Lado B de Brasil

Confira os grupos da Série D 2021, divulgados neste final de semana

A Série D já traçou seus primeiros caminhos para a edição de 2021. Neste sábado, aconteceu a definição dos grupos da quarta divisão nacional. A etapa principal do torneio é regionalizada e conta com a participação de 64 equipes, divididas em oito chaves. Os quatro melhores colocados se classificam aos mata-matas, onde os times se pegam até os últimos quatro sobreviventes carimbarem o acesso à Série C.

Vale lembrar que a Série D ainda conta com uma fase preliminar, que aponta os quatro últimos times garantidos na fase de grupos. Em 2021, os confrontos serão: Santana-AP x GAS-RR, Tocantinópolis-TO x Picos-PI, Real Ariquemes-RO x Brasiliense-DF, Aquidanauense-MS x Rio Branco-ES. Essas equipes se encararão em jogos de ida e volta, com os vencedores avançando às chaves definidas neste final de semana.

Na fase de grupos, há algumas chaves bem interessantes. O Grupo A3 terá os clássicos ABC x América de Natal e Campinense x Treze, além do Salgueiro. No Grupo A7, a atração é o retorno da Portuguesa às competições nacionais, numa disputa cascuda contra Bangu, Boavista, Cianorte, Inter de Limeira, Madureira, Santo André e São Bento. Já os times do Sul se concentram no Grupo A8, com Caxias e Joinville entre as camisas mais pesadas.

Abaixo, os times por grupo. Vale conferir também o ótimo trabalho da Revista Série Z na cobertura especializada da Série D. As preliminares da Série D se concentram em maio, com o início da fase de grupos em junho. Já o acesso acontecerá em outubro, durante as quartas de final.

Grupo A1 – Penarol-AM, Fast Clube-AM, Ypiranga-AP, Castanhal-PA, Galvez-AC, Atlético-AC, São Raimundo-RR e Santana-AP / GAS-RR.

Grupo A2 – Imperatriz-MA, Palmas-TO, Guarany-CE, Paragominas-PA, Juventude-MA, 4 de Julho-PI, Moto Club-MA e Tocantinópolis-TO / Picos-PI.

Grupo A3 – Treze-PB, ABC-RN, América-RN, Salgueiro-PE, Sousa-PB, Atlético-CE, Caucaia-CE e Campinense-PB.

Grupo A4 – Bahia de Feira-BA, Sergipe-SE, Itabaiana-SE, Juazeirense-BA, Retrô-PE, Murici-AL, ASA-AL e Atlético-BA.

Grupo A5 – União Rondonópolis-MT, Porto Velho-RO, Jaraguá-GO, Gama-DF, Goianésia-GO, Aparecidense-GO, Nova Mutum-MT e Real Ariquemes-RO / Brasiliense-DF.

Grupo A6 – Caldense-MG, Boa-MG, Águia Negra-MS, Ferroviária-SP, Uberlândia-MG, Patrocinense-MG, Rio Branco de Venda Nova-ES e Aquidanauense-MS / Rio Branco-ES

Grupo A7 –  Bangu-RJ, Santo André-SP, Portuguesa-SP, Cianorte-PR, Boavista-RJ, São Bento-SP, Inter de Limeira-SP e Madureira-RJ.

Grupo A8 – Aimoré-RS, Marcílio Dias-SC, Rio Branco-PR, Esportivo-RS, Cascavel-PR, Joinville-SC, Juventus-SC e Caxias-RS.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo