Juan renasce com gol e mostra que pode ser sombra a Calleri enquanto São Paulo não busca reforço
Atacante ganha pontos após marcar na vitória sobre o Água Santa, mas São Paulo ainda contratará centroavante

O treinador era Dorival Júnior, o ano era 2023, e o São Paulo já buscava um centroavante para ser alternativa a Calleri no elenco. Nada mudou desde então. Passados sete jogos sob o comando de Thiago Carpini em 2024, o clube se mantém atento às oportunidades de mercado para contratar um jogador que possa fazer sombra ao camisa 9 titular. Até que o desejo vire realidade, cabe a Juan cumprir esse papel.
E o garoto acaba de dar uma amostra de que, por ora, é capaz de segurar as pontas na ausência do argentino. O atacante encerrou um jejum de 29 jogos e mais de sete meses sem gols, ao marcar na vitória por 3 a 0 sobre o Água Santa, na última quarta-feira (7), no MorumBIS, pelo Campeonato Paulista.
Juan não marcava desde 27 de junho de 2023. Na ocasião, ele fez um dos gols da vitória por 2 a 0 sobre o Tigre, na Copa Sul-americana. O gol na última terça não só encerrou uma seca tão incômoda, como também serviu para mostrar a Carpini que ele pode dar conta do recado enquanto um novo centroavante não chega. Contra o Água Santa, o atacante começou no banco de reservas e entrou na segunda etapa para definir a partida.
– A gente tirar a referência foi muito pelo que a gente conhece do Água Santa. Então, a gente optou por isso pelo que enfrentaríamos contra o Água Santa. E hoje (terça) a primeira mexida foi o Juan. Fiquei muito feliz com o gol dele. Essa situação de perder alguns gols estava incomodando. Eles procuram se ajudar o tempo todo, como grupo sólido, eu vi como eles ficaram felizes com o gol do Juan. A gente ganha uma certa tranquilidade para ser o mais assertivo possível, para poder descansar o Calleri. Até para ele ter uma sombra – disse Carpini após a partida.
Carpini, aliás, era um dos mais felizes com o gol marcado pelo jovem revelado em Cotia. O treinador optou por usar time quase todo reserva contra o Água Santa justamente para observar novas alternativas em seu elenco. Juan “aprovou” no teste para receber novas oportunidades.
– Se tem uma coisa que me deixou feliz foi ver alguns atletas que tiveram a primeira oportunidade e corresponderam. Isso é muito bom, muito positivo. Claro que cabem alguns ajustes, mas saldo o muito mais positivo do que negativo, e destaco o surgimento dessas novas possibilidades – ressaltou Carpini,
Juan dá tranquilidade para buscar novo camisa 9
O gol marcado contra o Água Santa dá tranquilidade, mas não a ponto de evitar a busca por um novo reforço. A avaliação interna é de que Juan é insuficiente para ser a única alternativa a Calleri no decorrer da temporada. Até porque Carpini pretende descansar Calleri em alguns jogos e precisa de um centroavante de maior “hierarquia” para as competições mais importantes – caso da Libertadores, em especial.
– A gente tem dentro das nossas buscas, a gente tem pensado nisso, olhado com carinho para essa posição. O Calleri precisava desse descanso. O São Paulo sofre com a ausência dele. É uma liderança técnica e referência. As situações que ele cria, como ele consegue segurar a bola. Dentro disso, não tendo essa reposição de imediato, temos o Juan – reconhece o treinador.

São Paulo só ouviu “nãos” sobre centroavantes
O São Paulo busca um centroavante para fazer sombra a Calleri desde o final do ano passado. O problema é que o Tricolor esbarra em uma série de fatores em seus esforços no mercado para encontrar esse jogador. Até agora, todas as investidas do clube por um novo camisa 9 foram infrutíferas. As dificuldades têm a ver com a escassez de opções disponíveis e também com a condição financeira. As tratativas travam seja na questão financeira, ou no modelo de negócio.
Pedro Raul foi a maior prova disso. O atacante ex-Vasco e hoje no Toluca, do México, era o plano A da diretoria para a posição. O São Paulo fez uma investida pelo atleta, mas emperrou justamente na modalidade de transferência. O Tricolor propôs um negócio por empréstimo, mas os mexicanos querem apenas uma negociação em definitivo. A diretoria também já fez sondagens recentes por Mastriani, do América-MG, e Lautaro Díaz, do Independiente del Valle. As negociações pelos dois gringos não avançaram. O clube ainda sondou a situação de Leandro Damião. Mas o interesse não avançou para uma negociação, de fato.
A posição virou carência no elenco muito por conta do que o antigo treinador, Dorival Júnior, observou ainda em 2023. Na ausência de seu artilheiro, que passou por uma cirurgia no tornozelo direito, o técnico fez testes e mais testes em busca de um jogador que possa servir de alternativa ao argentino. Este vestibular deu um indicativo que virou verdade absoluta: o Tricolor precisará buscar no mercado um jogador para ser alternativa ao centroavante em uma temporada em que o clube volta a disputar a Libertadores.
Próximos jogos do São Paulo
- São Paulo x Santos – Campeonato Paulista – quarta-feira, 14 de fevereiro, 19h30 (horário de Brasília);
- São Paulo x Red Bull Bragantino – Campeonato Paulista – sábado, 17 de fevereiro, 18h00 (horário de Brasília);
- Inter de Limeira x São Paulo – Campeonato Paulista – quarta-feira, 21 de fevereiro, 21h35 (horário de Brasília).