‘Orgulho da Angola’, zagueiro Bastos aproxima o Botafogo de país africano
A Trivela conversou com a equipe da Televisão Público de Angola, que esteve no Brasil para produzir um especial sobre o zagueiro do Botafogo, ídolo do país
A nova era do Botafogo e o ótimo momento do time tem levado o clube para lugares até então pouco explorados. E o maior exemplo disso é o zagueiro Bastos.
Um dos destaques da posição na temporada do futebol brasileiro, o angolano voltou a ser convocado pela sua Seleção e tem levado as cores do Botafogo para o continente africano.
Com passagem pelo futebol europeu, inclusive pela tradicional Lazio, da Itália, Bastos é considerado um dos jogadores angolanos mais bem sucedidos da atual geração do país. No entanto, o zagueiro ficou três anos afastado da Seleção após criticar e questionar internamente a federação local.
Mas a ótima temporada pelo Botafogo fez os problemas do passado ficarem para trás e, desde agosto, o zagueiro tem sido constantemente convocado pela seleção da Angola — nesta Data Fifa ele está mais uma vez com o time angolano.
E o momento do zagueiro também reflete, é claro, na exposição do Botafogo no país africano.
Nas últimas semanas, uma equipe de reportagem da Televisão Pública de Angola (TPA) acompanhou a vida de Bastos no Rio de Janeiro. Para produzir uma matéria especial com o zagueiro, a TV estatal do país mandou um grupo de quatro profissionais para ficar cerca de duas semanas no Rio de Janeiro.
No último sábado, o grupo esteve no Nilton Santos para acompanhar a partida entre Botafogo e Cuiabá, pelo Campeonato Brasileiro. E a Trivela conversou com um dos jornalistas para entender o tamanho de Bastos para o futebol angolano.
— O Bastos para nós é um orgulho. É alguém que tem representado a bandeira da Angola de forma muito significativa. Sei que ele tem sido cariciado pelos brasileiros. E Bastos aqui no Botafogo se sente em casa pela entrevista que ele deu. O Bastos hoje é um membro da família da Botafogo. Isso pra nós é um orgulho – disse o jornalista Batista João, da TV Pública de Angola, à Trivela.
— Desejamos que ele continue sendo essa pessoa que ele é, muito humilde, entregue a família. Nós queremos que ele continue levando a nossa bandeira da Angola além das fronteiras. Bastos é um orgulho para nós e inspira muitos jovens – completou o repórter angolano.
Bastos levou o Botafogo para Angola
A passagem de Bastos pelo Botafogo, que pode terminar a temporada com os títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores, aumentou a exposição do clube na Angola.
De acordo com o jornalista da televisão pública do país, muitos angolanos passaram a se interessar pelo Botafogo após o zagueiro chegar ao clube. Bastos está no clube desde o meio de 2023, mas passou a atuar com frequência e virou titular em 2024.
— Antigamente nós quase que não ouvíamos falar do Botafogo. Mas com o incremento do Bastos no Botafogo, hoje nós conseguimos falar do Botafogo. Através do Bastos, uma boa parte da população angolana é adepta do Botafogo. Isso é muito grande. O Bastos atualmente serve de ligação entre a Angola e o Botafogo. O Botafogo nos dias de hoje tem muitos adeptos na Angola, que está amando o Botafogo – disse Batista João à Trivela.
Através do Google Trends, ferramenta que possibilita saber o número de pesquisas relacionadas a um determinado tema, é possível ver como as buscas por “Botafogo” aumentaram significativamente na Angola a partir do meio de 2023, quando Bastos foi contratado pelo Alvinegro, com picos de pesquisas no momento da sua contratação e quando ele voltou a ser convocado para a seleção, em julho deste ano.
Titular absoluto do Botafogo ao lado de Alexander Barboza, Bastos teve o seu contrato recentemente renovado com o clube. Agora, o vínculo do angolano com o clube vai até o fim de 2026. Mais tempo para o zagueiro seguir construindo a sua história no Botafogo e levando as cores da camisa alvinegra para a Angola.