Brasil

Palmeiras garante espinha dorsal do time para o futuro com pacote de renovações – e vem mais por aí

Palmeiras anunciou recentemente renovações contratuais com Murilo, Gabriel Menino e Zé Rafael

O Palmeiras mal havia festejado o bicampeonato brasileiro e já anunciava a permanência de Abel Ferreira ao menos até o final de 2024. Mas o clube faz uma série de movimentos para garantir o seu futuro até mesmo além disso. Desde a virada do ano, o Alviverde anunciou um pacote de renovações de contrato. Uma estratégia que garante que a equipe mantenha uma espinha dorsal nos próximos anos, independentemente de quem será o comandante a partir de 2025.

O clube oficializou nos últimos dias as prorrogações de contrato do zagueiro Murilo e dos meio-campistas Gabriel Menino e Zé Rafael. Elas se somam às renovações contratuais anteriores do goleiro Marcelo Lomba e do lateral-direito Marcos Rocha – dois jogadores mais experientes, cujos vínculos foram prorrogados por apenas mais uma temporada.

Tratam-se de movimentações para garantir estabilidade a jogadores que hoje são pilares da equipe. Uma política adotada pela diretoria já há algum tempo. A ideia é valorizar os atletas que formam a base campeã dos últimos anos, sob o comando de Abel Ferreira.

O primeiro desta leva a renovar foi o Murilo. O zagueiro prorrogou o vínculo que ia até 2026 por mais uma temporada, até o fim de 2027. Após chegar ao clube sem grande alarde, o defensor virou titular absoluto da equipe de Abel Ferreira e chegou a recusar o interesse de outras equipes, como o Flamengo, para seguir no Alviverde.

Depois, foi a vez de Gabriel Menino. O meio-campista também ampliou seu vínculo até o fim de 2027. Ele faz parte do elenco principal do Palmeiras desde 2020 e sempre teve participações nos títulos conquistado pelo clube desde então.

O pacote de renovações foi fechado (por ora) neste sábado (6), com o anúncio da prorrogação de Zé Rafael até o final de 2026. No clube desde 2019, o agora volante foi peça-chave na conquista do Brasileirão em 2023. A pedido de Abel Ferreira, ele recuou posições no campo para suprir a ausência de Danilo, negociado com o Nottingham Forest. Deu tão certo, que ele não saiu mais de lá.

Palmeiras prepara ainda mais renovações

Não bastasse o pacote de renovações anunciado ao longo dos últimos dias, o clube também já tem outros acordos para prorrogar contratuais alinhados. O clube encaminhou um acerto com Weverton para ampliar o seu contrato até o final de 2026, quando o goleiro estará com 39 anos. O vínculo atual já era longo, até o fim de 2025.

Mayke também caminha neste mesmo sentido. O clube já tem um acerto encaminhado com o jogador para prorrogar o vínculo por mais duas temporadas. O lateral é um dos seis jogadores cujo contrato vai apenas até o final do ano.

Os outros casos não chegam a exatamente preocupar a diretoria palmeirense, mesmo que estes atletas já possam assinar um pré-contrato com outra equipe a partir de 1º de julho. Marcos Rocha e Marcelo Lomba serão avaliados ao longo ano antes de uma definição sobre a prorrogação contratual – como já ocorreu. Breno Lopes e Luan seguem prestigiados pelo departamento de futebol e devem ter conversas nos próximos dias. Esteves era outro atleta com vínculo curto, mas ele foi emprestado ao Vitória.

Além das renovações, Palmeiras já anunciou três reforços

O Palmeiras vive uma janela de transferências ativa e não apenas pelas renovações. O clube já anunciou três reforços para 2024. O último deles foi Caio Paulista. O Alviverde oficializou a chegada do lateral ex-São Paulo na última sexta-feira (5), com contrato até o final de 2028. A negociação custou 3,8 milhões de euros (cerca de R$ 20,4 milhões) na compra do jogador junto ao Fluminense pelo jogador. Antes dele, o clube já havia oficializado as chegadas do atacante Bruno Rodrigues e do volante argentino Aníbal Moreno.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo