Brasil

Ainda sem tantas contratações, Payet em boa forma é o melhor reforço do Vasco para 2024

Enquanto o Vasco segue no mercado atrás de reforços para o time, o meia Payet vem se destacando neste começo de temporada

Com quatro reforços já contratados até o momento, a melhor notícia até o momento para o Vasco foi, na verdade, um “reforço interno”. Em melhor forma física depois da pré-temporada e mais adaptado ao futebol brasileiro, o meio-campista Dimitri Payet vem se destacando neste começo de 2024. O francês, que fez um dos gols do empate com o Bangu – e um belo gol -, vem sendo decisivo nestes primeiros jogos do ano, como também foi nos amistosos no Uruguai.

É verdade que ainda é cedo para decretar qualquer coisa sobre como será a temporada de Payet. Foram, até o momento, dois amistosos de pré-temporada e dois jogos oficiais contra clube de menor expressão no Campeonato Carioca. No entanto, já é visível que o camisa 10 do Vasco está melhor preparado para 2024 do que quando chegou ao clube no segundo semestre de 2023.

E isso pode ser visto até pela fisionomia de Payet. O francês perdeu oito quilos desde a sua chegada ao Vasco. Mesmo com as férias no meio do caminho, o meia conseguiu manter o peso e voltou “fininho” para a iniciar os trabalhos de olho nas competições de 2024. Quem revelou isso foi o próprio nutricionista do clube, Filipe Marchesat.

– Conseguimos emagrecer o Payet em oito quilos, em dois meses. Ele voltou das férias mais magro ainda, com um percentual bem legal, ele chegou com 88kg e agora está com 80. Ele atuava na Europa com 82, então ele tá mais magro. Ele é um cara muito sério, muito fiel, e levou a sério a alimentação tambémm – afirmou Marchesar em recente entrevista ao “ge”.

Com melhor condicionamento físico, Payet tem sido mais decisivo para o Vasco em 2024. No primeiro amistoso do ano, contra o San Lornezo, o meia participou do começo da jogada que terminou no gol de Léo. Depois, contra o Deportivo Maldonado, o francês fez o gol da vitória. Já no Carioca ele deu uma assistência contra o Madureira, e fez um bonito gol no empate com o Bangu, neste domingo. Em 2023, foram dois gols e uma assistência em 17 partidas pelo Vasco.

Vale ressaltar, é claro, que Payet já foi importante para o Vasco em 2023. Os seus dois gols decretaram vitórias essenciais para o Cruz-Maltino na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro: 1 a 0 sobre o Fortaleza e 2 a 1 sobre o América-MG, com o francês fazendo o segundo gol nos minutos finais da partida.

Ramón Diaz elogia Payet, mas divide méritos do meia com o elenco

O bom momento de Payet rendeu muitos elogios do técnico Ramón Diaz. Depois do empate com o Bangu, em coletiva, o argentino exaltou a “diferença” que Payet faz para o time do Vasco. No entanto, como de costume, Ramón também aproveitou o momento para elogiar todo o time e não focar apenas no camisa 10.

– Quando chegou, ele (Payet) não jogava fazia muito tempo. Precisava se adaptar ao futebol brasileiro assim como eu também precisava. O Vasco estava em situação muito difícil. Ele entendeu como tinha de treinar. Ele está adaptado ao Rio e integrado ao elenco. É um grande profissional, ele dá peso ao time. O time o está entendendo. Ele faz diferença, afinal é um jogador de classe – afirmou Ramón Diaz antes de completar em outra resposta.

– Payet está se adaptando muito bem ao Vasco, ele gosta do Vasco, gosta como treina e trabalha o clube. E está se adaptando ao Rio. Está sendo protagonista, que é o que queremos. Além dele, todos estão sendo protagonistas. Com 10 criamos muitas situações, nos faltou um pouquinho mais de tranquilidade e concretizar jogadas que foram muito claras. Estamos acompanhando muito a evolução dele. No último jogo, entrou no segundo tempo e foi muito bem. Os jogadores que chegaram estão se adaptando. Estamos contentes, uma lástima que não vencemos por toda a gente que veio hoje, mas eles viram que o Vasco vai ser protagonista – disse Payet.

Payet é boa notícia, mas o Vaco precisa de mais

Apesar do destaque de Payet neste começo de 2024, as atuações do Vasco já deixaram claro que o time ainda precisa de mais reforços para a temporada. Até o momento, o clube contratou o zagueiro João Victor, o zagueiro/lateral-direito Robert Rojas e os atacantes David e Adson. Por outro lado, vendeu o atacante Gabriel Pec e o meia Marlon Gomes, que deixam lacunas no elenco de Ramón Diaz.

No último domingo, depois do empate com o Bangu, Ramón Diaz voltou a falar sobre a necessidade do clube buscar mais reforços. Principalmente, para o setor ofensivo.

– Também na frente queremos reforçar. Estamos trazendo volantes, mas também queremos reforçar na frente porque Rayan é muito jovem e está crescendo dia a dia. Precisamos de um jogador mais para que nos acompanhe, mas temos grandes expectativas, o time está crescendo, o clube está fazendo o esforço de trazer os jogadores que precisamos para sermos protagonistas em todo o tempo no campeonato – disse Ramón Diaz.

O Vasco tem negociações avançadas com o Newell's Old Boys, da Argentina, pelo volante Juan Sforza. Além disso, o Cruz-Maltino também negocia a chegada de mais um volante, o chileno Pablo Galdames, do Genoa, da Itália, e o goleiro Keiller, do Internacional.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor do Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo