Brasil

Potencializado por Milito, Otávio vai além de ser só o cão de guarda do Atlético-MG

Único primeiro volante do time, Otávio tem sido o cão de guarda de Milito, e vai além da marcação

É difícil encontrar um jogador do Atlético-MG que não tenha sido potencializado por Gabriel Milito, que chegou ao clube no fim de março e fez dele o melhor do Brasil desde então. Quem não foge disso é o volante Otávio, titular absoluto com o treinador e o verdadeiro cão de guarda do time. Mas ele vai além disso, e tem se destacado também com a bola.

Otávio tem se destacado no Atlético, principalmente defensivamente, desde 2023, quando Felipão chegou e ele se tornou um importante pilar para a segurança da defesa do Galo. Apesar disso, o jogador dividia muito as opiniões da torcida, principalmente por conta das ações dele com bola, que não eram tão eficientes quando as ações na hora de marcar.

Com Milito, Otávio começou atuando ao lado de Battaglia na “volância”, assim como era com Felipão. Mas, nos últimos jogos, ele se tornou o único cão de guarda do time, já que o argentino passou a atuar como zagueiro. Ao lado dele, Otávio tem Alan Franco e Zaracho, que são segundo volante/meias que saem mais para o jogo, ou seja, ele é o responsável número um pela marcação, e tem sido dominante no assunto.

Mas, como citado, além da marcação extraclasse, Otávio também tem se destacado com a bola no pé. O jogador tem sido importante para a construção do jogo do time de Milito, seja na saída de bola, ligando a defesa e o meio, ou para ajudar a rodar a bola de um lado para o outro do campo, algo essencial no time do técnico argentino.

— É um conjunto de coisas. Primeiramente, Deus tem me dado confiança para eu colocar em prática o trabalho. O trabalho da comissão técnica, do Milito, dos atletas, a nossa evolução diária. Tudo é um conjunto. São várias coisas que ajudam para que eu possa estar tão leve e feliz, podendo executar meu trabalho com os companheiros — destacou o volante atleticano.

Nesse período, Otávio ainda teve papel crucial no título do Atlético no Campeonato Mineiro, quando deu um lançamento espetacular para Saravia iniciar a remontada atleticana contra o Cruzeiro no Mineirão.

Consultoria individual auxilia evolução de Otávio

No fim de 2023, quando já se destacava mais com Felipão, Otávio revelou que a evolução dele se deu, também, por estar sendo acompanhado por uma consultoria individual, que analisa ele e os adversários para trabalhar a melhor forma de atuar. A Taticalizando é a responsável por esse acompanhamento do jogador, e mostrou, após a última temporada, como o volante melhorou após passar a ter essa atenção individual.

A maioria dos clubes de elite no Brasil tem departamentos de análises de desempenho, e o Atlético não é diferente. No entanto, é cada vez mais comum que os jogadores busquem essas consultorias individuais, já que o clube não consegue fazer algo tão detalhado para cada atleta que tem.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick se formou em Jornalismo na PUC Minas em 2021. Antes da Trivela, passou por Esporte News Mundo, EstrelaBet e Hoje em Dia.
Botão Voltar ao topo