Como fica a situação de Matheuzinho no Flamengo depois de empréstimo frustrado ao Corinthians
Flamengo e Corinthians tinham acordo para empréstimo de Matheuzinho, mas negócio melou, e o lateral chega ao Rio nesta quarta-feira (24)
A novela entre Flamengo e Corinthians por Matheuzinho chegou ao fim na última terça-feira (23), quando Augusto Melo, presidente do Timão, confirmou às partes que não prosseguiria nas conversas. Os times tinham chegado em um acordo pelo empréstimo do atleta, mas os paulistas voltaram atrás e exigiram condições, que não foram flexibilizadas pelo Rubro-Negro. Agora, o lateral direito retorna ao Ninho do Urubu.
Matheuzinho é aguardado no Ninho do Urubu nesta quarta-feira (24) para ser reintegrado ao elenco e participar da preparação visando os próximos compromissos do Campeonato Carioca. Mas como ficará a situação dele no Flamengo? A Trivela explica.
Condições frustradas
Corinthians e Flamengo tinham costurado um acordo pela transferência de Matheuzinho por empréstimo, mas, depois de conversar com Rubão, diretor de futebol, Augusto Melo não assinou o termo, que era muito interessante para o Rubro-Negro. O contrato não tinha opção de compra, nem taxa de vitrine, e permitia que o clube carioca chamasse o lateral de volta no momento que desejasse.
Matheus França, mais conhecido como Matheuzinho, do Flamengo, já treina com a equipe do Corinthians, mesmo sem ter sido anunciado oficialmente.
— Goleada Info (@goleada_info) January 20, 2024
Depois de identificar os “furos” no contrato, o Corinthians tentou fixar uma opção de compra de 6 milhões de euros, mas o Flamengo exigiu quase o dobro e não houve acordo. O Timão também desejava taxa de vitrine de 20% sob o valor de uma possível venda, além da retirada da cláusula de retorno a qualquer momento. Ambos os pedidos foram recusados e as conversas, encerradas.
Jogador via com bons olhos os novos ares no Corinthians
O lateral estava muito animado com a possível ida para o Corinthians. Com o avanço das negociações, Matheuzinho foi liberado pelo Flamengo para viajar à São Paulo e vestir a camisa do Timão em treinos no CT Joaquim Grava. O jogador participou de nove dias de atividades, incluindo uma aberta à torcida, no último sábado (20), véspera da estreia no Campeonato Paulista, mas deu tudo errado.
Não apenas o ambiente de um clube gigante animava o atleta, mas, também, uma mudança de identidade. A alcunha de Matheuzinho, presente desde a época de Londrina, que o levou ao Flamengo, daria lugar à Matheus França. O processo faria parte de uma nova imagem do lateral, mais maduro, experiente e com fome de se tornar o melhor da sua posição no futebol brasileiro.
O jogador também passou por conversas com coach focado na preparação mental, além de estudos específicos para melhorar a performance técnica ou tática. Não é como se isso tivesse sido em vão, pelo contrário, o beneficiado será o atleta, mas o fim da negociação impediu que Matheuzinho desse um novo passo na carreira como profissional.
E agora?
O Flamengo não queria — e nem quer — se desfazer de Matheuzinho. O objetivo do empréstimo era justamente de dar rodagem ao jovem lateral para que ele, no futuro, pudesse retornar ao Flamengo em alta para ajudar no time principal. O próprio Tite confirmou, durante entrevista coletiva, que pediu ao departamento de futebol do Rubro-Negro para não se desfazer do jogador.
— Falei para a direção: “Não se desfaça do Matheus”. É jogador que vai crescer bastante, assim como Varela, tendo continuidade, está produzindo bem em uma concorrência com o Wesley — disse, após a vitória por 4 a 0 sobre o Audax, pelo Campeonato Carioca.
A questão é que, no momento, Matheuzinho é apenas a terceira opção para a lateral direita, atrás de Varela e Wesley. Será difícil conseguir minutos na concorrida posição, ainda que o uruguaio tenha tudo para ser convocado para a Copa América e perca diversos jogos no meio da temporada.
Por isso, a Trivela apurou que o Flamengo não descarta novo negócio por empréstimo pelo jogador, se chegar uma oferta vantajosa para todos os lados. Matheuzinho disputou apenas 24 jogos pelo Rubro-Negro em 2023, tendo em vista a fratura na tíbia, sofrida no início da temporada, além da ascensão do jovem Wesley à titularidade.