Com desfalque de Otávio, Atlético-MG pode sofrer mais; substituto está indefinido
Otávio está suspenso e Atlético não tem jogador com as mesmas características para repor, como citou Felipão

O Atlético-MG bateu o Cuiabá no último sábado (23), na Arena MRV, e chegou a quatro jogos sem derrotas no Campeonato Brasil, entrando de vez no grupo que briga por vaga na Libertadores. Mas nem tudo foram flores para o Galo, que viu Otávio levar o terceiro cartão amarelo e agora terá que substituí-lo, o que pode afetar bastante o desempenho do time.
Otávio é um jogador que agrada alguns e desagrada outros torcedores. Antes de Felipão, ele estava sendo muito criticado pela maioria. Mas, com o treinador, ele passou a ser titular formando uma dupla de volantes com Battaglia, dupla essa que foi justamente o que deu estabilidade para o time, como explicou a Trivela na última semana.
— O Otávio, se vinha sendo criticado, é uma situação de torcida. Mas comigo ele tem jogado quase que todas (as partidas) de uma forma eficiente e com qualidade – disse Felipão ao elogiar o jogador.
Com Otávio expulso, Felipão terá que mexer no time que pareceu ser o ideal contra o Cuiabá. Segundo o próprio treinador, não há no elenco um jogador com as mesmas características do volante, e isso pode afetar a forma do time jogar: “Mesma característica é muito difícil, mas tem o Alan Franco e o Edenílson, que tem treinado e entrado nos jogos muito bem. O Alan é mais parecido na marcação com o Otávio. Vamos analisar”.
Alan Franco ou Edenílson? Qual a melhor escolha para o Atlético?
Como o próprio Felipão revelou os dois nomes mais prováveis para substituir Otávio, é importante analisar a forma de jogar de cada um dos jogadores. Edenilson é um jogador que vem ganhando espaço com o treinador, mesmo ele sendo muito criticado pela torcida. Ele tem características menos defensivas do que o titular do Atlético, sendo um jogador com mais saída de bola e presença de ataque. No Internacional e com Eduardo Coudet no início do ano, ele chegou a ser um ala pela direita, justamente por esse estilo. Com isso, se Felipão quiser manter mais segurança, ele pode não ser a melhor opção.

Como o próprio Felipão citou, Alan Franco tem características mais parecidas com Otávio, mas ainda assim é mais ofensivo do que o titular do Galo. O equatoriano também já atuou algumas vezes pelo lado direito como um ala, mas ao contrário de Edenílson, parece ter mais vigor físico para dar combate no meio-campo e jogar de uma forma mais defensiva.
Se Felipão optar por quem ele mais utiliza e elogia, Edenílson deve ser o escolhido, já que ele foi quem substituiu outro volante, o capitão Rodrigo Battaglia, há três jogos. Mas se o treinador quiser manter mais a “cara” do time, deve optar por Alan Franco, que seria uma escolha que alteraria menos a forma do Atlético jogar. O equatoriano foi escolhido para entrar na vaga de Otávio no intervalo do jogo contra o Santos.
⏱️ Substituição no Atlético:
? Alan Franco
? Otávio#VamoGalo #GaloPaixãoNacional #CAMxSAN ??️— Atlético (@Atletico) August 27, 2023
Felipão esquece a base de novo
Na hora de citar os possíveis substitutos de Otávio, Felipão mais uma vez demonstrou que não conta muito com a base, como fez há pouco mais de uma semana ao responder sobre Mateus Iseppe. O treinador poderia ter lembrado do jovem Paulo Vitor, de 19 anos, que já estreou profissionalmente pelo clube e tem características defensivas, até por ter chegado na base do Galo como zagueiro.
Outro nome que podia ter entrado na “lista” de Felipão é de Rubens. O jovem subiu aos profissionais em 2021 e, em 2022, ganhou muitos minutos por sido deslocado para a lateral-esquerda para substituir o lesionado Guilherme Arana. Mas a posição de origem de Rubens é justamente a de volante. Ele também tem características diferentes das de Otávio, mas os números defensivos são seu forte. Mesmo sem jogar desde a chegada de Felipão, o jovem segue como um dos maiores ladrões de bola do Campeonato Brasileiro. Na base, ele chegou a ser líder de desarmes e artilheiro ao mesmo tempo, mostrando eficiência em todas as partes do campo.
Aparentemente, o treinador do Galo só vê Rubens como lateral-esquerdo, ou seja, reserva de Guilherme Arana, que não dá brecha para uma disputa na posição. O jovem tem realmente bom rendimento como lateral, mas nunca pôde demonstrar o que sabe na sua posição de origem.
Reencontro com Coudet e time pressionado, mas reserva
Encarar o Internacional no Beira-Rio nunca é um jogo fácil, independente da situação. Mas o Atlético tem algumas cartas na manga que pode utilizar para “facilitar” o jogo. A primeira é o reencontro com Eduardo Coudet, que deixou o Galo há três meses e assumiu o Colorado. Os jogadores do alvinegro assim tem alguma noção do que o time do argentino vai fazer em campo.
As outras cartas na manga são a pressão sobre o Internacional e a posição na tabela, mas um time que provavelmente será reserva contra o Atlético. O Colorado é o 13° colocado e está apenas quatro pontos na frente do primeiro time dentro do Z4. Apesar disso, o time que vai enfrentar o Galo deve ser o reserva, já que o Inter está nessa situação justamente por priorizar a Libertadores, e eles entram em campo nesta quarta (27) e na próxima (04) nas semifinais, contra o Fluminense. Ou seja, o jogo contra o alvinegro acontece entre os dois duelos decisivos.