Brasileirão Série A

Otávio não só passou de criticado a titular, como virou meio que essencial ao Atlético-MG

Otávio recebeu muitas críticas da torcida do Atlético, mas conseguiu se firmar como titular e, além disso, uma peça importante do esquema de Felipão

Titular absoluto de Felipão no Atlético-MG, o volante Otávio recebeu muitas críticas no início, mas agora evoluiu junto com o time, abraçou a titularidade e também é um dos destaques defensivos do time. O jogador comentou e chegou até a agradecer os críticos, afirmando que isso ajudou ele a melhorar.

Otávio chegou ao Atlético em 2022 como opção para a dupla Allan e Jair, a melhor do Brasil em 2021. Em 2023, com a dupla fora do Galo, ele passou a ganhar mais minutos. Com Coudet, ele iniciou como titular, mas virou reserva após a chegada de Battaglia, já que o treinador só utilizava um volante no time. Já com Felipão, ele durou apenas cinco jogos no banco e já assumiu a titularidade, já que o treinador utiliza dois volantes.

No início, a torcida pegou muito no pé de Otávio. Mas o jogador, assim como o time, estava tentando se adaptar ao estilo de Felipão, que é completamente diferente do que eles estavam acostumados. Eles sofreram com os nove primeiros jogos do treinador sem vitórias, mas mostraram certa evolução – principalmente defensiva – e passaram a jogar melhor, tanto Otávio quanto o time.

– O atleta tem que estar sempre passando por uma constante evolução. Eu sou grato a Deus por ter passado por esse momento de críticas e cobranças, para que me fizesse sair um pouco não só da zona de conforto, mas procurar evolução.

As críticas a Otávio acontecem muito quando o time perde também. Mesmo após eles se recuperarem, ambos foram muito cobrados quando perderam para Coritiba e Cruzeiro na Arena MRV. O jogador, que na época citou que o time estava entrando em campo como se fosse ganhar a qualquer momento, comentou sobre isso.

– Foi no momento no qual eu mais evoluí dentro do clube, dentro da temporada, pois foi o que me tirou … Zona de conforto é uma palavra muito forte, porque a gente nunca está confortável, mas a gente acaba entrando mais tranquilo nos jogos. Quando você está numa sequência boa, positiva, você não procura evoluir nos erros, nos pequenos detalhes. E quando eu passei por esse momento de críticas, de até um pouco de perseguição … Às vezes, a gente até fazia partidas boas, e as pessoas cobravam, xingavam. Para mim, foi um momento que eu vi como positivo. Procurei evoluir em todas as áreas da minha vida para pular uma etapa.

Depois desse período de altos e baixos, com o time muito mal, depois se recuperando, mas tropeçando em casa em dois jogos cruciais, o Atlético conseguiu dar a volta por cima de novo e soma seis jogos sem perder. O Galo é o maior pontuador do returno do Campeonato Brasileiro e, nesse período, Otávio é um dos grandes destaques.

O motorzinho Otávio

Otávio não tem números de destaque no Atlético apenas na parte defensiva. Ele também tem se portado como um motor do time, com o jogo quase sempre passando pelos seus pés. Prova disso é que ele é um dos jogadores com mais passes no Galo.

  • Passes de Otávio no Brasileirão 2023 (acertos)
  • 3° com mais passes concluídos – 1145 (90%)
  • 3° em passes curtos (4-14 metros) – 531 (2° – 94,7%)
  • 3° em passes médios (15-28 metros) – 580 (3° – 92,1%)
  • 8° em passes longos (29+ metros) – 126 (2° – 72,2%)

Além disso, Otávio é o líder de passes progressivos (125) no Atlético segundo dados do FBref, que é uma estatística que analisa os passes concluídos que movem a bola em direção à linha de gol do adversário a pelo menos nove metros de seu ponto mais distante nos últimos seis passes, ou qualquer passe para a área.

– Tenho feito análises pré e pós-jogo para crescer e evoluir, não só para ajudar o clube, mas também para me ajudar a aparecer mais. É muito importante um volante hoje estar sendo um dos melhores do time para fazer crescer o estilo de jogo. É o que liga a defesa e o ataque, então tem que estar muito bem.

Otávio é muito útil ao Atlético

Como citado, Otávio chegou ao Atlético como alternativa a uma dupla de volantes que, na época, era a melhor do país. A má fase de Jair em 2022 e as saídas dele e de Allan em 2023, fizeram o jogador ter mais responsabilidades. Desde que passou a jogar mais, o volante tem demonstrado evolução e se firmado como titular.

O Atlético hoje não é mais um time favorito a títulos, como foi em 2021, então não terá jogadores extraclasse em diversas posições. Otávio é um jogador muito útil, que em 99% das vezes entrega o que é preciso e contribui para o time da forma que dá. Fora que, no elenco hoje, não há ninguém com as características dele, e é bem provável que o Galo não se mexa para mudar isso em 2024. Portanto, o torcedor precisa entender a importância do volante, e que ele, muito provavelmente, vai seguir como titular, e isso não é ruim no momento.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick se formou em Jornalismo na PUC Minas em 2021. Antes da Trivela, passou por Esporte News Mundo, EstrelaBet e Hoje em Dia.
Botão Voltar ao topo