Kaio César.
Cruzeiro pressiona no primeiro tempo
A partida começou muito estudada, como é comum nos jogos decisivos, e poucas chances surgiram nos primeiros minutos de jogo. As primeiras grandes chances aconteceram aos 15 minutos, em finalizações de Tevis, de fora da área, que o goleiro Jean Pedroso defendeu, e Fernando, que chutou para fora após rebote. Aos 18 o arqueiro Coxa Branca precisou trabalhar novamente, após novo chute de longe, dessa vez de Henrique Silva, o Seninha.
Aos 24, Tevis perdeu grande chance após cruzamento de Carlos Gómez. O camisa 17 dominou na pequena área, mas pressionado, chutou por cima.
Coritiba carimba a trave
A primeira chance do Coritiba saiu somente aos 30 minutos. Mas se tratou de uma sonora oportunidade. Kaio César fez boa jogada, finalizou de dentro da área e o excelente Otávio defendeu, antes da bola carimbar a trave. Já aos 32, o Cruzeiro ensaiou uma blitz, mas sem conseguir finalizar bem, levou o contra-ataque e Lucas Ronier chegou bem, driblou a defesa celeste e mandou uma bomba, de perto, que o goleiro celeste mandou para escanteio.
Aos 37, uma bela troca de passes do Cruzeiro resultou numa batida cruzada forte de Carlos Gómez que Pedroso defendeu. Nos dois lances seguintes, a defesa do Coritiba travou as finalizações celestes.
Coritiba melhora na segundo etapa
O Coritiba voltou mudado para o segundo tempo. Ruan Assis, com problemas físicos, foi substituído por Brayan. Melhor no início do jogo, o time paranaense perdeu grande chance aos seis minutos, com Rian Alves, que foi lançado em velocidade, do campo de defesa, e saiu cara a cara com Otávio. O meio-campista bateu colocado mas o goleiro da Raposa operou um milagre e defendeu, mandando para escanteio.
? 6’ | 2T | OTÁVIO ESPETACULAR NA DEFESA!!!
? @sportv #CriasDaToca | 0-0 | #CruzeiroNaCopinha pic.twitter.com/lWgZaGVk7p
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) January 20, 2024
Fernando Seabra, percebendo o momento ruim de sua equipe, mexeu no time aos oito, sacando Tevis e colocando Rhuan Gabriel. Diferentemente do primeiro tempo, o Cruzeiro sofria para criar boas oportunidades, sofrendo com a marcação alta do Coritiba.
Aos 22, o Cruzeiro sacou os amarelados Vitinho e Henrique Silva colocando João Gabriel e Jhosefer. Quatro minutos depois saíram Carlos Gómez, Bruno Alves e André substituídos por Victor Jesus, Kelvin e André.
Zaga do Coxa falha e Pedrão abre o Placar
Os dois times já demonstravam muito cansaço quando, aos 30 minutos, o Cruzeiro , enfim, mexeu no placar. Primeiro, o zagueiro Kauê Oliveira cortou para escanteio uma bola que chegaria facilmente para Pedro Morisco. O goleiro do Coritiba parecia prever o que viria acontecer e deu uma sonora bronca no seu defensor.
Batido o escanteio, a bola foi encontrar o atacante Fernando do lado esquerdo da área. O camisa 11 do Cruzeiro dominou e cruzou com carinho, na cabeça do zagueiro Pedrão, que faz ótima Copinha. O capitão da Raposa cabeceou com perfeição, sem qualquer chance para Pedro Morisco evitar o 1 a 0 do time mineiro.
⚽ GOL DO CAPITA! ?
No cruzamento certeiro do Fernando, Pedrão afunda a rede de cabeça e abre o placar pros Crias!
VAMOOOOOOS!? @sportv #CriasDaToca | 1-0 | #CruzeiroNaCopinha pic.twitter.com/MMWua4RwUk
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) January 20, 2024
Aos 33, Fernando quase deu outra assistência após cruzar para Rhuan Gabriel passar muito perto de marcar. Na jogada seguinte, Jhosefer, que entrou bem no jogo, fez jogada individual e bateu fraco para o gol.
Perdendo, o Coxa sacou o volante Jorge para a entrada do camisa 9 Kauã.
Vencendo o jogo, o Cruzeiro passou a se segurar, ficando fechado atrás e deixando o Coritiba manter a posse de bola. A partir dos 40 minutos, os Crias da Toca já mostravam não quer mais jogo. Precisando se recuperar a todo custo, o Coxa não conseguiu colocar a cabeça no lugar e passou a errar muito, causando poucos problemas aos mineiros.
Foi o Cruzeiro, inclusive, que teve boa chance aos 50 minutos, mas Pedro Morisco pegou mais uma. No fim, 1 a 0 para os mineiros e a Raposa classificada na Copinha.
CHEGOU A HORA DAS SEMIFINAIS DA COPINHA SICREDI!#CopinhaSicredi2024 pic.twitter.com/DHlMFdU738
— Copinha (@Copinha) January 20, 2024