Brasil

Flamengo acaba com conto de fadas do Aster e avança à semifinal da Copinha

Nos pênaltis, Lucas Furtado, goleiro do Flamengo, brilhou e defendeu dois pênaltis para garantir eliminação do Flamengo

O conto de fadas do Aster Itaqua, clube paulista fundado em março de 2023, acabou na Copinha 2024. “Matador de gigantes” por eliminar o Palmeiras, caiu nas quartas de final para outro enorme do futebol brasileiro, o Flamengo, na noite desta sexta-feira (19). A partida no estádio José Liberatti, em Osasco, terminou 1 a 1 no tempo normal e só foi definida nos pênaltis, onde Lucas Furtado brilhou ao defender a primeira e última penalidade, confirmar a classificação à semifinal no placar de 4 x 3.

O Fla busca o penta da competição e agora enfrenta o Cruzeiro, na Arena Barueri, na próxima segunda (22), às 19h30 (horário de Brasília). Mais tarde no mesmo dia, o Corinthians enfrenta o Novorizontino na Neo Química Arena. A decisão está marcada para quinta (25), em estádio a definir.

Aster é melhor no primeiro tempo e abre o placar com Gabriel

O Aster começou melhor mostrando o porquê é uma das grandes sensações dessa Copinha. Dominando a bola, incomodou o Fla e começou a encontrar espaços. Destaque do primeiro tempo, o ponta direita Gustavo infernizou a defesa por aquele lado. Na primeira chance quase fez um golaço: recebeu na área, cortou para dentro limpando dois marcadores e deu uma chapada que mirava o ângulo, tirando tinta da trave. Antes, o clube de Itaqua havia tentado em escanteio e tentativa de longe de Mendonça.

O Rubro-Negro soube se segurar, melhorar no jogo e ter alguns ataques rápidos, mas sofreu um duro golpe nesse momento. Aos 20 minutos, a equipe paulista, melhor fisicamente, pressionou e forçou um erro da defesa flamenguista. Trama rápida de passes pela esquerda chegou em Gabriel, que levou para canhota e bateu cruzado, rasteiro, muito difícil para Lucas Furtado defender.

Imagem
Gabriel foi para torcida na comemoração e tomou cartão amarelo (Foto: Jhony Inácio/Ag. Paulistão)

Mesmo sofrendo o primeiro, o Flamengo conseguiu tomar as rédeas do jogo e empilhar chances. Tentou com Victor Silva, Rodriguinho (este, melhor do time no primeiro tempo), Wallace Yan e Weliton, mas todas as chances tiveram algo em comum: o goleiro Vinícius Chacón não fez nenhuma defesa. Um tanto atordoado, o Aster só voltou a assustar em chute de longe de Gustavinho.

Flamengo melhora e empata

o Flamengo voltou com uma postura intensa e igualou o marcador logo no início do segundo tempo. Antes, teve rápida jogada na direita, Yan limpou a marcação e cruzou para ninguém. Victor Silva salvou que a bola saísse, mas Daniel Rogério desperdiçou a chance com um chute para fora. Aos 3 minutos, o gol. Escanteio pela esquerda do ataque, Jean Carlos cobrou de canhota no meio da área e Weliton subiu mais do que todo mundo para deslocar Chacón, que nada pôde fazer. Esse foi o quinto do atacante na competição, artilheiro isolado do Rubro-Negro.

E Aster soube responder à altura aos 7 e quase marcou. Gustavinho, sempre ele, pegou uma falta frontal e mandou com direção. Se não fosse uma bela defesa de Lucas Furtado seria o segundo. Os paulistas sentiram muito a questão física no jogo e só voltaram definitivamente a partir de mudanças na equipe a partir dos 15 do segundo tempo.

Nesse momento, a partida ficou mais aberta, sem ninguém muito superior. Com meia hora, o Fla quase fez com Wallace Yan, que mandou um chutaço por cima do travessão após boa ajeitada de Felipe Lima na área. A resposta do clube de Itaqua veio com Dieguinho em cobrança de falta lateral que subiu demais.

Mais com a bola, o time carioca deu um espaço absurdo para o Aster contra-atacar aos 35 e o goleiro Lucas Furtado, de novo, brilhou. Ele defendeu duas tentativas de João Lucas, a primeira de longe e, já dentro da área, um chute cruzado rasteiro.

Em mais seis de acréscimo, o Aster, por escolha própria e também pela pressão do Fla, adotou uma postura mais defensiva. O Rubro-Negro só não marcou porque Wallace Yan finalizou e quando a bola foi em direção ao gol houve um bloqueio. Os pênaltis foram o caminho para definir o terceiro semifinalista.

Pênaltis

Logo na primeira penalidade, Lucas Furtado seguiu brilhando. Ele voou para impedir o gol de Dieguinho. Na sequência, o Fla converteu com Iago, João Victor, Jean Carlos e Felipe Teresa, enquanto o Aster também acertou com Julio César e Patrick, até que o goleiro do Fla desequilibrou de novo, parando Gabriel e garantindo a classificação do Rubro-Negro.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo