Lado B de Brasil

Athletic Club e Ferroviária deram grandes passos em busca do acesso à Série C

A Série D chegou às quartas de final, que definem os quatro acessos à terceirona, com as partidas de ida neste final de semana

A Série D do Campeonato Brasileiro atravessa dias decisivos. Teve início neste final de semana as quartas de final do torneio, fase que define os quatro times promovidos para a Série C de 2024. E alguns clubes se anteciparam pelo acesso logo na ida. O Athletic Club conseguiu uma excelente vitória sobre o Bahia de Feira e poderá resolver sua situação diante da torcida em Minas Gerais. De maneira parecida, a Ferroviária ganhou em Araraquara e jogará pelo empate contra o Sousa, na Paraíba. Nas outras partidas, dois empates, com vantagem para Ferroviário e Portuguesa da Ilha nas decisões em casa contra Maranhão e Caxias, respectivamente.

Abaixo, um resumão do final de semana na Série D. E se os futuros promovidos estão próximos do céu, vale o registro do inferno que alguns times da Série C viveram nos últimos dias: Manaus e América de Natal foram rebaixados à quarta divisão para 2024, com o término da fase de classificação da terceirona. Altos e Pouso Alegre tinham caído anteriormente. Na fase decisiva da Série C, o Grupo B contará com Operário-PR, Brusque, São José-RS e São Bernardo. Já o Grupo C terá Volta Redonda, Amazonas, Botafogo-PB e Paysandu. Apenas os dois primeiros de cada quadrangular sobem para a Série B de 2024.

Bahia de Feira 0x2 Athletic Club

O Athletic Club conseguiu o melhor resultado do final de semana na Série D, ao derrotar o Bahia de Feira por 2 a 0 na Arena Cajueiro. A situação é excelente para o clube de São João del-Rei, que decidirá em Minas Gerais a segunda partida e pode ser derrotado até por um gol de diferença. A partida acontecerá no Mineirão, por conta das limitações na capacidade do estádio do Athletic.

O primeiro tempo pendeu ao Bahia de Feira, que teve as melhores oportunidades, mas não estava com a pontaria em dia e também parou nas ótimas defesas do goleiro Glauco. Assim, o placar zerado beneficiou o Athletic num ótimo segundo tempo. O primeiro gol veio aos 15 minutos, numa enfiada sensacional de Douglas Pelé para a conclusão de Brandão. Glauco manteve a vantagem na meta dos mineiros, até que o segundo gol viesse aos 36. Douglas Pelé sofreu pênalti e Brandão fez mais um. Na reta final, apesar da pressão do Tremendão por pelo menos um gol, Glauco terminou de se consagrar.

Ferroviária 1×0 Sousa

A Ferroviária também construiu vantagem na primeira partida, mas não é um resultado tão seguro ainda. Os grenás derrotaram o Sousa por 1 a 0 dentro da Arena da Fonte Luminosa, quebrando a invencibilidade de dez partidas do Dino. Assim, a Locomotiva precisará definir sua vida na Paraíba, com vantagem do empate para o reencontro. O jogo ocorrerá no domingo, no Estádio Marizão.

A Ferroviária teve um início de partida mais forte e criou as melhores oportunidades. Levou um tempo para o Sousa ameaçar o goleiro Saulo. Porém, a Locomotiva conseguiu construir o resultado ainda na primeira etapa. Aos 37 minutos, Vítor Barreto cruzou e Pilar escorou de carrinho no segundo pau, para o fundo das redes. Antes do intervalo, o Dino ainda teve boa chance de empatar. Já no segundo tempo, os paulistas rondaram o segundo tento de início. Só depois o Sousa tentou responder, mas Saulo voltou a ser importante para evitar os riscos aos grenás.

Caxias 1×1 Portuguesa da Ilha

A Portuguesa da Ilha vai poder usufruir do mando de campo por ter a melhor campanha nas fases anteriores. A Zebra viajou ao Rio Grande do Sul e empatou com o Caxias por 1 a 1 no Estádio Centenário. A Lusa chegou mesmo a abrir o placar, antes de ceder a igualdade. Os cariocas poderão atuar no Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador, depois da intervenção junto à CBF – que proibia o local. O duelo ocorrerá no próximo sábado.

A Portuguesa conseguiu fazer bem o seu jogo no início da partida. Fechou os espaços na defesa e conseguiu o primeiro gol aos 15 minutos. Anderson cruzou da esquerda e o artilheiro Marcelo Toscano estava pronto para conferir dentro da área. No entanto, o Caxias melhorou e empatou aos 41. O tento veio num pênalti convertido por Eron. O segundo tempo continuou com a iniciativa dos gaúchos, mas a defesa da Lusa conseguiu controlar a situação e os visitantes ainda levavam perigo nos contragolpes. Yuri incomodou bastante. Do outro lado, os anfitriões insistiram nas bolas alçadas e não tiveram sucesso.

Maranhão 1×1 Ferroviário

Dono da melhor campanha da Série D até o momento, o Ferroviário precisará decidir em casa para garantir o acesso de volta à terceira divisão. Os cearenses visitaram o Castelão de São Luís e ficaram no empate contra o Maranhão por 1 a 1. O Bode saiu em vantagem diante de sua torcida e apenas na reta final do segundo tempo que o Tubarão da Barra aliviou o prejuízo. A partida de volta ocorre no próximo domingo, dentro do Presidente Vargas, em Fortaleza.

O Ferroviário teve um início melhor na partida e parou no goleiro Moisés, do Maranhão. Levou um tempo para que os maranhenses melhorassem e conseguissem abrir a contagem. O gol quadricolor pintou aos 33 minutos. Jorge cruzou, Passira aparou na linha de fundo e Ronald apareceu na área para conferir. O Bode ainda ficou a ponto de ampliar antes do intervalo. Na segunda etapa, o Ferroviário partiu para a pressão, mas seguia com dificuldades para superar o goleiro Moisés. Quem apareceu decisivamente para os cearenses foi o veterano Ciel, insaciável aos 41 anos. Anotou um gol anulado por impedimento e depois fez para valer, aos 31 minutos. Gabryel serviu o passe e o atacante, após o rápido domínio, definiu no ângulo. No final, o Ferrão seguiu com a bola, mas não conseguiu virar.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo