Brasileirão Série A

Com zagueiro angolano Bastos, Botafogo encerra contratações em 2023

Depois de uma longa burocracia, o Botafogo, enfim, anunciou a chegada do zagueiro Bastos, que já passou pela Lazio e estava na Arábia Saudita

O Botafogo anunciou, nesta terça-feira, o seu último reforço para o restante da temporada. Trata-se do zagueiro angolano Bastos. Sem clube desde julho, quando deixou o Al-Ahli, da Arábia Saudita, o jogador de 31 anos chega para compor o elenco do técnico Bruno Lage. Com o defensor, o Glorioso encerra o ciclo de contratações para 2023.

O zagueiro já estava acertado com o Botafogo há cerca de um mês. No entanto, por questões burocráticas, ele precisava do visto imigratório para poder embarcar para o Brasil. Assim, demorou para poder viajar ao Rio de Janeiro. Ele assinou um contrato válido até o fim de 2024.

Bastos foi o quinto reforço do Botafogo neste meio de temporada. Antes dele, também chegaram os atacantes Diego Hernández, Valentín Adamo e Diego Costa, e o lateral-direito Mateo Ponte. Por estar sem clube, o angolano pôde chegar ao clube depois do fim da janela de transferências.

Bastos chegada para suprir a ausência do equatoriano Luís Segovia, que foi pouco aproveitado e acabou emprestado ao RWD Molenbeek, clube da Bélgica que também pertence a John Textor, dono da SAF do Botafogo. Ele deve ser reserva de Cuesta, pelo lado esquerdo da zaga.

Quem é Bastos, o novo zagueiro do Botafogo

Revelado pelo Petro Luanda, da Angola, Bastos se transferiu para o Rostov, da Rússia, em 2013, aos 22 anos. Ele se destacou pelo clube russo e foi comprado pela Lazio, da Itália, em 2016. O clube de Roma pagou cerca de 6,5 milhões de euros pelo jogador (cerca de R$ 33,3 milhões em valores corrigidos). Foram quatro temporadas no futebol italiano, com 94 partidas e nove gols marcados. Mesmo tendo a perna direita como a preferencial, foi na Lazio que ele se destacou também atuando na lateral-esquerda.

Depois da Lazio, Bastos passou pelo Al-Ain, da Arábia Saudita, e novamente pelo Rostov, da Rússia, antes de ir para o Al-Ahli, seu último clube. Ele também disputou duas Copas Africanas de Nações com a seleção de Angola, em 2013 e 2019.

Anúncio de Bastos teve música especial

O Botafogo anunciou a contratação de Bastos com uma música especial. O clube produziu uma música em parceria com o cantor angolano Evan Maurilio, que também é torcedor alvinegro. Ele é o mesmo autor das músicas “Embalado” e “É estrela”, também em referência ao Botafogo.

A música feita para Bastos chama-se “O Palanca-Negra é Alvinegro”. Palanca-negra é um animal encontrado na África oriental e é o símbolo da seleção de Angola.

Veja os reforços do Botafogo em 2023

Com Bastos, o Botafogo contratou 11 jogadores para o elenco profissional de olho na temporada de 2023. Relembre quem foram os reforços.

  • Di Plácido (lateral-direito, Lanús-ARG);
  • Marlon Freitas (volante, Atlético-GO);
  • Luís Segovia (zagueiro, Independiente Del Valle-EQU);
  • Carlos Alberto (atacante, América-MG);
  • Júnior Santos (atacante, Fortaleza);
  • Matías Segovia (atacante, Guaraní-PAR);
  • Diego Hernández (atacante, Montevideo Wanderes-URU);
  • Valentín Adamo (atacante, Progresso-URU);
  • Diego Costa (atacante, sem clube);
  • Mateo Ponte (lateral-direito, Danúbio-URU);
  • Bastos (zagueiro, sem clube);
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo