O que explica melhora do Palmeiras no Paulistão? Ainda dá para classificar?
Palmeiras bateu a Inter e evolui, mas ainda corre sério risco de não se classificar

O Palmeiras vive um início de temporada irregular. Muito em razão do rodízio dos cinco primeiros jogos do ano, quando a comissão técnica trocou todos os jogadores de uma partida para outra. Mas não só.
Na vitória sobre a Inter de Limeira, por 3 a 0, nesta quinta-feira (13) — gols de Maurício, Flaco López e Gustavo Gómez –, o Palmeiras viveu seu melhor momento no ano. Que veio logo depois de 1 a 1 com o Água Santa no fim de semana, naquela que talvez tenha sido a pior apresentação da equipe na temporada.
De modo que o verdadeiro Palmeiras a ser avaliado, além do time que bateu a Inter, é o time que goleou o Guarani em Campinas (4 a 1), e empatou com o Corinthians (1 a 1).
Essas três equipes, muito semelhantes em suas escalações, tiveram alguns pontos em comum e podem ser consideradas “encaixadas”.
Um encaixe que vem a calhar para um time que, por conta de sua inconstância, está mais próximo de ficar fora do que de se classificar para a fase final do Campeonato Paulista. E que tem um Choque-Rei na próxima rodada.
Em terceiro no seu grupo, o Verdão não depende de si para garantir uma vaga. Com 16 pontos, está a três do líder do grupo, o São Bernardo. E a dois da segunda colocada Ponte Preta. Se vencer os três jogos que lhe faltam — São Paulo, Botafogo e Mirassol — pode até ficar fora. Mas ao menos deixará o torneio com uma boa impressão.
Mas o que explica o encaixe do Palmeiras?
Entrosamento dos jogadores é visível
É evidente que, jogando juntos mais vezes, os “titulares” iriam encontrar, mais rapidamente, uma maneira de jogar bem. Em especial, porque o time titular deste ano é bem parecido com o do ano passado.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Piquerez mudou completamente a equipe
A volta do uruguaio, que ficou seis meses sem entrar em campo, mudou completamente a cara do Verdão. Ver como o time cresceu com sua presença em campo inclusive explica porque o Palmeiras piorou tanto depois de sua lesão em julho do ano passado.
Maurício jogou bem em todas
Contratado a peso de ouro em 2024, o meia só evolui desde que chegou ao clube. Joga bem como meia centralizado, aberto pelos lados, como falso 9, infiltrando a área, como segundo atacante… Não houve uma posição em que Maurício não tenha encontrado um modo de jogar bem.
Já fez cinco gols no ano e leva perigo constante aos adversários.
Raphael Veiga vive ano muito inspirado
Vindo de uma temporada irregular, o camisa 23, a exemplo de Maurício, foi bem em todas as partidas. Também funcionou no esquema sem um homem de referência, que bateu o Guarani, quando o quarteto de ataque inteiro se revezou na função de falso 9.
Veiga está batendo na bola com precisão absoluta e já soma cinco assistências na temporada.
Flaco parece estar recuperando seu melhor jogo

Patético no fim da última temporada, o centroavante argentino se apresentou cinco quilos abaixo do peso, com um nariz operado e tropeçando na bola.
Mas, desde que passou a jogar sem a máscara de proteção, o atacante voltou a mostrar lampejos de seus melhores momentos com a camisa do Palmeiras.
Richard Ríos vem mantendo constância
Outro que foi irregular em 2024, o colombiano vem sendo uma peça de referência desde que o ano começou. Compensa o péssimo início de ano de Aníbal Moreno, que ainda não fez um jogo nem minimamente razoável em 2025.