Maycon chega aos 200 jogos em alta, pegando carona na boa fase do Corinthians de António Oliveira
Filho do Terrão, Maycon agora tem desempenhado papel fundamental na liderança do grupo após saídas dos medalhões

Assim que entrou em campo para atuar na partida de quinta-feira (22), diante do Cianorte pela Copa do Brasil, Maycon alcançou a marca de 200 jogos com a camisa do Corinthians. Filho do Terrão, o meio-campista ganhou maior destaque em 2016, e agora vem assumindo uma papel de liderança no time para a temporada.
Através das redes sociais, Maycon comemorou a marca e também recebeu uma homenagem do clube, que prepara a entrega de uma camisa e uma placa comemorativa na partida deste domingo (25) contra a Ponte Preta, diante da sua torcida, na Neo Química Arena.
Maycon – 200 vezes com a camisa do Timão! ??️#VaiCorinthians#Maycon200Jogos pic.twitter.com/ohyEmUZILJ
— Corinthians (@Corinthians) February 23, 2024
Maycon teve começo de ano conturbado, mas começa retomada com o time
Mesmo após uma grande refomulação no clube, Maycon ficou no Corinthians para 2024. A continuidade do meio-campista foi um pedido do ex-treinador Mano Menezes, que viu no jogador características e pontos mais que essenciais para integrar o elenco e assumir a posição de liderança no vestiário depois da aposentadoria de Fábio Santos, e as saídas de Gil, Giuliano e Renato Augusto. E é exatamente isso que tem acontecido.
Com um elenco jovem, que em sua maioria vieram da base como ele, e outras peças recém-chegadas de outros clubes de dentro e de fora do país, a confiança do time em Maycon ficou clara quando o camisa sete do Timão foi escolhido como “novo” cobrador de pênaltis da equipe, função desempenhada por anos por Fábio Santos.
Mas antes de chegar a esse momento positivo vivido nas últimas semanas, o meio-campista precisou lidar com a pressão precoce sofrida pelo clube, e com um caminhão de críticas – justas – sobre seu desempenho dentro do campo de jogo. Tal como todo o elenco do Corinthians em 2023, Maycon colecionou atuações abaixo do que pode apresentar e não conseguia contribuir para solidificar o meio-campo alvinegro.
Desde a chegada de António Oliveira, há cerca de 15 dias, o Timão começou a viver dias menos conturbados e a conseguir resultados favoráveis. Com o português no comando, o time está invicto: são três vitórias, e um empate (heróico). Além disso, o Corinthians está classificado para a segunda fase da Copa do Brasil, e busca o mesmo resultado no estadual. Caso some os três pontos no próximo domingo (25) diante da Ponte Preta, o Timão pode encostar na vice-liderança do seu grupo no Paulistão.
Maycon voltou por conta da guerra e teve empréstimo renovado pelo Shakhtar Donetsk
Maycon deixou o Corinthians para defender o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O meia retornou ao Timão, em 2022, quatro anos depois da sua saída, por conta da guerra entre o país e a Rússia. O jogador utilizou a cláusula da Fifa para conflitos e conseguiu assinar o contrato por empréstimo, que teria sido encerrado em dezembro de 2023. Contudo, depois das tratativas entre os clubes, o contrato foi estendido por mais um ano. O meio-campista tem contrato com a equipe ucraniana por duas temporadas – 2025 e 2026 -, o Shakhtar ainda detém os direitos econômicos do jogador
Números e títulos com a camisa do Corinthians
Formado na base do Corinthians, Maycon foi promovido ao elenco principal em 2016, depois de ser destaque, e campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Até deixar o clube no fim de 2018, o meia disputou 107 jogos e conquistou três campeonatos com a camisa alvinegra: o Brasileirão de 2017 e os Campeonatos Paulistas de 2017 e 2018. Este últimoconquistado sobre o Palmeiras em pleno Allianz Parque. A penalidade derradeira ficou eternizada nos pés de Maycon, que bateu e entrou para a história do dérbi ao consolidar um título alvinegro no estádio do arquirrival.