A correta indignação de Artur Jorge, do Botafogo, com os desfalques causados pelo calendário da CBF
Na luta pelo título do Brasileiro, o Botafogo pode ficar sem seis jogadores para a próxima partida contra o Atlético-MG, um dia após a Data Fifa
O técnico Artur Jorge está no comando do Botafogo desde abril. E o português, com razão, ainda se mostra indignado com a possibilidade de perder jogadores convocados para as respectivas seleções durante as Datas Fifas da temporada.
O fato de isso acontecer na reta final do Campeonato Brasileiro, com equipes decidindo o seu futuro na temporada, deixou Artur Jorge ainda mais indignado.
Neste sábado (9), após o empate sem gols com o Cuiabá, no Nilton Santos, o técnico comentou sobre o planejamento para a partida contra o Atlético-MG, pelo Brasileirão, que acontece em 20 de novembro, um dia após a Data Fifa, com rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo.
— Temos jogadores influentes e importantes para nós, para aquilo que é a Data Fifa. Já falei sobre isso também, sobre a questão, me parece um absurdo ter um jogo após as seleções jogarem. Portanto, temos jogadores espalhados por este continente afora e com menos de 24 horas ou 24 horas para tentar chegar ao jogo seguinte.
— Isto vai ter impacto e influência naquilo que vai ser as minhas opções para o jogo do Atlético Mineiro? Sim, vai, obviamente. Se todos jogarem ou se darem o contributo para as suas seleções, fica o Botafogo privado de poder ter esses jogadores ou pelo menos na sua plenitude para o jogo que vai ter de extrema importância. Estou a falar disto nos últimos cinco jogos do campeonato, não estou a falar nos primeiros cinco. Nós conseguimos ter uma equipe que luta pelo título e é condicionada e privada de jogadores porque têm os jogos de seleção no dia anterior ao seu jogo. Isto para mim é um absurdo, é só a minha opinião – completou o técnico português.
Para esta partida, o Botafogo pode ter seis desfalques devido às convocações para seleções. E cinco desses seis jogadores são titulares da equipe do português: Luiz Henrique e Igor Jesus (Brasil), Bastos (Angola), Thiago Almada (Argentina) e Savarino (Venezuela). O outro convocado é o reserva Gatito Fernández (Paraguai).
Mas esse, é claro, não é um problema apenas do Botafogo. O próprio Atlético-MG, adversário do dia 20 de novembro, na Arena MRV, também teve jogadores convocados: Guilherme Arana (Brasil), Eduardo Vargas (Chile), Junior Alonso (Paraguai) e Alan Franco (Equador).
O Palmeiras, que disputa o título do Campeonato Brasileiro com o Botafogo, também vai perder jogadores para a partida da 34ª rodada, contra o Bahia, na Arena Fonte Nova. A equipe paulista teve o atacante Estevão (Brasil), o goleiro Weverton (Brasil), o zagueiro Gustavo Gómez (Paraguai) e o volante Richard Ríos (Colômbia) convocados.
Qual o plano do Botafogo para a Data Fifa?
O Botafogo não divulgou o planejamento do clube para o período da Data Fifa, mas o clube costuma dar folgas nos primeiros dias dos períodos sem jogos, em uma espécie de troca pelo esforço que tem sido feito pelos jogadores neste segundo semestre da temporada.
O técnico Artur Jorge pouco roda o time titular e aposta na sequência dos onze titulares neste momento decisivo do ano.
Agora, com cinco jogos para o fim do Campeonato Brasileiro e uma final de Copa Libertadores no caminho, os planos do clube não devem mudar, como revelou o próprio Artur Jorge.
— Sobre aquilo que é a programação que nós temos para esta parada de Data Fifa. É muito idêntico ao que nós temos feito também nas datas anteriores. A programação foi feita e nós, estrutura, os jogadores, estão identificados com tudo aquilo que é este período e aquilo que vamos fazer para que possamos ter, como disse, este próximo ciclo de cinco jogos de campeonato, mais a final da Libertadores, de correspondência das expectativas e, acima de tudo, das exigências que isso nos traz. É essa a programação e a planificação que temos. Para este último mês de temporada — finalizou o técnico Artur Jorge.