‘Amigo-nada secreto’: Por vaga nas quartas, Palmeiras pode ajudar Corinthians contra Mirassol e receber força contra Ponte
Combinação de resultados pode classificar o Palmeiras antecipadamente às quartas de final do Campeonato Paulista

O Palmeiras x Mirassol deste sábado (24), às 18h, marca o quarto jogo do Palmeiras como mandante na Arena Barueri. Com 75% de aproveitamento (18 pontos em 8 jogos), o time faz a melhor campanha do Campeonato Paulista, embora o Santos tenha um ponto e um jogo a mais.
A conquista da vaga na próxima fase está muito bem encaminhada e pode acontecer já neste sábado. Para tanto, o time de Abel Ferreira só precisa vencer e torcer por um tropeço da Ponte Preta diante do Corinthians. Aliás, Palmeiras e Corinthians vivem uma situação no mínimo curiosa, pois podem se ajudar mutuamente.
Os arquirivais estão prestes fazer uma troca de presentes em um “amigo-nada secreto” (inimigo?), caso vençam seus jogos. Isso porque o Mirassol, com 14, é hoje o vice-líder do Grupo C, que tem o Corinthians na lanterna, com dez.
Se o Palmeiras vencer, e o Corinthians também bater a Ponte, o Palmeiras se classifica e o Alvinegro respira por mais uma rodada no torneio.
Por mais um ano fazendo uma campanha irrepreensível do ponto de vista da pontuação, apesar do empate indigesto contra o Corinthians no último domingo (18), o Verdão caminha para ter também a melhor campanha da primeira fase. Desse modo, o time garantiria mando de campo nas quartas, semifinal e segundo jogo da final.
Ainda não dá para dizer que o time vai conquistar o direito de decidir em casa, como foi nos últimos anos. No momento, “casa” é um conceito vago no Alviverde.
Sem saber ao certo quando poderá jogar no Allianz Parque, é mais acertado dizer que o Verdão seria mandante de seus jogos eliminatórios e de uma eventual segunda final.
A matemática da ponta
Para ter a melhor campanha da primeira fase, independentemente do que os adversários façam, o Palmeiras, hoje, precisa somar dez pontos e chegar a 28. Nenhum outro clube, ainda que vença todos os seus jogos, ultrapassa 27.
Classificado, se ganhar nas quartas no tempo normal, o Verdão com 31 pontos acumulados, automaticamente se garantiria como mandante em uma eventual semifinal. A mesma lógica se repete em caso de classificação para a final.
Contudo, em caso de o Palmeiras não perder mais pontos até o final da primeira fase e terminar com 30, o mando de campo na segunda final ficaria também muito próximo.
O time poderia até se classificar nos pênaltis nas quartas ou na semi, dependendo da combinação de resultados, e mesmo assim decidir o torneio no estádio que puder escolher.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Dúvida na formação

O jogo deste sábado deve marcar, enfim, o retorno de Raphael Veiga ao time. Com uma lesão ocular, o meia não enfrentou São Bernardo e Corinthians. Para a volta de Veiga, há três opções mais óbvias em relação ao time que iniciou o Dérbi.
Abel pode tirar um dos zagueiros do 3-5-2 por que optou na semana passada. Isso, na verdade, significaria que o meia entraria no lugar de Gustavo Gómez, que saiu de campo com um fratura no pé esquerdo.
Pode sacar um dos três volantes, entre Zé Rafael, Aníbal Moreno e Richard Ríos. Moreno tem seguidamente feito atuações excelente, Ríos também está em alta e Zé Rafael é indiscutível. Em tese, Zé seguiria no time. Mas, parra gerenciamento da parte física, pode até ser que ele deixe o time.
A terceira e menos provável seria ele sacar um dos atacantes, entre Flaco López e Endrick, para Veiga jogar como um segundo atacante ou até falso 9.