Lucas Moura já transforma em história os quatro meses que terá pelo São Paulo
Lucas corresponde e até supera expectativas e é herói da vaga do São Paulo sobre o Corinthians na Copa do Brasil

O apito final soa, quase inaudível em um Morumbi lotado, para decretar a classificação do São Paulo à final da Copa do Brasil, e a reação de Lucas Moura é instantânea. O atacante se ajoelha às lágrimas no gramado para agradecer aos céus pela vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, no Majestoso da última quarta-feira (16). A emoção de quem retornou ao clube do coração após 11 anos para ficar apenas quatro meses em um contrato até o fim do ano. E que precisou de bem menos tempo para escrever história pelo Tricolor.
O São Paulo está de volta a uma final de Copa do Brasil após 23 anos. E muito graças a Lucas. Ele comandou a classificação são-paulina como um diferencial do qual a equipe precisava tanto dentro quanto fora de campo para reverter a derrota por 2 a 1 para o Corinthians em Itaquera no jogo de ida. Uma referência de liderança tanto técnica quanto anímica que levou apenas três partidas para mudar os rumos do clube.
Só quem é MUITO São Paulo entende esse sentimento! #VamosSãoPaulo ?? pic.twitter.com/oaU3s4Aj74
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 17, 2023
No jogo decisivo, o camisa 7 apareceu não só para atender, mas até para superar uma expectativa sobre si que já era alta. Liderou o time para superar o rival e ainda marcou o gol da classificação, em uma jogada que começou em seus pés e acabou em sua cabeça para vencer Cássio. Tudo isso, duas semanas após ser anunciado como reforço do clube. Explicadas, assim, as lágrimas.
– Por tudo o que envolveu o jogo, a tensão nos minutos finais. E quando o juiz apita, é emoção pura. Deu certo nosso trabalho, a dedicação. E tudo o que envolveu o meu retorno, poder voltar para o São Paulo depois de todo tempo, vestir essa camisa numa semifinal. Muito especial. Por isso, não teve como explicar a emoção – disse o atacante, na zona mista do Morumbi.
“Guerra” na final
Lucas agora está a dois jogos de fazer ainda mais história com a camisa são-paulina na busca por um título inédito para o clube. E alguém acostumado a conquistar pelo São Paulo sabe bem o peso e o tamanho dos dois jogos contra o Flamengo na final da Copa do Brasil.
O camisa 7, aliás, foi o único representante do clube a projetar a decisão ainda no Morumbi. O atacante foi o último a passar pela zona mista do estádio, já com a classificação rubro-negra sobre o Grêmio decretada.
– Dá para imaginar um jogo tão difícil como foi hoje. Uma guerra. Final é sempre complicado, o Flamengo é uma equipe muito qualificada. A gente vai trabalhar bem, e tenho certeza que o Dorival vai preparar uma boa estratégia para esse jogo. Está aberto. Vamos dar tudo de nós para alcançar esse título – projetou o atacante.
Lucas já projeta a final contra o Flamengo: “Vai ser uma guerra” pic.twitter.com/Cf6cgqluer
— Eduardo Deconto (@eduardodeconto) August 17, 2023
Em um duelo de igual para igual, Lucas conta não só com a sua experiência em duelos decisivos, mas também com o currículo do técnico Dorival Júnior. O treinador está invicto há 17 mata-matas e conhece muito bem o Flamengo. O técnico foi campeão da Copa do Brasil e da Libertadores pelo Rubro-Negro em 2022.
– O Dorival é um treinador experiente. Isso pode ajudar um pouco, mas do outro lado tem jogadores qualificados. Vai ser uma final interessante entre duas grandes equipes – disse o camisa 7
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Bi na Sul-Americana também é sonho
A Copa do Brasil não é o único caminho em que o atacante pode voltar a fazer história pelo São Paulo. A outra possibilidade, aliás, surge como uma chance de repetir o que já escreveu pelo clube. Campeão da Sul-Americana de 2012 como capitão na final contra o Tigre, o camisa 7 será reforço da equipe no duelo com a LDU, do Equador, nas quartas de final. Assim como James Rodríguez.
Com a classificação às quartas, ambos estão inscritos na competição que também serve de alternativa ao São Paulo para ser campeão em 2023. O Tricolor enfrenta a equipe equatoriana no duelo de ida das quartas na próxima quinta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), no Estádio Casablanca. A volta será no dia 31, também às 19h, no Morumbi.
Obras de arte! ⚽️⚽️#VamosSãoPaulo ??
? Gutierre Filmes pic.twitter.com/yZX3P5cg2v
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 17, 2023
Finais da Copa do Brasil
O São Paulo enfrentará o Flamengo na final da Copa do Brasil. Os duelos serão disputados em dois domingos: nos dias 17 e 24 de setembro. Os mandos de campo da grande decisão ainda não estão definidos.