De olho no mercado sul-americano, Botafogo apresenta dois jovens uruguaios
Depois de Segovinha e Diego Hernández, Botafogo aposta no lateral-direito lateral-direito Mateo Ponte e no atacante Valetín Adamo
O Botafogo deu, nesta sexta-feira, mais uma prova de que está atento ao mercado sul-americano. Nesta tarde, o Glorioso apresentou o lateral-direito Mateo Ponte e o atacante Valetín Adamo. Respectivamente com 20 e 21 anos, os jogadores chegam para compor o elenco e, mais do que isso, representam o planejamento do clube para o futuro – pensando no futebol e no financeiro.
Ponte e Adamo foram negocaições feitas por valores relativamente baixos e com grande potencial de lucro no futuro. Pelo lateral-direito, um dos destaques do Uruguai na conquista da Copa do Mundo Sub-20, o Botafogo pagou 2 milhões de dólares (R$ 9,4 milhões) ao Danubio. Já pelo atacante, que estava no Progresso e pertencia ao River Plate (URU), o clube carioca desembolsou R$ 1,5 milhão por 80% dos direitos econômicos do atleta. Valentín fez nove gols em 19 partidas nesta temporada.
Os dois não são os primeiros que chegam ao Botafogo em situação parecida. Nesta temporada, o Botafogo contratou o paraguaio Matías Segovia, do Guaraní (PAR), e o atacante uruguaio Diego Hernández, do Montevideo Wanderers. Os atacantes têm, respectivamente, 20 e 23 anos. Segovinha, como é conhecido, já ganhou espaço no elenco e tem sido utilizado com frequência por Bruno Lage.
Bem-vindos ao estádio mais bonito do mundo! 🏟️⭐️ #VamosBOTAFOGO
📸Vítor Silva/ BFR pic.twitter.com/f5N55jxVsx
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 11, 2023
No último ano, o Botafogo ampliou a observação do mercado sul-americano. A ideia do clube é, inclusive, ter olheiros fixos em alguns países do continente. Além disso, o clube também observa o mercado nacional. Na Copinha deste ano, por exemplo, o Glorioso enviou uma equipe reforçada de scouts, analytics e captação para trabalhar durante a competição em São Paulo.
Mateo Ponte fala sobre motivos de escolher o Botafogo
Além do bom momento do clube e do time, o Botafogo ainda chama a atenção pelo seu histórico. Foi o que ressaltou o uruguaio Mateo Ponte. Ao ser apresentado, o lateral-direito explicou os motivos de ter aceitado a proposta do clube carioca, que também tem
– Quando falaram da oferta, eu quis vir para cá pela história que tem o Botafogo , pelo tamanho e pelas coisas que está lutando para conquistar. Sei que gostam muito dos uruguaios, nos sentimos em casa. Estou com muita vontade de começar esse caminho juntos e ir com tudo nesse torneio – afirmou Mateo Ponte.
Ponte estreou como profissional pelo Danubio em 2020, ainda com 17 anos. Na atual temporada, no entanto, ele disputou apenas sete jogo com o time principal do Danubio. Mas, principalmente, pelos compromissos com a seleção uruguaia sub-20. Assim, ele falou sobre a sua adaptação ao futebol profissional.
– Estou me adaptando ao futebol do Brasil, que é muito diferente do Uruguai. Minha carreira é recente, mas somos profissionais desde o Uruguai. Estou lidando bem com as mudanças.
Adamo comenta possibilidade de jogar com Tiquinho Soares
Valentin Adamo chega ao Botafogo como mais uma alternativa para o ataque. Aliás, ele chega justamente no momento em que o Glorioso perdeu, por pelo menos um mês, o seu principal jogador da posição: Tiquinho Soares. E a possibilidade de suprir a ausência do camisa 9 e até de jogar junto com ele foi exaltada pelo uruguaio nesta sexta-feira.
– Eu vinha jogando no Uruguai, tive uma semana livre, mas segui treinando porque sabia da possibilidade de vir para cá e tinha estar preparado. É uma mudança, e como toda tem um processo de adaptação. Me encontrei com Tiquinho, perguntei como estava da lesão. Me recebeu da melhor maneira. É um jogador que eu já vinha vendo e sei que posso aprender muito treinando e jogando com ele – afirmou Adamo, antes de completar.
– No Uruguai eu jogava com um centroavante experiente, um atacante forte e não vejo problema em jogar junto com ele (Tiquinho) – disse o novo camisa 71 do Botafogo.
Bem-vindo, Valentín! 🫱🏾🫲🏽🇺🇾🔥 #VamosBOTAFOGO
📸 Vítor Silva/ BFR pic.twitter.com/bo4QHxAZ45
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 11, 2023