Brasileirão Série A

Botafogo não consegue repetir o Palmeiras e deixa Brasileiro aberto

Em cenário parecido com o que o Palmeiras encontrou contra o Grêmio, o Botafogo parou na retranca do Cuiabá e ficou apenas no 0 a 0, no Nilton Santos

O Botafogo ficou apenas no 0 a 0 com o Cuiabá, no Nilton Santos, e desperdiçou a oportunidade de voltar a abrir seis pontos de vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. Em um cenário parecido com o que o Palmeiras encontrou contra o Grêmio, o Glorioso não conseguiu superar a retranca do time adversário e voltou a deixar o Brasileiro em aberto.

Assim como o Palmeiras, que martelou o Grêmio até conseguir o gol que garantiu a vitória no Allianz Parque, o Botafogo também pressionou o Cuiabá e criou muitas oportunidades de conseguir os três pontos. Mas, no fim, não conseguiu um gol salvador como o de Estevão.

O número de finalizações dos dois times é uma mostra de como Botafogo e Palmeiras buscaram muito a vitória nesta rodada. O Verdão teve 35 finalizações, enquanto o Botafogo teve 28. Mas ficou evidente, não só pela vitória, que o Palmeiras teve mais alternativas para buscar essas chances, obrigando o goleiro Marchesín, do Grêmio, a ser o grande nome do jogo, mesmo com a derrota.

Este também foi um indício do que Botafogo e Palmeiras terão nas últimas cinco rodadas do Campeonato Brasileiro. Com apenas quatro pontos separando as duas equipes — e um confronto direto no dia 26 de novembro, no Allianz Parque —, os dois times vão lutar arduamente por cada ponto nestes últimos jogos.

Como foi o empate do Botafogo com o Cuiabá

Desde os primeiros minutos do jogo no Nilton Santos, Botafogo e Cuiabá já mostraram como seria a partida. Enquanto o time de Artur Jorge tinha a bola e tentava atacar de todas as formas, o Cuiabá tentava ganhar todos os minutos possíveis, exagerando na cera e no antijogo.

Apesar da chuva e da cera, o Cuiabá não conseguiu esfriar o jogo e o Botafogo conseguiu criar oportunidades de abrir o placar ainda no primeiro tempo. Foram onze finalizações. Mas foram poucas as oportunidades claras. O goleiro Walter fez apenas duas defesas difíceis na primeira etapa.

No segundo tempo, o Botafogo conseguiu pressionar ainda mais o Cuiabá. A posse de bola, que já era alta, cresceu ainda mais e o time de Artur Jorge chegou a ter 75% do tempo com a bola.

Mas o Cuiabá conseguiu fechar bem a entrada da área — muitas vezes, com cinco ou seis jogadores. Com dificuldades para infiltrar na área do time adversário, o Botafogo exagerou nos cruzamentos para a área. Foram mais de 45 ao longo do jogo.

O técnico Artur Jorge buscou alternativas com Júnior Santos e Tiquinho Sores em campo, mas nem mesmo a dupla de ataque de 2023 somada com a dupla de 2024 conseguiu superar a defesa do Cuiabá. Até quando o goleiro Walter já estava batido no lance, o zagueiro Marlon apareceu para tirar em cima da linha uma finalização de Júnior Santos.

O empate sem gols com o Cuiabá, com uma atuação um tanto quanto abaixo do esperado, o time do Botafogo deixou o gramado do Nilton Santos sob algumas vaias, que logo foram superadas por aplausos de apoio.

 

Como fica a situação do Botafogo

Com o empate com o Cuiabá, o Botafogo foi aos 68 pontos e, agora, tem quatro de vantagem sobre o Palmeiras. O time de Artur Jorge volta a campo apenas no dia 20 de novembro, após a Data Fifa, contra o Atlético-MG, adversário da final da Copa Libertadores, mas pela 34ª rodada do Brasileiro, na Arena MRV.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo